Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup definitivo é esse?


Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Bom, com varias pessoa me ajudando e dando dicas do que montar cheguei nessa conclusão.

 

O processador é o Ryzen 5 5600 (sem o x pelo preço e pouca diferença em desempenho)

Air cooler GAMAX 400 v2

gabinete galax nebulosa

pasta termica deepcool z5 ou rise cold

Kit Fan com 3 Unidades Deepcool RF120, RGB 120mm, DP-FRGB-RF120-3C (3 fans para o case)

placa-mãe ASUS PRIME GAMING II (eu estava entre essa e a b450 ASRock Steel Legends, mas me disseram q é disperdicio de dinheiro pra nenhuma diferença, alguém confirma isso pra mim por favor?)

fonte é xpg pylon 550w

e por fim, mas não menos importante: a placa de vídeo RTX 2060 (vou esperar uma promozinha)

 

Setupzin na faixa dos 5k de reais pra rodar tudo no ultra em 1080p, querem acrescentar alguma resalva? Tb n sei se essa placa-mãe suporta os leds desse kit de fan, tenho q ver ainda mas acho que sim

Eu NÃO pretendo fazer overclock (apenas undervolt provavelmente, pra cair a temperatura da cp que de fábrica ja é bem quente)

acham que eu terei problema no caso de undervolt com essa placa-mãe?

 

Se eu comprar um steel legends b450 ASRock vai ter alguma diferença na pratica pra essa ASUS prime gaming ii?

 

obrigado ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

placa-mãe ASUS PRIME GAMING II (eu estava entre essa e a b450 ASRock Steel Legends, mas me disseram q é disperdicio de dinheiro pra nenhuma diferença, alguém confirma isso pra mim por favor?)

É confirmado mesmo. E inclusive, a Steel Legend tem muitos problemas com os Ryzen 5000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse me parece q essa ASUS prime gaming II muito basica, a diferença de preço nem é tanta sabe. o disisapdor do vrm e tal =/ n me parece uma boa escolha ela, sempre tive preconceito e n vi nenhum vídeo ou artigo falando mal da steel legends. que dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

Sabe me dizer se essa ASUS prime gaming II tem suporte a undervolt? provavelmente vou ter que fazer.

Toda placa-mãe B e X possui.

1 hora atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

essa fonte da xpg pylon 550w me falaram muito bem dela, ela da conta ne?

É uma ótima fonte.

1 minuto atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

me parece q essa ASUS prime gaming II muito basica, a diferença de preço nem é tanta sabe.

Infelizmente é mesmo.

3 minutos atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

o disisapdor do vrm e tal =/ n me parece uma boa escolha ela, sempre tive preconceito e n vi nenhum vídeo ou artigo falando mal da steel legends. que dúvida!

A BIOS da Steel Legend tem problema com Ryzen 5000, isso é o porquê de eu não recomendar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Qual tipo de problema? consegue ser mais especifico por favor? Tem outra placa na mesma faixa de preço que não seja estão basica quanto a prime gaming? Eu ja to saindo de uma paltaforma antiga que comprei em 2020 (a320mh da ASRock) e to tendo que trocar todo o setup por causa disso.

não quero economizar 200-300 reais agora pra dps ter que gastar mais 800 ou 900 trocando componente porque não tem suporte. entende?

 

por isso que eu provavelmente devo pegar uma fonte xpg core reactor que tem garantia de 10 anos etc. o barato pode sair caro dps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

Qual tipo de problema? consegue ser mais especifico por favor?

Water Cooler que não funciona, processador não reconhecido, SSD não reconhecido (XPG S40G é morto por essa placa-mãe), XMP que não funciona...

7 minutos atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

Tem outra placa na mesma faixa de preço que não seja estão basica quanto a prime gaming?

A520M DS3H. Não tem OC ou Undervolt, mas tem tudo.

Se não quiser essa, pode comprar a B450M Aorus M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

provavelmente precisarei do undervolt.

Porque precisarás do Undervolt? Acha que terá problemas de temperatura? Basta comprar um bom cooler.

E bem, até mesmo a B450M Aorus M saiu do estoque... Bem, acho que precisará pegar a B450M Gaming II mesmo, ou a B450M DS3H que é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

não quero economizar 200-300 reais agora pra dps ter que gastar mais 800 ou 900 trocando componente porque não tem suporte. entende?

 

Então voce não deveria estar montando um setup Ryzen 5000 sendo que daki há 1 mês a AMD estará lançando os Ryzen 7000 numa nova plataforma AM5, ou seja qualquer placa-mãe que voce comprar hoje não funcionará com os novos processadores.

 

Eu tenho preferido indicar o 12400F que é pouquinho superior ao Ryzen 5600 e voce ainda terá possibilidade de upgrades até a 13° geração que deve ser lançada em 2023...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Então eu vou comprar o GAMMAX 400 v2, mas mesmo assim vi que o cpu fica a uns 70 graus (teste fora do case) entao dentro do case deve ficar mais alta

e sim, a placa infelizmente saiu de estoque =(

@gutopereira eu não penso em futuros upgrades, muito menos de processador, saca? só quero um pc que rode os games sem ter gargalo e que dure um bom tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

@gutopereira eu não penso em futuros upgrades, muito menos de processador, saca? só quero um pc que rode os games sem ter gargalo e que dure um bom tempo

 

voce se contradiz, uma hora dizendo que não quer economizar na placa-mãe e no futuro ter limitações por causa disso e assim ter que gastar 800, 900 reais trocando a placa-mãe, como voce esta fazendo agora com a sua A320mH. Por outro lado fala que não vai fazer nenhum upgrade no futuro(e realmente nem poderia, porque não haverá mais upgrades para essa plataforma).

 

Enfim, faça como quiser...

 

Obs: um Ryzen 3600 funciona perfeitamente na sua A320m sem limitações, e ele conseguiria empurrar a RTX 2060 sem nenhum gargalo.

Se não pensa em upgrades, o Ryzen 3600 continuará empurrando a RTX 2060 sem gargalo tanto hoje quanto daki a 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira 3600 pra uma a320 ainda mais a minha que é basicona deve limitar. olha esse topico 

 

@gutopereira e acho q você me entendeu errado, no quesito CPU que não quero fazer upgrade, porque um Ryzen 5 5600 suporta ate uma placa de vídeo melhor q a 2060, no caso so mudaria a GPU, armazenamento e no memória se fosse o caso, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Araujo de Mattos

Não limita.

Nesse vídeo mais antigo do Peperaio ele testou uma A320m com um Ryzen 2600, e mesmo no teste de estresse do Blender NÃO houve thermal throtling.

 

O Ryzen 2600 é mais antigo e mais fraco, porém ele consome o mesmo que o Ryzen 3600, e tambem o mesmo que o Ryzen 5600. Ou seja, para o VRM da placa-mãe não irá mudar nada voce usar um Ryzen 1600, 2600, 3600, 5600...

Se a ASRock tivesse liberado uma BIOS nova com suporte ao Ryzen 5600, era ele quem eu iria te indicar. Tanto a Gigabyte quanto a ASUS liberaram BIOS novas com suporte aos Ryzen 5000 para as A320m.

 

O Ryzen 2600x possui TDP 95W e consome 30% a mais que o 2600, por isso que houve throtling.

 

Obs: os testes dele foi em bancada aberta, portanto sem airflow. Ou seja, dentro de um gabinete bem ventilado essas temperaturas serão menores.

Obs2: os testes forem realizados no Blender, que estressa MUITO mais o processador do que qualquer jogo. 

Obs3: apesar dessa placa A320m da ASUS ser diferente da sua, o VRM possui 4 fases sem dissipador, ou seja igual ao seu. Além disso voce pode colar com thermal pad uns dissipadores sobre o VRM.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Obrigado por tirar um pouco do seu tempo pra me ajudar, é algo que eu realmente não entendo e na internet tem váris opiniões divirgentes que confudem ainda mais.

Pra tirar como medida, eu stressei o cpu no cpu Z rapidinho, por 5minutos. E tirei uma print do HWMonitor das temperaturas. (eu não sei se alguma dessas é de fato o VRM).

O cpu em 100% fica na faixa dos 70 graus (cooler box) e o gabinete é 100% fechado sem nenhuma ventoinha extra. (Ryzen 3 3200g)

 

hw.PNG

@gutopereira  essa placa-mãe a320 igual a minha so tem 4 pinos de alimentaçao pro CPU, diferente de outras de 8 pinos.  isso tem importancia? ou so pra acima de 65w?

edit: o bizarro que eu não acho o modelo da minha placa-mãe exato. so acho o 6.x e o 6.7 no site da biostar. o 6.x se enquadra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gutopereira disse:

@Gabriel Araujo de Mattos

Não limita.

Nesse vídeo mais antigo do Peperaio ele testou uma A320m com um Ryzen 2600, e mesmo no teste de estresse do Blender NÃO houve thermal throtling.

 

O Ryzen 2600 é mais antigo e mais fraco, porém ele consome o mesmo que o Ryzen 3600, e tambem o mesmo que o Ryzen 5600. Ou seja, para o VRM da placa-mãe não irá mudar nada voce usar um Ryzen 1600, 2600, 3600, 5600...

Se a ASRock tivesse liberado uma BIOS nova com suporte ao Ryzen 5600, era ele quem eu iria te indicar. Tanto a Gigabyte quanto a ASUS liberaram BIOS novas com suporte aos Ryzen 5000 para as A320m.

 

O Ryzen 2600x possui TDP 95W e consome 30% a mais que o 2600, por isso que houve throtling.

 

Obs: os testes dele foi em bancada aberta, portanto sem airflow. Ou seja, dentro de um gabinete bem ventilado essas temperaturas serão menores.

Obs2: os testes forem realizados no Blender, que estressa MUITO mais o processador do que qualquer jogo. 

Obs3: apesar dessa placa A320m da ASUS ser diferente da sua, o VRM possui 4 fases sem dissipador, ou seja igual ao seu. Além disso voce pode colar com thermal pad uns dissipadores sobre o VRM.

 

 

Então, dei uma pesquisada e achei esse vídeo do modelo da minha placa-mãe: 

muita gente reclamando q atualizou e não deu vídeo, outro que o r5 5600 dele só ficou em stock 3.5ghz (sem o boost de 4.2)

pra evitar esse tipo de transtorno vou tentar achar um b450 q de conta , você recmenda alguma?

 

obs: outro fator é a internet, essa biostar so permite 100 mega, metade doq eu tenho de rede atualmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Araujo de Mattos

voce tinha dito que a sua placa-mãe era uma da ASRock.

 

Eu não costumo recomendar BIOSTAR, acho os produtos dela de qualidade inferior as outras marcas.

Em relação a atualização da BIOS, voce precisa saber certinho qual é a versão da sua A320mH, pois se instalar a BIOS errada voce irá inutilizar a sua placa.

 

Deve estar escrito em algum lugar da placa-mãe, abra o gabinete olhe lá para ver se voce não acha? 

 

Obs: vi que algumas versões da A320 da BIOSTAR possuem o VRM com apenas 3 fases. Se esse for o caso da sua placa, aí realmente voce pode vir a ter problema de thermal throtling ao utilizar um processador de 6 núcleos. No teste do Peperaio que eu postei lá em cima, o Ryzen 2600 era o limite para não ter throtling, mas a placa-mãe que ele usou tinha 4 fases no VRM...

 

Nesse vídeo do youtube que voce postou, algumas pessoas falaram que o Ryzen 5600 ficava limitado ao clock base de 3,5Ghz e não fazia o turbo boost. Acredito que isso aconteça por causa da limitação do VRM com apenas 3 fases.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira se eu errei desculpa, devo ter confundido com a steel legensd. Sim realmente é 3 fases, fora limitaçao de overclock, memória a 2933mhz e internet 100mbs,

realmente vou ver se vendo ela e peco uns 130 reais no mercado de usadas.

 

to pensando em comprar a ASUS prime gaming II na faixa dos 590-600 reais com BIOS atualizada.

o que você acha? só pro r5 5600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Araujo de Mattos

Olha, eu encontrei esse vídeo aqui do Peperaio. Ele testou essa A320mH da Biostar, e o Ryzen 3600 rodou bem tranquilo sem throtling, temperatura do VRM chegou apenas a 70 graus...

 

 

Em relação a memória em 3000Mhz, acho que não faria muita diferença no desempenho voce usar memórias numa frequência mais alta que essa. Memórias de frequência alta ajudam bastante o vídeo integrado, mas esse não será o seu caso.

Em relação a porta de rede ser limitada em 100Mbps, voce consegue cortornar isso colocando uma placa Wifi PCIe x1 ou uma placa de rede. Mas eu olhei agora no site da Biostar e lá fala que a porta LAN é 10/100/1000 ou seja ela é Gigabit. Verifique qual a versão do cabo de rede que voce esta utilizando, pois a limitação em 100Mbps pode estar no cabo...

 

Acho que vale a pena voce testar o Ryzen 5600 na sua placa-mãe, se não ficar satisfeito depois voce troca ela por uma B550.

Obs: se vai trocar, recomendo pegar uma B550 para poder ter o PCIe 4.0 

Obs2: espere o lançamento dos Ryzen 7000 que provavelmente o preço das placas B550m vão cair para dar lugar as novas B650m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira o cabo de rede que uso é um cinza bem pequeno acho q veio no roteador, vou check isso

 

no caso eu quero mesmo uma b450 e não uma b550, acho que 550 é exagero

e a RTX 2060 é pci 3.0 eu n usaria o 4.0 da b550

 

eu sou meio leigo nisso e n quero ter o trabalho de por na a320 e dps checar temperatura e não sei o que, eu so quero pega e usar sem medo

consegue me recomendar uma b450 boa? se a ASUS prime gaming II ja da conta

 

obs: como você mesmo disse, b550 é socket am4 e com os 7mil vai mudar o socket, entao porque eu devo investis mais na placa-mãe sendo q o socket vai ser "inutilizado" pros 7000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
29 minutos atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

obs: como você mesmo disse, b550 é socket am4 e com os 7mil vai mudar o socket, entao porque eu devo investis mais na placa-mãe sendo q o socket vai ser "inutilizado" pros 7000

 Por causa do PCIe 4.0

Se no futuro voce vier a colocar uma placa de vídeo mais nova, vai se beneficiar do PCIe 4.0

 

Em relação a B450m Gaming II, sim ela daria conta tranquilamente do Ryzen 5600.

Na Terabyte ela esta por 579 reais, esse preço esta bom, acho que não vale a pena pagar mais do que isso numa B450m...

 

Obs: verifique o cabo de rede, ele precisa ser CAT 5e ou superior para suportar 1Gbps.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Po muito obrigado mano, você foi de extrema ajuda pra eu ter minhas conclusões aqui, vou ir com essa Gaming II mesmo e tentar ser feliz. No futuro eu troco se for o caso, pra por o pci 4.0 etc, se vier a precisar de mais coisas tambem!

 

O cabo de rede que uso veio com o roteador, o mesmo permite 1gb mas o cabo parece que não, junto com o pc vou adquirir um novo sem esse limite de 100 e sim 1gb.

 

No total vai sair uns 4k800 com frete, sem contar memória ram e armazenamento. muito obrigado dnv vou marcar sua resposta como solução, tmj!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...