Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada eu tenho um Ryzen 3 3200g e ele ta batendo 72 75 graus em jogos mais pesados como Gta V, The witcher e tal, troquei pasta termica e tem 4 fans no meu gabinete, é normal? tambem tem um jogo que jogo que se chama new world, ele acaba pegando temperaturas ainda maiores, fui tentar fazer um overclock pelo Ryzen master e fiz os testes estressando a gpu e cpu e não deu nenhum problema, mas fui jogar o new world e simplesmente bateu o limite de temperatura e ate retirei o overclock com medo de algum problema, agora queria saber, essa temperatura é normal? o jogo pode ser o problema ou é outra coisa?

Postado

Sim, é normal. Ao chegar perto dos 95° ele começa a perder desempenho e a vida útil fica em risco. Nessas temperaturas não tem nada pra se preocupar, mas claro que quanto mais frio melhor.

• Curtir 1
Postado

@Daniel Tersariol Está tranquilo cara.

Essa CPU foi feita pra trabalhar normalmente até os 95°C.

A sua temperatura está normal.

Não esqueça que há uma Vega junto e ela esquenta bem durante os games. (Se você usar o vídeo integrado, obviamente.)

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

mas e na questão de quando fiz o overclock? E no caso do new world que pega temperaturas maiores do que nos outros jogos?

Enquanto tiver abaixo dos 95° não tem problema.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Shelby_ disse:

O ideal é manter abaixo dos 75°C, acima disso já é considerado “alta”.

Alta para uma GPU.

Para a CPU dele, não.

Postado

Sim, é “alta” para uma CPU.

Nada alarmante e/ou preocupante, mas já é considerado uma temperatura relativamente alta.

Ainda mais sendo uma CPU com baixo consumo.

Dê uma olhada nesse vídeo, onde o Ryzen 3 3200G fica em torno de 55°C jogando GTA V (20°C a menos que a CPU do criador do tópico).

Postado
35 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

@ArturRJ caso um dia eu coloque uma placa de vídeo a tendencia é diminuir a temperatura?

Aí depende.

Dependendo da placa de vídeo que você comprar, ela pode exigir bem mais do seu Ryzen que a sua Vega (integrada) atual. E ele esquentar legal durante os games.

O que você tem que ter em mente, é manter o interior e componentes do PC sempre limpos, livres de poeira.

E trocar a pasta térmica do CPU e GPU toda vez que for limpar o dissipador deles. (Que dependendo de onde você mora e de onde o PC está, vai ser com certa frequência).

Fazendo isso, você não vai ter problema com altas temperaturas.

32 minutos atrás, Shelby_ disse:

Dê uma olhada nesse vídeo, onde o Ryzen 3 3200G fica em torno de 55°C jogando GTA V (20°C a menos que a CPU do criador do tópico).

É complicado comparar as temperaturas, sem levar em consideração a temperatura ambiente.

Postado
19 minutos atrás, ArturRJ disse:

É complicado comparar as temperaturas, sem levar em consideração a temperatura ambiente.

Por isso perguntei do gabinete amigo.

Postado
3 minutos atrás, Shelby_ disse:

Por isso perguntei do gabinete amigo.

Independente do gabinete, a temperatura interna não vai estar menor do que a temperatura ambiente.

De qualquer forma, não faz sentido comparar temps.

Enfim, essa questão de temperatura alta ou baixa não passa de pura especulação e opinião.

O fabricante estipula uma faixa de temperatura de operação (No caso desse Ryzen, é até os 95°C), estando nessa faixa, está safe.

Postado
47 minutos atrás, ArturRJ disse:

Independente do gabinete, a temperatura interna não vai estar menor do que a temperatura ambiente.

De qualquer forma, não faz sentido comparar temps.

Enfim, essa questão de temperatura alta ou baixa não passa de pura especulação e opinião.

O fabricante estipula uma faixa de temperatura de operação (No caso desse Ryzen, é até os 95°C), estando nessa faixa, está safe.

Então uma CPU á 95°C é completamente normal e/ou "ta safe"?

Cada coisa que leio nesse fórum.

Depois dessa pérola, encerro minha discussão aqui.

@Daniel Tersariol Como falei e repito, o recomendado é manter abaixo dos 75°C.

Acima disso é relativamente ''alto" (Entre aspas), e acho interessante revisar alguns pontos como:

- Se o gabinete tem um bom fluxo de ar.

- Se os FANs estão instalados corretamente e/ou se há uma boa quantidade para uma boa refrigeração e exaustão.

- Se o Cooler da CPU é eficiente e/ou está dando conta de refrigerar bem a CPU (Sempre recomendo optar por um bom Air Cooler, uma boa opção C/B é Gammaxx 400 V2).

- Se a Pasta Térmica é de boa qualidade e também se foi aplicada corretamente.

- Se o Gabinete fica em um local bem arejado.

E repito, não há com o que se preocupar e/ou seja algo alarmante (Longe disso).

Mas é interessante revisar esses pontos, pois certamente da pra diminuir bem a temperatura da sua CPU.

• Curtir 1
Postado

@Shelby_ meu gabinete é um vinik vx borealis, a entrada de ar dele é ruim acredito por ser apenas uma entradinha na parte debaixo na frente sendo difícil os 2 fan frontal puxar o fan

@Shelby_ entao os fan estão certos, hj eu vou testar abrir a frontal dele para ver se melhora o fluxo de ar, o meu air cooler e o padrão que vem com o Ryzen

Postado
6 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

vinik vx borealis

Gabinete com a frente bem fechada, onde a passagem de ar é bem limitada.

O mesmo tem um Air Flow bem ruim.

10 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

entao os fan estão certos, hj eu vou testar abrir a frontal dele para ver se melhora o fluxo de ar, o meu air cooler e o padrão que vem com o Ryzen

Faça isso e veja se há uma queda de temperatura da sua CPU.

O Wraith Stealth é bem melhor que o cooler box da Intel, porém não são muito eficientes.

Eu recomendaria investir em um Air Cooler, o Gammaxx 400 V2 é um ótimo Custo/Beneficio.

Custa em torno de R$ 130,00 e é muito mais eficiente que o CoolerBox padrão.

Postado

Seu gabinete suporta um AC de até 155mm.

Então sim, caberá mais no limite já que o Gammaxx 400 V2 tem 155mm de altura.

Porém faça teste sem a tampa frontal do gabinete.

Pois não irá adiantar optar por um Cooler melhor, se o Fluxo de Ar do gabinete for escasso.

Postado

Bom, vamos lá...

1 hora atrás, Shelby_ disse:

Então uma CPU á 95°C é completamente normal e/ou "ta safe"?

Se o CPU atingir os 95°C e continuar subindo, ele vai entrar em throttling e diminuir o clock para manter a temp na faixa de operação.

Caso continue subindo, no pior cenário, a CPU vai desligar-se em proteção. (Muito improvável de acontecer, geralmente ocorre quando o dissipador está mal encaixado).

Basicamente isso que vai acontecer, nada mais.

Obviamente não é legal ficar perto do limite.

Mas também não faz sentido dizer que uma CPU estando 20°C abaixo do limite, está com a temp "alta" e dizer pro cara gastar dinheiro com coisas que não vão dar desempenho nenhum e baixar uns graus.

Não leva pro pessoal, mas a verdade é que você e a maioria das pessoas nessa área se importam demais com besteiras que não fazem diferença no resultado final (Desempenho) e jogam menos.

É o mal do PCISMO, infelizmente. (Já fui assim, mas estou curado! rsrsrs)

Vou passar a visão para vocês, desliguem o MSI afterburner e curtam o game que a experiência vai ser bem melhor.

• Curtir 1
Postado

Investir em gabinete com melhor AirFlow, melhorando toda a refrigeração dos componentes interno do PC e assim diminuindo consideravelmente a temperaturas não só interna, mas também da CPU é besteira?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desisto, você venceu.

Postado
5 minutos atrás, Samuel_- disse:

A questão é que ele não precisa, não com a configuração que tá no momento.

Investir no PC só é bem vindo em configurações High-End?

Cara, é um pior que o outro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Confuso 2
Postado
14 minutos atrás, Shelby_ disse:

Cara, é um pior que o outro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não cara.

@Daniel Tersariol tá jogando com uma Vega.

É melhor ele gastar a grana dele em uma VGA, do que gastar dinheiro com cooler e gabinete.

Se futuramente ele tiver problema com temperatura (superaquecimento), ele investe nessas coisas. Mas agora não faz sentido...

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Shelby_ disse:

É que nem ele disse, síndrome de pcismo. Porque investir em algo que não é necessário? Não vai render em nada pra ele além de uma temperatura um pouco menor. Não tá alta o suficiente pra ele perder desempenho.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!