Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 11 com HD muito lento


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

bom dia pessoal

 

me deparei com um notebook aqui com um problema estranho

 

ele é um i3 8gb com HD e windows 11

 

originalmente ele veio com windows 10 porém foi atualizado via windows update

 

agora começou a dar umas travadas de o usuário não conseguir mal usar o básico

 

desconfiei de b.o no HD mas rodei o cristal disk info e diz que ta tudo ok

tentei rodar a verificação de disco e o desfragmentador mas chega a travar tudo 

 

alguém tem alguma ideia se é problema no windows, no HD ou outra coisa

 

alguns colegas meus de TI falaram que windows 11 com HD é lixo será verdade??

 

andei pesquisando na web pelo visto parece ser razoável isso pois tem um papo que a Microsoft quer que as fabricantes so montem pcs e nots com SSD e não mais com HD no caso do windows 11.

 

alguém já passou por isso

 

detalhe o notebook não é tão velho deve ter no maximo uns 2 anos de uso.

 

desde já agradeço

 

Att.

Fabio Zanela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, sou suspeito pra falar pois também sou TI e compartilho da mesma ideia que eles te disseram.

7 minutos atrás, Fabio Zanela disse:

alguns colegas meus de TI falaram que windows 11 com HD é lixo será verdade??

Concordo.

Recomendo fortemente a aquisição de um SSD para esse note e verá uma imensa diferença de desempenho.

Ou voltar pro Windows 10, na minha opinião hoje em dia "Windows" e "HD" são uma péssima combinação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
12 minutos atrás, Fabio Zanela disse:

alguns colegas meus de TI falaram que windows 11 com HD é lixo será verdade??

 

 

nenhum sistema com HD nos dias atuais presta.. ja não prestava antes, imagine agora.. você com um HD formatado ate tem um desempenho razoavel no inicio, mas depois de algumas semanas a lentidao chega com força..

 

ainda mais se você fez a atualizacao por cima da versão antiga, a zorra de arquivos fragmentados q deve tá nesse HD não tá no gibi

 

tente passar o desfragmentador de discos do proprio windows pra ver se melhora algo.. se não, melhor instalar o windows 11 do zero, sem instalacoes anteriores no HD..

 

 

14 minutos atrás, Fabio Zanela disse:

andei pesquisando na web pelo visto parece ser razoável isso pois tem um papo que a Microsoft quer que as fabricantes so montem pcs e nots com SSD e não mais com HD no caso do windows 11.

 

 

não apenas por isso mas tb por um agravante, hds de notebook alem de ja serem discos rígidos por natureza, sao mais lentos que os de desktop q piora ainda mais o cenário.. enquanto hds de desktop tem 7.200rpm na maioria dos casos, os de notebook as vezes sao 5400 ou 5900 e pra acabar de lascar ainda mais, possuem cache baixo tb, geralmente 32 ou 64mb..

 

ou seja, você vai juntando fatores q só tendem a ferrar com a velocidade q o sistema funciona.. fragmentacao dos arquivos, velocidade baixa e cache irrisório.. combinacao perfeita pro caos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

nenhum sistema com HD nos dias atuais presta.. ja não prestava antes, imagine agora.. você com um HD formatado ate tem um desempenho razoavel no inicio, mas depois de algumas semanas a lentidao chega com força..

 

ainda mais se você fez a atualizacao por cima da versão antiga, a zorra de arquivos fragmentados q deve tá nesse HD não tá no gibi

 

tente passar o desfragmentador de discos do proprio windows pra ver se melhora algo.. se não, melhor instalar o windows 11 do zero, sem instalacoes anteriores no HD..

 

 

 

não apenas por isso mas tb por um agravante, hds de notebook alem de ja serem discos rígidos por natureza, sao mais lentos que os de desktop q piora ainda mais o cenário.. enquanto hds de desktop tem 7.200rpm na maioria dos casos, os de notebook as vezes sao 5400 ou 5900 e pra acabar de lascar ainda mais, possuem cache baixo tb, geralmente 32 ou 64mb..

 

ou seja, você vai juntando fatores q só tendem a ferrar com a velocidade q o sistema funciona.. fragmentacao dos arquivos, velocidade baixa e cache irrisório.. combinacao perfeita pro caos

então tentei passar o desfragmentador do proprio windows fui la em propriedades do disco ferramentas defragmentador mas so pra analisar ja travou tudo

 

então dei as duas opções pra pessoa falei dos beneficios do SSD mas ela resolveu voltar pro windows 10 enfim a decisão é dela 

 

concordo contigo atualmente pc ou not com HD não compensa mais unica coisa que joga contra o SSD é espaço de armazenamento, num pc você consegue mais espaço instalando um HD so pra armazenamento mas num not é mais complexo tem que patir pra uso de HD externo (que depois de algum tempo de uso começa a dar pau e você precisa trocar antes que perca os arquivos) ou um case externo de HD que pra mim da na mesma

 

 

52 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Bom dia, sou suspeito pra falar pois também sou TI e compartilho da mesma ideia que eles te disseram.

Concordo.

Recomendo fortemente a aquisição de um SSD para esse note e verá uma imensa diferença de desempenho.

Ou voltar pro Windows 10, na minha opinião hoje em dia "Windows" e "HD" são uma péssima combinação.

então concordo contigo por mim instalaria um SSD no lugar porém ela achou melhor voltar pro windows 10

 

fazer o que opção dela não posso intervir mas ja conversei com meu colega de agora em diante pc e not somente com SSD 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fabio Zanela disse:

unica coisa que joga contra o SSD é espaço de armazenamento,

 

é, em tese.. porque você ja acha ssds medianos de 1tb no aliexpress por exemplo, abaixo dos 400 reais em epocas de promocoes, teve algumas dias atrás com bons ssds nessa faixa

 

então se a pessoa tem muita necessidade de espaco, pode recorrer a essas opções.. ou caso o notebook tenha aquele velho drive de cd ou dvd, pode-se tb recorrer as famosas caddys, q você substitui o drive em si por uma baia de SSD e ai vai poder ter mais espaco geral

 

 

mas de fato, hds ainda tem uma utilidade hj em dia: apenas armazenar arquivos. SSds para armazenamento puramente ainda sao meio caros o custo do GB em relação aos discos rígidos.. mas tb os hds so possuem essa vantagem hj em dia..

 

aqui no meu pc ja não uso discos rígidos há uns 3 anos.. HD hj de grande capacidade so tenho no meu NAS e em um HD externo q tenho para fazer backups.. e só..

 

o resto é tudo SSD!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...