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É possível alterar a tensão de uma fonte?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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@Renato.88 aja bateria para alimentar todos esses motores, por isso que foi inventado o alternador, ele fica girando a todo instante para deixar a bateria sempre carregada para ligar esses motores, e a bateria de um carro deve ter uns 200 amperes pois para alimentar um motor que consome de 30 amperes a 100 amperes mais a ventoinha que consome 7 amperes mais o motor de vidro elétrico aja corrente 

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44 minutos atrás, Tiky disse:

a bateria de um carro deve ter uns 200 amperes pois para alimentar um motor que consome de 30 amperes a 100 amperes mais a ventoinha que consome 7 amperes mais o motor de vidro elétrico aja corrente 

Os motores não são todos ligados ao mesmo tempo, na partida por exemplo o miolo da chave tem um sistema que desliga as outras coisas.

Quanto a corrente da bateria é relativo, mas tem um limite. Geralmente essas de automóveis tem uma capacidade máxima de 400A.

O motor de partida por exemplo, tem consumo alto por isso esgota a bateria em minutos. Já as luzes de lanterna tem consumo menor, por isso podem ficar funcionando por algumas horas.

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@Renato.88 isso que o motor de partida só é ligado uma vez, quando colocamos a chave e giramos ela, ela ativa um relé que depois ativa esse motor, e o motor e conectado a um conjunto de engrenagens para produzir torque, quando o motor e ativado o eixo dele tem que sair um pouco da carcaça para ativar as engrenagens, nesse vídeo mostra como funciona 

O engraçado é que o motor de partida tem uma espécie de solenoide em cima conectado as escovas do induzido para empurrar o eixo até as engrenagens

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5 horas atrás, Tiky disse:

O engraçado é que o motor de partida tem uma espécie de solenoide em cima conectado as escovas do induzido para empurrar o eixo até as engrenagens

Já conheço motores de partida há muito tempo... 

O solenoide ao mesmo tempo é o relé que liga o motor e o que faz correr a engrenagem do pinhão, conectando ou não a coroa do motor. 

O objetivo disso é deixar o motor de partida parado depois que o motor do carro está em funcionamento 

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@Tiky ,

 

não dá para generalizar esse assunto de  ser a potência que mata.

 

Quem mata é a corrente que atravessa pelo corpo humano. Pode colocar uma fonte de 12V por 5.000 A que não vão matar ninguém, mesmo com 60.000 Watts de potência . Isso por causa da resistência apresentada pelo corpo humano.

 

Mas uma fonte de 1000V por 50 mA é mais do que suficiente para matar, mesmo com apenas 50 watts de potência.

 

E tem também o tal caminho da corrente… se ela atravessa o corpo de um braço para o outro, é morte certa.

 

Já se atravessa do braço direito para a perna direita, a chance de sobrevivência é muito maior.

 

Sobre a ventoinha que você citou, vou te dar um outro exemplo : pegue essa sua fonte Atx e tente dar a partida no motor do carro …. Um motor de ventoinha, sem carga aplicada nele, não tem dificuldade nenhuma em começar a girar; já o motor do carro é uma baita carga, e precisa sim de bastante potência para ele girar, e claro, a tensão adequada para o motor de arranque.

 

Pode colocar 5V com 1000A de fonte que não vai ter partida.

 

Paulo

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3 horas atrás, Tiky disse:

uma vez eu liguei um motor de ventoinha em uma fonte de 12v a 24v com 4 amperes e o motor só ficou oscilando e depois parou coloquei em 24v e também não funcionou 

Como eu disse antes, fontes chaveadas não dão partidas em motores DC. 

Se fosse uma fonte linear mesmo de baixa tensão ou corrente o motor gira fraco. 

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20 horas atrás, Tiky disse:

@Renato.88 um motor de esteira de 90v dc e um motor de baixa tensão ou alta tensão?

É confuso este tipo de coisa... 

Depende do tipo de motor e norma usada. 

Mas este, sendo de corrente contínua podemos considerar que é de tensão extra baixa. 

Os de baixa tensão são acima de 120VCC.

 

Se tratando de corrente alternada, os valores são outros. 

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