Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memória RAM


Posts recomendados

Segue meu setup:

Placa-mãe: Ga-970a-ud3p

CPU: AMD Fx8300

memória RAM: 16Gb (8x4x4) Hyperx 1866MHz

GPU: AMD XFX Rx470 Black Edition

HD: 1Tb

SSD: 240Gb

Fonte: 500w Redragon 

 

Gostaria de saber se compensa ganhar 8GB de memória RAM mas diminuir de 1866Mhz para 1600Mhz. Vou perder muito desempenho?

Atualmente possuo 16GB de memória (Hyperx Fury Latência 10-10-10-30) e quero adicionar mais 8GB (Corsair Vengeance Latência 10-10-10-27).

 

Obs: não fiz overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l345antos Sinceramente acredito que você vai perder desempenho, e essas 16gb dificilmente são 100% utilizadas, então, não faz sentido você aumentar a memória e diminuir a frequência, e a sua placa-mãe tem suporte para mais ou menos 2000Mhz. Eu aconselho aumentar a frequência, pois, só assim você terá um melhor desempenho e obviamente que não é tão grande mas causará uma boa diferença, e principalmente em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l345antos quando você usa três pentes de memória no sistema você corre grande risco de causa instabilidade. Fora que você perde a habilidade de dual-channel em certas ocasiões, no seu caso perderá o dual-channel usando acima de 16GB.

 

E a menos que você trabalhe com edição de vídeo e imagem ou algum outro tipo de atividade que exija mais RAM, esse upgrade não faz sentido, pois 16GB é mais que suficiente para uso comum e jogos. O PC já está na hora de receber um upgrade completo em processador, placa-mãe e RAM (DDR4).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB porém eu já perdi dual Channel, pois uso 4x4x8 e este fato está me incomodando. A ideia de adicionar 8GB é para conseguir trabalhar em dual channel, só me pergunto se seria vantajoso essa mudança de 1866Mhz para 1600Mhz, tendo em vista que já possuo essa memória RAM em casa e está parada.

 

Em relação ao upgrade, eu não pretendo fazer (não vejo necessidade), porque é somente para uso diário e o sistema está me atendendo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l345antos Se já possui essa memória RAM é mais fácil testar, do que perguntar.

 

Por exemplo, em DDR4, 2x2133mhz é melhor do que uma 1x3600mhz em algumas situações, enquanto em algumas exceções a 1x3600mhz acaba ganhando.

 

Em teoria seria melhor do que memória de 4000mhz em single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l345antos Eu não gosto de overclock e nunca fiz, então, não posso dizer para você fazer isso mas o meu conselho é que você utilize apenas dual-channel 8(x2), 16(x2), e com uma frequência mais próxima possível do limite que no caso é de 2000Mhz. Essa placa-mãe "aguenta" overclock, e a mesma possui dissipadores nos vrm e um número interressante de fases mas overclock é um assunto muito complicado e arricasdo, então, eu não aconselho que niguém faça sem saber dos riscos e de que provalmente você vai ter problemas nos componentes do seu computador, sendo assim, podendo diminuir e muito a vida útil da sua máquina.

@l345antos Mas se você quiser fazer overclock é por sua conta em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, l345antos disse:

4x4x8

Eu fiquei perdido nisso, você quer dizer que usa 4+4+8? O ideal seria usar todos os slots com memórias iguais, mas agora eu entendi o que você está querendo fazer, quer usar 4+4+8+8, é isso? Dessa forma talvez funcione, mas eu não tenho certeza. Em qualquer caso, você precisa combinar os pares nos slots corretos, não podem ser slots aleatórios, ou terá instabilidade. A maioria das placas-mãe fecham um dual-channel entre o segundo e o quarto e outro dual-channel entre o primeiro e o terceiro slot, então vai ter que colocar na ordem 4+8+4+8 ou 8+4+8+4. Consulte o manual da sua placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...