Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a Melhor Combinação?Ryzen 7 5700x com RTX 3050 ou Ryzen 5 5600 com RTX3060?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

 Boa tarde pessoal do Clube do Hardware.

 

 Eu perguntei aqui há algumas semanas sobre orefrigeração do Ryzen 7 5700x que eu estava pensando em comprar junto com uma RTX 3050, estava nos meus planos. Vou usar o computador pra jogar e editar vídeos em FULL HD pois tenho um canal no Youtube além de editar imagens no Photoshop (Editar vídeos no Filmora).

 

 Porém, assistindo vídeos no Youtube eu via que a placa de vídeo RTX 3050 sofria pra rodar alguns jogos e o processador Ryzen 7 5700x ficava 'dormindo' de tão 'poderoso' ele é. Eu fiquei pensando que seria um processador com um poder que eu não iria usar, pois é muito pra mim e ontem, fazendo algumas pesquisas eu decidi 'dar um passo' pra trás e mirar no Ryzen 5 5600 e, economizando na placa-mãe e no próprio processador eu pegaria uma RTX 3060 e um monitor barato que estou precisando. Então esse é o computador que eu almejo comprar, porém não sei se ele está bom e queria a opinião de vocês:

 

Ryzen 5 5600

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming 2

RTX 3060 Eagle 

Superframe 600 W - 80 Plus 

Memória Kingston Fury Beast 8GB 3200 MHz (2x 8GB totalizando 16GB)

 

 Disseram que a CPU é meia 'esquentada' então vou comprar esse Air Cooler no Mercado Livre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2048488081-cpu-cooler-120mm-led-intel-x79-x99-1155-1356-amd-am2-am3-_JM#position=11&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=3f69796d-3b82-485b-a287-93df3a3e553f#position=11&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=3f69796d-3b82-485b-a287-93df3a3e553f&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=11&ad_click_id=M2UxNmM0NzktZjIxMy00ZGVkLTg5M2YtZGU3YTY0MGIyM2Zj

 

E esse monitor, alguém conhece? O Preço está muito convidativo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2674568081-monitor-pcfort-t215-215-led-VGA-HDMI-vesa-_JM#position=40&search_layout=grid&type=item&tracking_id=7d4ea6d8-03cc-411c-9145-4fd1bb978633

 

 Então: minha dúvida é se esse computador vai suprir minhas necessidades de editar vídeos em FULL HD tranquilamente e se nos jogos esse processador Ryzen 5 vai 'empacar' a placa de vídeo, se ele vai limitar ela em jogos e eu vou ficar sem jogar. Não sou jogador nato, mas gostaria de começar a jogar e vendo o Ryzen 7, como eu disse, o processador quase não era usado, então aumentei a placa pra uma RTX 3060 e coloquei um Ryzen 5. Vocês acham que essa combinação ficará obsoleta por pouco tempo em jogos tipo uns 2 ou 3 anos os 'jogos novidades' já não vão aceitar rodar nessas configurações nem nas configurações baixas/médias? A placa de vídeo ajuda na edição de vídeo? Aguardo respostas pessoal e vai me ajudar muito nas dúvidas que tenho nessa máquina e se ela vai suprir minhas necessidades ou ficará devendo. Grato e lerei todas respostas que vão me ajudar demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O conjunto do Ryzen 5 5600 e RTX 3060 é muito mais equilibrado. Mesmo na parte de edição, o Ryzen 7 também não fará tanta diferença em relação ao Ryzen 5, já que é a placa de vídeo que fará a maior parte do trabalho na renderização do vídeo ou imagem, e nessa situação apenas alguns poucos núcleos do processador são utilizados. Veja no gráfico abaixo que um 5600X se sai muito próximo de um 5900X e de um 5800X, ao ponto de não vale o investimento extra. Os testes foram feitos usando uma RTX 3080 como placa de vídeo.

 

pic_disp.php?id=64795&width=800

 

 

No Premiere a situação é um pouco parecido, mas há uma diferença um pouco maior entre os processadores, mesmo assim o custo não vale a diferença de desempenho.

 

pic_disp.php?id=64882&width=800

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Obrigado Guilherme. E na relação dos jogos? Essa combinação ficará obsoleta em breve ou da conta do recado pra no mínimo jogar em Full HD no Baixo e Médio os jogos lançamentos daqui á alguns anos? A placa de vídeo pode dar conta, mas o processador Ryzen 5 5600 pode começar a dever? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Lucas 73 o Ryzen 5 5600 é um processador bastante rápido, acredito que não ficará obsoleto para jogos tão cedo. É um processador que roda a grande maioria dos jogos atuais a 120+ FPS, então pra quem prefere jogar a 60+ FPS ele ainda tem margem sobrando para jogos futuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver dentro do orçamento, eu iria de Ryzen 7 5700x justamente por ser 8/16. Tanto pra edição quanto pra jogos, é sempre bom deixar aquela "sobra" que seu setup vai render por mais tempo. Sobre o monitor eu recomendaria um com ips e maior, mínimo de 24" e as memórias pra começar 16GB a 3200mHz tá bom, mas, pra edição mesmo sendo em full HD, 32GB faz muita diferença, principalmente pra realizar ações multitarefas. A VGA pro que você quer fazer até uma 1660 ti ou uma 2060 8 ou 12 dá conta, mas as RTX 3050 tem tecnologias mais atualizadas, o nvenc q é o codec de aceleração é mais novo, a saída HDMI é 2.1 é por aí vai. No básico: 5600 + 1660ti + 16 RAM. No médio/auto: 5700x + 3050 + 16 RAM. No auto/auto 5700x + 3050 ou 3060 + 32 RAM.

Essa fonte suporta qualquer uma dessas configurações tranquilamente e não se esqueça de usar um bom SSD de preferência um M.2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para jogos é melhor a combinação do 5600 com a 3060 que o 5700 com a 3050, instala o msi afterburner, você verá que nunca vai chegar nem perto dos 100% do uso do processador em jogos nessas configurações, te falo porque tive um 5600x com uma 3060 e nunca cheguei perto de usar todo processador, hoje uso um 5900x com uma 3080, vejo que torrei dinheiro à toa no processador porque usa muito pouco dele, com relação a quanto esse processador empurra, até uma 3070 ele vai empurrar ela sem gargalo. Em resumo nos jogos a mudança do 5600 para o 5700 não vai te dar nenhum fps a mais, ja a placa da 3050 para 3060 vai com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...