Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU com baixo uso (não carrega 100% em jogos, mesmo como FPS baixo)


Posts recomendados

Olá Pessoal,

boa noite. Tudo bem ?

Meu problema é o seguinte, caso possam ajudar ou dar dicas:

Comprei Cyberpunk 2077 e minha GPU (uma 3080ti) não carrega 100% no jogo mesmo com FPS na casa dos 48FPS.
A configuração gráfica do jogo está no ultra, seguindo recomendações da NVIDA e das demonstrações de desempenho dessa GPU durante o jogo no Youtube, que mostram o carregamento  da GPU a 100%.
A mesma coisa acontece no jogo No Mans Sky, com configuração no ultra. Porém, no No Mans Sky, eu não sinto tanta diferença do baixo loading da GPU, porque o jogo já roda na casa dos 70 - 80 FPS.
No Cyberpunk, o loading da GPU fica em uma média de 40 a 70% (raramente) , mais para o 40% ~ 50%. O processador também fica por volta de 40% de uso no jogo Cyberpunk.

Então vamos lá, configuração:

Placa-mãe: MSI - MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (PCIE 16x já versão 5.0, em que pese a 3080ti ser 4.0) (já com a última BIOS instalada versão: 7D32v17)
CPU: i7 12700K 
Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO H100I V2 - Tamanho do radiador: 240 mm (o processador fica em média entre 70º ~ 85º nas configurações ultra e psicopata no cyberpunk) 
memória RAM: 2 módulos (2x32)  - Corsair Vengeance RGB Pro 64 GB (2 x 32 GB) DDR4 3200 (PC4-25600) C16.
Fonte: FONTE COOLER MASTER V1000 1000W CERTIFICADO 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
Discos: 1 SSD Adata XPG Spectrix 952GB M.2 (que é onde ficam o Windows 11 e os jogos), mais um outro SSD e 1 HD onde ficam arquivos de imagem e vídeo.
VGA: gigabyte GeForce RTX 3080 ti vision oc 12g (conectada via displayport, já com a última BIOS instalada, que não fez diferença alguma. Último driver instalado NVDIA 516.94 versão W11)

Overclock CPU/RAM: não
Overclock VGA: a versão já vem com OC de fábrica e não fiz nada além na configuração de fábrica.

Sistema operacional: Windows 11 (instalação feita por upgrade no windows 10, ou seja, não foi uma instalação "limpa")

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

Eu tenho o 3DMark com os seguintes Benchmarks
- No Port Royal, que é teste de RayTracing em real-time, a GPU trabalha no MÁXIMO e a CPU não passa de 25% 

- No teste NVIDIA DLSS  A GPU também trabalha no máximo e a CPU com baixo uso.

- No teste PCI Express a GPU FICA NO MÁXIMO e o processador com baixíssimo uso. 

- No teste Directx 12:
                   - na 1ª parte a Demo (que testa um "jogo" com desempenho da GPU e CPU juntos) a GPU parece trabalhar da mesma forma que em Cyberpunk 2077, isto é: 49 de FPS a GPU com 40% de uso e o processador a 30% de uso. Não entendo a lógica do software que opera a GPU dessa forma.
                   - no teste gráfico 1 a GPU fica em 100% o processador no máximo 37%.
                   - no teste gráfico 2, a mesma coisa do teste gráfico 1 

- No teste de Shader, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica a 13%.

- No teste de DirectX RayTracing, a GPU trabalha no MÁXIMO e processador fica no máximo a 14%
- No teste de Sampler, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica por volta de 23%
 

O QUE U JÁ FIZ :
isso:  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/como-resolver-gpu-em-100-no-windows-10/f7edc7aa-15b6-4463-810d-996919dc69b0
- alterar para máximo desempenho no painel da NVIDIA
- Tenho o NVIDIA Profile Inspector que tem trocentas coisas para mexer (se vcs quiserem eu tiro um print), mas eu não sei para que serve 1/3 dos itens, o Painel da NVIDIA é mais intuitivo. 

- O plano de energia do O Windows 11 está no Alto desempenho. 
- Desabilitei os núcleos ímpares da CPU (nada mudou)
-Os jogos ficam definidos como alta prioridade 

Bom,
então é isso. 
Se alguém puder me ajudar. Acho que a GPU está ok. Entendo que não preciso trocá-la (está na garantia ainda), acho que é um problema de software que opera a GPU durante os jogos mesmo. 

Obrigado pessoal !!!
(Se precisarem de fotos do sistema eu mando)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, StarsCollide disse:

Olá Pessoal,

boa noite. Tudo bem ?

Meu problema é o seguinte, caso possam ajudar ou dar dicas:

Comprei Cyberpunk 2077 e minha GPU (uma 3080ti) não carrega 100% no jogo mesmo com FPS na casa dos 48FPS.
A configuração gráfica do jogo está no ultra, seguindo recomendações da NVIDA e das demonstrações de desempenho dessa GPU durante o jogo no Youtube, que mostram o carregamento  da GPU a 100%.
A mesma coisa acontece no jogo No Mans Sky, com configuração no ultra. Porém, no No Mans Sky, eu não sinto tanta diferença do baixo loading da GPU, porque o jogo já roda na casa dos 70 - 80 FPS.
No Cyberpunk, o loading da GPU fica em uma média de 40 a 70% (raramente) , mais para o 40% ~ 50%. O processador também fica por volta de 40% de uso no jogo Cyberpunk.

Então vamos lá, configuração:

Placa-mãe: MSI - MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (PCIE 16x já versão 5.0, em que pese a 3080ti ser 4.0) (já com a última BIOS instalada versão: 7D32v17)
CPU: i7 12700K 
Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO H100I V2 - Tamanho do radiador: 240 mm (o processador fica em média entre 70º ~ 85º nas configurações ultra e psicopata no cyberpunk) 
memória RAM: 2 módulos (2x32)  - Corsair Vengeance RGB Pro 64 GB (2 x 32 GB) DDR4 3200 (PC4-25600) C16.
Fonte: FONTE COOLER MASTER V1000 1000W CERTIFICADO 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
Discos: 1 SSD Adata XPG Spectrix 952GB M.2 (que é onde ficam o Windows 11 e os jogos), mais um outro SSD e 1 HD onde ficam arquivos de imagem e vídeo.
VGA: gigabyte GeForce RTX 3080 ti vision oc 12g (conectada via displayport, já com a última BIOS instalada, que não fez diferença alguma. Último driver instalado NVDIA 516.94 versão W11)

Overclock CPU/RAM: não
Overclock VGA: a versão já vem com OC de fábrica e não fiz nada além na configuração de fábrica.

Sistema operacional: Windows 11 (instalação feita por upgrade no windows 10, ou seja, não foi uma instalação "limpa")

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

Eu tenho o 3DMark com os seguintes Benchmarks
- No Port Royal, que é teste de RayTracing em real-time, a GPU trabalha no MÁXIMO e a CPU não passa de 25% 

- No teste NVIDIA DLSS  A GPU também trabalha no máximo e a CPU com baixo uso.

- No teste PCI Express a GPU FICA NO MÁXIMO e o processador com baixíssimo uso. 

- No teste Directx 12:
                   - na 1ª parte a Demo (que testa um "jogo" com desempenho da GPU e CPU juntos) a GPU parece trabalhar da mesma forma que em Cyberpunk 2077, isto é: 49 de FPS a GPU com 40% de uso e o processador a 30% de uso. Não entendo a lógica do software que opera a GPU dessa forma.
                   - no teste gráfico 1 a GPU fica em 100% o processador no máximo 37%.
                   - no teste gráfico 2, a mesma coisa do teste gráfico 1 

- No teste de Shader, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica a 13%.

- No teste de DirectX RayTracing, a GPU trabalha no MÁXIMO e processador fica no máximo a 14%
- No teste de Sampler, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica por volta de 23%
 

O QUE U JÁ FIZ :
isso:  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/como-resolver-gpu-em-100-no-windows-10/f7edc7aa-15b6-4463-810d-996919dc69b0
- alterar para máximo desempenho no painel da NVIDIA
- Tenho o NVIDIA Profile Inspector que tem trocentas coisas para mexer (se vcs quiserem eu tiro um print), mas eu não sei para que serve 1/3 dos itens, o Painel da NVIDIA é mais intuitivo. 

- O plano de energia do O Windows 11 está no Alto desempenho. 
- Desabilitei os núcleos ímpares da CPU (nada mudou)
-Os jogos ficam definidos como alta prioridade 

Bom,
então é isso. 
Se alguém puder me ajudar. Acho que a GPU está ok. Entendo que não preciso trocá-la (está na garantia ainda), acho que é um problema de software que opera a GPU durante os jogos mesmo. 

Obrigado pessoal !!!
(Se precisarem de fotos do sistema eu mando)
 

ta peraí, pelo que parece a gpu só reage assim no cyber punk e no tal do no mans sky? talvez seja problema na ou nas configurações do game, por que aparentemente a gpu não apresenta problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...