Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS TUF B550-PLUS Wi-Fi apitando ao dar boot


MouraFox

Posts recomendados

Fala pessoal, bom dia, boa tarde ou boa noite!

Senta que lá vem historinha e eu espero que consigam me ajudar!

 

Tenho a placa-mãe do título, eu comprei ela em fevereiro, junto com um Ryzen 7 5700G e 2x 8GB 3600Mhz Corsair, funcionou por um mês até que começou a dar vários problemas e o ultimo que me fez acionar a garantia com a AMD foi que ao dar boot a placa-mãe apitava 4 vezes, 1 longa e 3 curtas, ao procurar no Google, encontrei no site da ASUS mesmo falando sobre isso (BIPS ASUS) e descobri que era problema na placa de vídeo do processador, eu tive que colocar uma placa de vídeo antiga para funcionar, ai os bips pararam.

 

Peguei o reembolso da AMD e comprei uma GTX 1660 TI e um Ryzen 5 5600 no aliexpress, chegou ontem e montei o PC, estava funcionando normalmente, hoje ao ligar a placa deu os "benditos" 4 bips, não apareceu imagem de boot e só deu vídeo quando entrou no Windows, estou preocupado de essa placa-mãe ter vindo com problema, segundo processador e com outra placa de vídeo e ela da o mesmo sinal, o que vocês acham que pode ser, estou com medo de dar problema de novo e eu uso o computador pra trabalho home office, poderiam me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, TheCortines disse:

Então agora ta funcionando de boa, sera que pode ser a fonte? Eu to usando uma CX-500 da corsair que tem uns 8 anos mais ou menos!

Era pra ter mais problemas agora, pois a 1660TI, puxa mais que um vídeo integrado.. Se fosse a fonte, acho que teria mais problemas, do que isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines possivelmente a maior culpada de problemas seria a memória as vezes é alguma instabilidade. As vezes é só desligar o XMP. E dependendo de onde você verificar 4 beeps da ASUS pode ser memória.

 

A fonte poderia até ser a culpada, mas teria que ser em algum cenário bem específico - talvez estar com algum problema na hora de dar a partida no PC, mas se manter constante após ser ligada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala pessoal tudo bem? recentemente mandei um e-mail para a ASUS e eles me retornaram pedindo para testar o computador todo fora do gabinete e para minha surpresa funcionou, fiquei uma semana inteira com ele dessa fora, de semana passada para agora coloquei de volta no gabinete mas sem nada conectado além do que necessário para o PC funcionar e para minha surpresa o problema retornou, já alternei até o botão de Power colocando no reset mas continua também o que vcs acham que pode ser? Meu gabinete é um redragon weeljack. Penso que possa ser os espaçadores do gabinete talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Poderia ser até falta de aterramento adequado.

 

É verificar se os espaçadores estão no lugar certo. Ou se parte da placa-mãe está torta encostando onde não deveria no gabinete.

 

Ou a fonte de má qualidade que deixa muita energia escapar. É natural que fontes deixem energia escapar, é uma questão de projeto para diminuir ruído e radiação eletromagnética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Aterramento infelizmente não tenho na minha casa, estou estudando a possibilidade de um eletricista fazer um para pelo menos a tomada do computador. 

 

Sobre os espaçadores, eu coloquei somente os que encaixam certinho na placa-mãe, não sei se existe isso de qualidade boa ou não sobre esse item. A placa-mãe não aparenta estar torta.

 

A fonte é uma CX-500 Corsair mas é antiga, ja deve ter uns 8 a 9 anos. Tentei com uma Redragon 500W e ocorreu o mesmo problema, estou pensando na possibilidade de testar no gabinete da minha esposa mas tenho que ver se ele suporta placa-mãe ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... só sugestão ok, não conheço o vendedor

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1952629304-kit-31-espacador-nylon-cparafporcaarruela-pgabplaca-me-_JM

 

Estava me referindo a estas argolinhas vermelhas... supondo que o problema seja curto nos espaçadores né. Estes ai pelo que entendi são de nylon... então certamente não vão ser fonte de curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r Rapaz ... pior q eu n sei onde fica essa opção 😵

 

Tem alguma imagem que eu possa me guiar?

 

Edit: Cara eu achei no youtube explicando como desliga, mas, não achei essa opção na minha BIOS, como o r5 5600 não tem vídeo integrado ela n deve ficar ativa na BIOS. To achando que vou ter que enviar para a loja 😬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal eu troquei processador e placa de vídeo e o problema persistiu, acionei a garantia da ASUS e eles confirmaram que havia um problema e eles consertaram, o problema retornou porém é intermitente, eles me pediram para testar todo meu setup em outra placa-mãe tentando deixar o ambiente de testes o mais próximo possível, ai que vem minha dúvida, consegui uma b450 emprestada porém nessa placa não da boot com o meu kit de memórias a 3600 MHz com o xmp ligado, eu preciso deixa o smp ligado e colocar elas em 1.45 v para funcionar, isso é normal? uma placa-mãe não suportar o XMP padrão e a outra suportar? Ou são as memórias que talvez estão com problema? Me ajudem por favor! Só troquei a placa-mãe o resto permanece o mesmo, Ryzen 5 5600 e GTX 1660TI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...