Ir ao conteúdo

Gigabyte RTX 3070 usada com alguns riscos e amassados. Perco a garantia?

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, esses dias adquiri uma RTX 3070 vision da gigabyte usada e no anuncio parecia estar bem nova. O vendedor afirmou que a placa está cadastrada no site da gigabyte e que ela está 100% em tudo, nenhum problema. Comprei ela pelo Mercado livre e negociei tudo pelo wpp, mas estou nervoso em algumas coisas: A placa está faltando 2 proteções de conectores (display port e pci express) que servem só pra cobrir quando não tiverem sendo usados, na caixa também está faltando o plástico antiestatico. Tenho duvida se faltando essas coisas a gigabyte ainda vai aceitar a garantia dela. Fora isso, ela ta com algumas marquinhas (vou mandar as fotos a seguir), um dos parafusos está meio marcado dando ideia que ela foi aberta, porém só um ta assim entao não tem como abrir e marcar somente um, ela também tem uma amassadinho na "carenagem" de plástico, que pra mim é irrelevante mas pra gigabyte pode ser problema. A nota fiscal dela é de uma loja de SP confiável porém não sei afirmar se ta 100%. A seguir vou mandar umas fotos evitando exibir muitas informações mas eu gostaria da ajuda de vocês, após receber ela vou fazer os testes e gravar tudo, gostaria de saber se vale a pena ficar com ela ou devolver, mesmo com essas coisas que citei acima. A placa é de abril de 2021 e segundo o vendedor, tem garantia até 2024. Estou ciente tambem que a garantia só vai poder ser acionada pelo dono da nota, vou pedir o login do site da gigabyte quando a placa chegar pra ver se ta cadastrada mesmo. A seguir as fotos do que ta faltando, das marcas e da nota fiscal que recebi:

edit: Posso devolver ainda por isso optei pelo Mercado Livre mas a placa ta bem nova e era o modelo que eu queria, o vendedor é alguém famosinho na internet por ser streamer e afirmou que só usou em jogos, a placa estando ok e a gigabyte aceitando a garantia mesmo faltando aquelas coisas, pra mim ta show. Gostaria de saber tambem sobre esse trecho na nota fiscal: "venda de mercadoria adiquirida ou recebida de terceiros"

Desde já grato!

20220726_190256.jpg

20220726_190359.jpg

20220726_190222.jpg

20220726_190156.jpg

Screenshot_20220719-013545_OneDrive.jpg

• Solução
Postado

Bom, o maior inimigo hoje em dia dessas placas usadas acaba sendo a mineração por reduzir a vida útil, tendo como maior degradação o controlador de memória e as memórias em si. Ainda mais quando há uso com calor excessivo que acabará influenciando ela como um todo.

Levando em consideração que ele diz ter usado apenas para jogos e stream, não seria um problema. A falta dos protetores do HDMI e etc. também não seria algo para recusar garantia.

O mais preocupante seria este parafuso com a cabeça espanada e o detalhe na frente. Sobre o detalhe acho que provalvemente não teria problema, pois é até algo comum as pessoas na hora de montar com tanta empolgação, acabar batendo em alguma coisa.

Já o parafuso poderia sim ser um motivo para negarem o RMA, na foto pelo menos parece que houve uma tentativa de abrir ela ou por algum motivo ter realmente tirado só aquele parafuso, já que os outros não tem marcas ou algo assim. Isso olhando apenas a foto.

Como essa placa não possui aquele selo ou lacre de garantia que fica geralmente em cima de um dos parafusos da área do chip, dá a entender que não teria problema abrir. No entanto, apesar de eu já ter tido placas da Gigabyte/Aorus que abri inclusive, nunca acionei o RMA. Então acabo não tendo certeza sobre isso.

Que eu saiba, poucas empresas que atuam aqui no Brasil deixam você abrir a placa para troca de interface térmica ou limpeza. Acredito que a mais conhecida por deixar você fazer isso seria a Galax. Porém, caso danifique algo ou tenha dado problemas por causa disso especificamente, acaba tendo a garantia negada.

Isso geralmente varia de região, onde cada fabricante tem que cumprir com algumas diretrizes do país sobre a garantia, em algumas regiões da Europa por exemplo você pode abrir a placa sem problemas.

Não posso realmente dizer se por causa desse parafuso ela vai ser aceita ou não na garantia, e também pode ser que realmente ela tenha sido aberta, onde, somente nesse parafuso houve a aplicação da ferramenta ou pressão errada e acabou ficando assim.

Sobre o trecho da nota, aquilo apenas diz que o produto não foi fabricado por quem está vendendo, no caso a loja. Geralmente na natureza de operação é colocado venda de mercadoria, vendas, venda para consumidor final e etc... mas não está errado ter aquela descrição.

Acredito que o melhor seria se informar com a própria Gigabyte, pois tudo que disserem sobre ela ser aceita ou não em um possível RMA, seria especulação, levando em conta o parafuso. Eu pelo menos não posso garantir nada, infelizmente.

Boa sorte. 👍

• Curtir 1
Postado

@MauricioBMS Eu mandei dois tickets para a gigabyte e estou no aguardo das respostas, estou no aguardo também da placa, chegando aqui avalio certinho o parafuso se está mesmo espamado pois eu também só vi por foto e envio aqui a conclusão, muito obrigado pelo texto detalhado, até mais!

Postado

@MauricioBMS Após receber a placa percebi que estava mais conservada doque eu imaginei, os riscos nos parafusos eram apenas reflexos. Contudo, a placa está estranha, notei que ela acelerou os fans a 100% e ficou com 85 graus sem eu fazer nada, uso de 0% na GPU. Todo os drivers estão instalados. Após abrir um jogo consideravelmente pesado, notei que ela ficou em 100% de uso, 100% de fans tb, 80W de consumo e com 88 graus, isso não era notado na minha antiga placa (2060 super), ela também ficou com FPS bem baixo no jogo, pegava 150 e caiu pra 45 a 56, estou achando bem estranho. O problema pode ser por conta da minha fonte não ta suportando (VS 600 corsair 80 plus white) ou a placa ta com problema realmente e o vendedor tentou se livrar passando pra mim. Vou levar ela na casa de um amigo amanhã pra colocar na fonte dele e tirar as conclusões. De qualquer forma, o mercado livre me deu 9 dias para reclamar de algum problema com a compra, espero que de tudo certo.

Postado

@Paulo Brandão Nesse caso acredito que não seja a fonte e sim a própria placa de vídeo.

Geralmente isso acontece quando o contato do cooler com o chip da placa está montado de forma inadequada, assim não havendo a dissipação de forma eficiente.

Há também a possibilidade de a pasta térmica ter ressecado, porém é uma placa com menos de 2 anos de uso, então não era para estar tão ruim assim a ponto de chegar nesse extremo.

Não sei como ela foi usada, mas a parte da interface térmica é a melhor coisa a ser verificada nesse caso. É uma placa com bastante capacidade de arrefecimento, só uma modificação para extremo overclocking poderia inutilizar esse cooler.

Essas placas costumam elevar a velocidade das ventoinhas para 100% de forma emergencial, quando o ponto mais quente do chip (hotspot) ultrapassa +/- os 100c, às vezes 105c. Poderia acompanhar isso pelos programas HWiNFO ou o HWMonitor.

Inclusive, é fácil de notar isso quando as ventoinhas fazem um barulho anormal, acima do que elas fariam caso você colocasse no Afterburner os 100% nas ventoinhas, por exemplo. Isso acontece pois é um protocolo de emergência da própria BIOS quando o chip ou o ponto mais quente dele atinge uma temperatura fora de um intervalo seguro que ela determinou.

Como estávamos discutindo anteriormente, acredito que a Gigabyte não gosta de aceitar RMA com placa já aberta, e também como está ainda sob garantia do Mercado Livre, é melhor não fazer nada. Pois assim, poderá receber seu dinheiro de volta.

Se ela está desse jeito com certeza foi usada de maneira inadequada ou foi aberta, pois duvido muito que tenha chego assim da loja. Se foi usada de maneira inadequada, outras coisas podem ter sido impactadas como o controlador de memória, as próprias memórias e os VRMs.

Pelo que me informou, foi o que pude deduzir. Ainda assim, dê uma olhada melhor na situação e atualize aqui o tópico, pois muitas pessoas acabam passando por isso na hora de comprar placas usadas. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!