Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos fechando sozinhos sem mensagem de erro


Posts recomendados

Olá pessoal. Troquei de Pc recentemente e comecei a ter alguns problemas. De 10 minutos a 1 hora de gameplay o jogo simplesmente fecha sem nenhuma mensagem, retorna pra área de trabalho e não dá erro algum. No registro de eventos do windows também não tem nada.

Temperaturas de todos os componentes ok, memória ok, processador ok. Testei todos e isso só acontece em jogos.

Minha configuração:

Processador: Ryzen 9 5900x, placa-mãe: TUF b550 plus, placa de vídeo: RTX 3060 Ti, RAM: 32GB 3200mhz zadak Spark, fonte: 650w superflower. Todos os drivers atualizados, já tentei de tudo e nada funciona. Sinceramente já não sei mais o que posso tentar ou pensar. Estou com receio de ser algum componente de hardware, apesar de todos "passarem" nos testes. Alguém já teve esse problema ou sabe como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinho Diesel Verifique a versão da BIOS, talvez uma atualização ajude. 

jogo está instalado em SSD ou HDD?

Driver de vídeo da GPU atualizado/instalado? *não utilize driver booster para atualizar. Se precisar pegue no site da placa-mãe, e placa de vídeo pelo Gforce experience. 

-Se continuar desinstale o jogo e instale novamente..  se não mudar nada, faça uma instalação limpa do Windows.

17 horas atrás, Vinho Diesel disse:

Temperaturas de todos os componentes ok, memória ok, processador ok. Testei todos e isso só acontece em jogos.

E quais são as temperaturas?   

logicamente, é nos jogos que o hardware é mais exigido, chegando a um tal ponto específico onde ocorre uma falha...    

Qual a taxa de FPS? teste limitar ela e veja como se comporta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guiriber Igualmente.  Aqui ele varia de 5 minutos a 1 hora e fecha. 

 

@Alex Weiss Já fiz tudo isso. As temperaturas são: 54 - 57 graus o processador e 67 a placa de vídeo. 

 

Analisando os logs de dois jogos, GTA V e do Tomb Raider, encontrei esses erros. Não parece ser problema de hardware, posso estar enganado claro, mas são esses: 

 

GTA V:

 

[DISPLAY] [ 5296] [gamelaunch] Game exited with code 0xc0000005 (3221225477)
[2022-08-14 21:01:41.826] [DISPLAY] [ 5296] [crashdetection] Game left no exit file.
[2022-08-14 21:01:41.826] [ ERROR ] [ 5296] [crashdetection] Exit code 0xc0000005 indicates a fatal game exit (reason: STATUS_ACCESS_VIOLATION)

 

TOMB RAIDER:

 

[Crash] Memory statistics:
13:37:37:483 (00010740) > [Crash]   Total RAM = 31.9 GB (32682 MB)
13:37:37:484 (00010740) > [Crash]   Avail RAM = 16.4 GB (16745 MB)
13:37:37:484 (00010740) > [Crash]   Total virtual memory = 131072.0 GB (134217727 MB)
13:37:37:484 (00010740) > [Crash]   Avail virtual memory = 131000.7 GB (134144734 MB)
13:37:37:484 (00010740) > [Crash] Unhandled exception at address 0x00000000531d8a50 (code: 0xc0000005): "Access violation"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinho Diesel Passe um memtest86 para verificar as memórias. 

faça testes trocando elas de lugar nos slots, quanto com cada uma delas e cada slot separadamente. 

 

Você pode ler um pouco sobre aqui: https://www.stellarinfo.com/blog/how-to-fix-error-code-0xc0000005-in-windows/ 

De praxe o problema pode estar tanto nos arquivos dos jogos e Windows, quanto ser um defeito nas memórias ou disco de armazenamento estar com problema lógico ou fisico..   

 

*Vai precisar realizar os testes para obter mais informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Vinho Diesel Passe um memtest86 para verificar as memórias. 

faça testes trocando elas de lugar nos slots, quanto com cada uma delas e cada slot separadamente. 

 

Você pode ler um pouco sobre aqui: https://www.stellarinfo.com/blog/how-to-fix-error-code-0xc0000005-in-windows/ 

De praxe o problema pode estar tanto nos arquivos dos jogos e Windows, quanto ser um defeito nas memórias ou disco de armazenamento estar com problema lógico ou fisico..   

 

*Vai precisar realizar os testes para obter mais informações.

Rodei o memtest86 ontem, ficou 4 horas e alguns minutos, passou em todos com 0 erros. Já o SSD não testei. Apesar disso, eu consigo imaginar que o problema esteja sim nas memórias, porque pode ser coincidência, mas quando desativei o D.O.C.P consegui jogar por 1h40m o GTA V, apresentou problemas após esse tempo, mas ainda sim foi bem acima do que conseguia.   Você que entende melhor, poderia me dizer se isso pode ser uma das causas? image.png.8eef0aabdb65f75947ba820b3399dfb7.png

 

Encontrei alguns tutoriais dizendo que essa função pode ser a causa do erro, mas não consigo confiar 100% em youtubers.

 

Como eu já formatei o PC, isso me faz acreditar ainda mais que seja hardware ou eu to com uma instalação bem ruim no pendrive. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinho Diesel Capturar.PNG.98b4c59d19e8e9683615a6715b2b7e8c.PNG

Veja se esse passo lhe ajuda, sim o DEP pode causar esse erro que está tendo.  

10 minutos atrás, Vinho Diesel disse:

ou eu to com uma instalação bem ruim no pendrive. 

Se nenhum passo obter a solução, uma nova instalação limpa do windows vai ser o próximo passo, apenas para tirar a teima.. 

Quanto as frequencias de memória, a quanto estava rodando com XMP e a quanto está com ele desligado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Vinho Diesel Capturar.PNG.98b4c59d19e8e9683615a6715b2b7e8c.PNG

Veja se esse passo lhe ajuda, sim o DEP pode causar esse erro que está tendo.  

Se nenhum passo obter a solução, uma nova instalação limpa do windows vai ser o próximo passo, apenas para tirar a teima.. 

Quanto as frequencias de memória, a quanto estava rodando com XMP e a quanto está com ele desligado?

 

 

3200Mhz com o XMP e 2133 com ele desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Vinho Diesel disse:

image.png.8eef0aabdb65f75947ba820b3399dfb7.png

 

A descrição da primeira opção, que é padrão nas versões não Server, não é exata. Ativa DEP para todos os "programas e serviços essenciais" e também para processos 64-bit do espaço de usuário. Para processos 32-bit do espaço de usuário, é ativado quando informem serem compatíveis: que tenham sido linkados com /NXCOMPAT ou chamem SetProcessDEPPolicy() durante a execução. Levando em conta que é um recurso básico de segurança existente há mais de 15 anos, praticamente qualquer programa decente é compatível.

 

Portanto, improvável ter relação com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

A descrição da primeira opção, que é padrão nas versões não Server, não é exata. Ativa DEP para todos os "programas e serviços essenciais" e também para processos 64-bit do espaço de usuário. Para processos 32-bit do espaço de usuário, é ativado quando informem serem compatíveis: que tenham sido linkados com /NXCOMPAT ou chamem SetProcessDEPPolicy() durante a execução. Levando em conta que é um recurso básico de segurança existente há mais de 15 anos, praticamente qualquer programa decente é compatível.

 

Portanto, improvável ter relação com isso.

De fato, não tinha. Desativei e testei, 20m apresentou problemas. Amanhã irei pegar memórias emprestadas para testar, se não for isso já nem sei mais o que fazer. Só desistir e deixar de lado a ideia de jogar kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: Após muita dor de cabeça tentando descobrir que diabos era isso, descobri que era o processador. Aprendi algo sobre esse erro pesquisando em fóruns BR e gringo: Pode ser qualquer coisa, desde um driver corrompido até sua placa-mãe, no meu caso foi o processador. Testei por 3 horas com outro processador e 0 crash, se alguém tiver esse problema considere testar primeiro a memória RAM e depois o processador, em caso de hardware aparentemente são os mais comuns de darem esse problema. Enfim, obrigado a quem tentou ajudar.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinho Diesel  Estou passando pelo mesmo problema desde Junho e não sei como ainda estou tentando arrumar, é uma sensação horrível, e pelo jeito deve ser o processador também que deu pau, meu setup é um Ryzen 7 Pro 3700 com RTX 2060 16gbRAM e SSD 240GB.

  Começou no warzone com o game congelando no começo da gameplay, ou 50 min depois e congelando do nada igual você disse, temperaturas, frequências e uso, todos normais e mesmo assim congela, então eu desisti achando que era culpa do game e baixei Days gone e rodou de boa, rodou lindamente e  joguei por dias e voltei pro warzone, e de novo a mesmo coisa, atualizei BIOS ,atualizei os  drivers  no site do processador e da placa-mãe, mexi em configs, várias configs e setups, até que um belo dia parou de travar o Warzone, joguei por uns 4 dias sem travar, mas as congeladas voltaram pouco a pouco, até que voltou ao que era antes, e está assim até hoje, então resolvi baixar outros jogos pra testar, baixei GTA 5, e  trava no meio da primeira missão na cidade e não passa disso, sendo que 1 atrás eu rodava o GTA com muitos mods. Baixei o Spider Man e travava já no começo do game, daí mexi numas config e drivers e agora só trava com uns 30 min de gameplay, tentei RDR2 e o game só roda no menu e gameplay nem abre, estou  tentando diagnosticar  com Ghost Recon Wildlands, e trava igual ao Spider Man com 30 min de gameplay, hoje vou baixar o Days Gone pra  ver se ele ainda roda liso ou nem roda mais também. 

   Vou tentando descobrir enquanto não arrumo outro processador pra testar, mas já estou quase desistindo, vou instalar outras BIOS, instalar e reinstalar drivers,amanhã vou fazer outros milhares de testes já formatei 3 vezes, e não adianta, sempre trava.

 É eu acho que é o processador ou a ram que deu pau mesmo...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualização...

 

 Tive que entrar em opções de energia, selecionar equilíbrado e clicar em configurar plano de energia, coloquei energia mínima do processador em 95% e Máxima 96%...

 

O processador ficou estabilizado em 3400Mhz e acabaram todas as telas azuis e congelamentos.

Jogo todos os games de boa,

3 meses de sofrimento que finalmente acabaram.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@dante milaxa Eu resolvi acionando a garantia mesmo. Foi um processo mais sofrido do que o problema em si, aliás não recomendo pra ninguém a loja GIGANTEC, mas agora está tudo ok, processador novo veio funcionando bem. Era umm problema no SMT isso, descobri que com ele habilitado o jogo crashava.  Com o que foi enviado dessa vez não acontece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera. Vou relatar o meu caso.

Uso um Ryzen 3 2200G, placa A320, HD 1TB (jogos instalados nele) e SSD 128Gb (Sistema instalado nele), 1 pente de 8GB 2666 DDR4, Fonte de 600W Redragon. Jogo pela Steam, Ubisoft, Origin, todos esses. Há 1 mês adquiri o Euro Truck Simulator 2 na Steam e rodei o jogo durante duas semanas lindamente. As config ficaram no padrão que veio do jogo, não mexi nisso. Bom, há uns dias o jogo travou do nada, deu tela congelada, nem dando Ctrl Alt Del resolvia, simplesmente o pc não respondia a nenhum comando, só consegui apertando o Reset mesmo e reiniciando o pc.

Quando retornei à Steam, voltou a funcionar. Uns dias depois, mesmo problema, mas dessa vez, nem reiniciando a máquina, resolveu. Aí percebi que o Software da AMD que veio com o Processador estava bugado, o antigo n abria mais e dava msg de erro. Resolvi instalar um software mais novo encontrado no site da AMD, o Adrenalin Edition. Pois bem, funcionou de boa, o jogo rodou por um tempo (por até 3 h), mas deu tela congelada de novo ou simplesmente o jogo fechava do nada e voltava à Tela da Steam.

Ao reiniciar o PC, o jogo "abre" assim se eu n reinstalar o Software da AMD (anexo abaixo).

 

1036074819_print1.thumb.jpg.1403f11cf3faa266f182f8e11c9d521e.jpg

 

Ou abre assim, após o erro:

 

2117609640_printscreensteamAMDsoftwareradeoneurotruck.thumb.jpg.a1dae061a0bcdc290d483c04bd34a94f.jpg

 

Bom, tentei abrir o software da AMD e apareceu isso também abaixo (cheguei a fazer o indicado nesse link da imagem- PA 300)

 

917213793_print2.thumb.jpg.50c733754eb99e621198be1b02220cb4.jpg

Após isso, resolvi reinstalar o Software então. 

Instalando de novo esse programa AMD Software Adrenaline Edition versão 22.8.2 (ou mesmo a anterior, 5.2), o instalador mostrou novo erro de chipset, tem até log e lista de erros, como abaixo:

Imagem do erro ao tentar instalar software do chipset:

 

print1.jpg.5c1ed3d9f21e7abb5deb44123820a7fb.jpg

 

Esse registro de instalação é um arquivo log que é gerado em .txt. Já o resumo da instalação é esse abaixo:

 

AMD Chipset Software Install Summary

Name             : AMD Ryzen Power Plan
Version          : 8.0.0.13
Install          : Fail

Name             : AMD GPIO Driver
Version          : 2.2.0.130
Install          : Success

Name             : AMD GPIO Driver (for Promontory)
Version          : 3.0.0.0
Install          : Success

Name             : AMD PSP Driver
Version          : 5.19.0.0
Install          : Fail

Name             : AMD SMBus Driver
Version          : 5.12.0.38
Install          : Success "

 

Então os em negrito deram pau, aí tentei reinstalar tudo de novo, mas retirando esses dois do pacote; voltou a funcionar por umas 2h, maaaaassss... deu pau de novo no jogo. Tentei retornar às config de fábrica do driver, mas o erro sempre retorna. Já n sei mais o que fazer. A única coisa que ainda n fiz, mas baixei, foi uma nova BIOS. Seria a última tentativa, mas deixarei pra fazer isso com uma amiga que manja mais que eu; até ponto de restauração criamos pra podermos atualizar BIOS. Outra coisa que fiz, como a própria AMD recomenda qd deu o erro PA 300 da segunda imagem é desabilitar a instalação automática de driver gráfico pelo Windows Update. Mesmo assim, parece que o pc se perde em algum momento e "perde" o driver. Lembrando que, até agora, só testei o Euro Truck e isso nunca tinha acontecido antes (o jogo é salvo na nuvem e às vezes, antes de dar o pau, ela se mostrava dessincronizada). Não testei em outros jogos (até duas semanas atrás, rodava o Assassin's Creed Origins de boa e nunca travou, sendo que o FPS dele era até pior com meu setup. 


Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

 

 

[Atualização]:

 

Acabei de tentar pela enésima vez de arquivo que tinha da AMD - o Instalador de Chipset. Apareceu agora erro aqui:

 

AMD Chipset Software Install Summary

Name             : AMD Ryzen Power Plan
Version          : 7.0.4.4
Install          : Fail

Name             : AMD GPIO Driver
Version          : 2.2.0.130
Install          : Success

Name             : AMD GPIO Driver (for Promontory)
Version          : 3.0.0.0
Install          : Success

Name             : AMD PSP Driver
Version          : 5.18.0.0
Install          : Success

Name             : AMD SMBus Driver
Version          : 5.12.0.38
Install          : Success

 

Notem que o PSP Driver que também dava erro antes, agora teria dado certo, mas ao clicar em Fechar aparece a janelinha de "programa não está respondendo, relatar ao Windows".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2022 às 17:23, Vinho Diesel disse:

@dante milaxa Eu resolvi acionando a garantia mesmo. Foi um processo mais sofrido do que o problema em si, aliás não recomendo pra ninguém a loja GIGANTEC, mas agora está tudo ok, processador novo veio funcionando bem. Era umm problema no SMT isso, descobri que com ele habilitado o jogo crashava.  Com o que foi enviado dessa vez não acontece. 

Que bom que conseguiu, infelizmente estou tendo os mesmos problemas, cheguei a enviar meu PC para uma assistência técnica, porém eles não conseguiram sequer reproduzir os erros que eu passava jogando, provavelmente fizeram apenas testes de stress (coisas que eu e a maioria faz em casa), e acabei gastando uma grana fazendo essas avaliações com um técnico.

 

Na emoção acabei comprando uma placa-mãe nova (o que não é ruim, pois agora posso sair do 3600 para 5600). E adivinha -> continuo tendo telas azuis e jogos/apps fechando inesperadamente, o que faz eu ter 99% de certeza que seja o processador. 

 

Atualmente não sei o que fazer, pois comprei o Ryzen 5 3600 no lançamento na Terabyteshop e agora estou sem garantia e dinheiro, triste.

 

Obrigado pelos relatos. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielleC Eu começaria fazendo as coisas básicas (caso já não tenha feito) abaixo:

Usar a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema para reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos (SFC e DISM)

 

Em seguida:

Usar o chkdsk para localizar e corrigir setores defeituosos do disco

 

E esse: 

Utilizar Windows Memory Diagnostic para verificar a memória do PC

 

Teste também a saúde do HDD/SSD com o WD Data LifeGuard

 

Depois de ter uma certa certeza de que seu Windows, HD e RAM estão OK's, você pode começar as seguintes tarefas:

 

Instalar e usar o Visualizador de Dados de Diagnóstico (como ativar aqui) -> isso será útil caso ocorra algo de anormal durante a desinstalação/instalação dos drivers de chipset e vídeo, pois ele exibe logs e pode ser usado em conjunto com o Visualizador de eventos do Windows.

 

Usar o AMD Clenup Utility para remover o driver de vídeo

 

Remover drivers de chipset e em seguida instalar o desejado (Neste caso, a fim de testes, você pode testar diferentes versões e inclusive alternar entre baixar no site da AMD e no site da sua placa-mãe)

 

Depois de instalar os drivers de chipset, verifique se foi instalado corretamente, se sim prossiga para a instalação do driver de vídeo, de preferência uma versão que não seja beta.

 

Agora teste jogando bastante e não se limite apenas um jogo, teste diversos jogos, sejam pesados ou leves, teste jogos que sejam DX 9, DX11, DX 12 e Vulkan. 

Use também programas de benchmark/stress de CPU e GPU como o Aida64 e FurMark.

 

Eu sei que é cansativo, mas é bom ir testando várias combinações de versões de drivers, antes de pensar em testar uma outra versão do Windows ou acreditar que possa ser hardware.

 

Bom, assim que mudar algo para você ou conseguir novos logs de erros, retorne aqui.

Espero ter ajudado. 🙂

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, então. Até esse momento eu não testei o Warzone, que é um jogo que demanda muito do PC. 

 Mas tô jogando tranquilamente o Ghost Recon Wildlands que é um jogo que eu amo... Tô muito feliz e é muito mais simples do que se parece, e ele não fechou sozinho mais.

 Se vocês tem Ryzen e não monitoram a frequência deles, vocês estão sendo Noobs igual a mim, que achava q a melhor configuração,é a que vem de fábrica, mas não é.

  Meu Ryzen funcionou 2 anos certinho, e do nada virou esse pesadelo de congelamentos e telas azuis variadas.

Em resumo vocês precisam baixar o Ryzen Master e pesquisar os MHz e os clocks do seu processador e com isso ajustar a potência do processador de acordo com a maneira que vcs usam seu PC, pra jogo ou pra uso casual, vocês tem que imaginar que o processador é um carro e o Ryzen master + planos de energia são as marchas do carro, e o booster é o turbo.

Por exemplo, meu Pc congelava e dava tela azul porque meu processador estava a 4400mhz o tempo todo enquanto eu jogava, no modo turbo o tempo todo, e isso não pode, pelo menos o meu não, o clock base é 3600mhz que é a velocidade que ele está agora e não travou mais, agora que eu aprendi a mexer se precisar eu vou aumentar um pouco os MHz até onde ele aguentar sem travar, talvez 4000mhz cravado, mas se precisar

E é fácil de mexer, eu já tinha lido sobre isso, mas não tinha tentado, pesquisem no YouTube o canal  Candido N7, o vídeo O melhor overclock e undervolt Processador Ryzen, ele ensina o básico pra não ter problema.

Outra coisa que fiz foi colocar a frequência da memória em 2666mhz e tá tudo rodando de boa.

 Em resumo, uma ignorância minha em achar que a melhor config é a que vem de  fábrica, e que só atualizar os drivers e tudo vai dar certo, e pensar assim para tudo em um PC me fez ficar todo esses 4 meses se frustrando,tendo um tão sonhado Ryzen 7 e todo o seu poder e ficar chupando o dedo.

Cuidem do seu processador, monitorem ele diariamente.

Tomara que meu comentário ajude alguém.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@trickveira Muito obrigada pela ajuda.

 

Eu verifiquei a memória, Ok.

HD e SSD, OK.

Win10, OK.

Fonte também, é suficiente pro meu sistema.

Nenhum arquivo corrompido.

Alguns outros teste mais complexos eu não fiz.

Aí pensei, pode ser memória insuficiente, mas mesmo qd jogo, está OK. Vou colocar outro pente pra ficar dual band em breve pra realmente ficar bom pra esse processador com gráfico integrado.

 

Bom, como rolava o problema de fechar o jogo e dizer que o drive estava inexistente ainda, fiz uma outra coisa. Desinstalei o software que tinha da AMD pela enésima vez e instalei outro deles (APP Shop da ASRock). Aí com esse programa, verifiquei se a BIOS estava ultrapassada, não estava. Vi se tinha alguma nova atualização da placa-mãe, mas estava OK também, n tinha para o meu modelo. Vi que tinha uma atualização de driver para essa placa-mãe, aí baixei, instalei, reiniciei e testei o jogo e deu certo. Fiquei horas jogando naquele dia e depois joguei ontem por horas também e em nenhum momento deu pau. Então acredito que resolvi o problema. Por ora, o Win Update acredito que não irá mais me atrapalhar também.

Algum moderador pode marcar como Resolvido o post, acredito.

Valeu pessoal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2022 às 00:52, dante milaxa disse:

Rapaziada, então. Até esse momento eu não testei o Warzone, que é um jogo que demanda muito do PC. 

 Mas tô jogando tranquilamente o Ghost Recon Wildlands que é um jogo que eu amo... Tô muito feliz e é muito mais simples do que se parece, e ele não fechou sozinho mais.

 Se vocês tem Ryzen e não monitoram a frequência deles, vocês estão sendo Noobs igual a mim, que achava q a melhor configuração,é a que vem de fábrica, mas não é.

  Meu Ryzen funcionou 2 anos certinho, e do nada virou esse pesadelo de congelamentos e telas azuis variadas.

Em resumo vocês precisam baixar o Ryzen Master e pesquisar os MHz e os clocks do seu processador e com isso ajustar a potência do processador de acordo com a maneira que vcs usam seu PC, pra jogo ou pra uso casual, vocês tem que imaginar que o processador é um carro e o Ryzen master + planos de energia são as marchas do carro, e o booster é o turbo.

Por exemplo, meu Pc congelava e dava tela azul porque meu processador estava a 4400mhz o tempo todo enquanto eu jogava, no modo turbo o tempo todo, e isso não pode, pelo menos o meu não, o clock base é 3600mhz que é a velocidade que ele está agora e não travou mais, agora que eu aprendi a mexer se precisar eu vou aumentar um pouco os MHz até onde ele aguentar sem travar, talvez 4000mhz cravado, mas se precisar

E é fácil de mexer, eu já tinha lido sobre isso, mas não tinha tentado, pesquisem no YouTube o canal  Candido N7, o vídeo O melhor overclock e undervolt Processador Ryzen, ele ensina o básico pra não ter problema.

Outra coisa que fiz foi colocar a frequência da memória em 2666mhz e tá tudo rodando de boa.

 Em resumo, uma ignorância minha em achar que a melhor config é a que vem de  fábrica, e que só atualizar os drivers e tudo vai dar certo, e pensar assim para tudo em um PC me fez ficar todo esses 4 meses se frustrando,tendo um tão sonhado Ryzen 7 e todo o seu poder e ficar chupando o dedo.

Cuidem do seu processador, monitorem ele diariamente.

Tomara que meu comentário ajude alguém.

 

 

 

 

 

 

 

Tudo isso que você disse faz total sentido, pra mim pelo menos. porque uma coisa que notei entre o processador que eu  estava tendo problemas e esse novo, é a frequência. O Outro estava sempre entre 4,875 e 4,950 na maioria das vezes 4,900. Nesse novo, ele fica entre 4,700 e 4,875, são raros os casos que vejo ele em 4,900 e nunca chegou a 4,950 MHz. Isso com a temperatura de ambos idênticas. Doideira, mas deve ter alguma razão que eu desconheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

o meu pc em teoria é bom, um i7 da 11 gen com uma 2x ventus 3060, com 16gb de ram e placa-mãe ASUS Z590-E mas em certos jogos o computador so fecha o jogo sozinho e não sao jogos pesados e sim uns bem leves , ja mandei pra tecnico, troquei placa-mãe e processador e nada adiantou, alguém ajuda 

 

Citar

 

Editar

@trickveira

o meu pc em teoria é bom, um i7 da 11 gen com uma 2x ventus 3060, com 16gb de ram e placa-mãe ASUS Z590-E mas em certos jogos o computador so fecha o jogo sozinho e não sao jogos pesados e sim uns bem leves , ja mandei pra tecnico, troquei placa-mãe e processador e nada adiantou, alguém ajuda 

 

Citar

 

Editar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 16/09/2022 às 00:52, dante milaxa disse:

Rapaziada, então. Até esse momento eu não testei o Warzone, que é um jogo que demanda muito do PC. 

 Mas tô jogando tranquilamente o Ghost Recon Wildlands que é um jogo que eu amo... Tô muito feliz e é muito mais simples do que se parece, e ele não fechou sozinho mais.

 Se vocês tem Ryzen e não monitoram a frequência deles, vocês estão sendo Noobs igual a mim, que achava q a melhor configuração,é a que vem de fábrica, mas não é.

  Meu Ryzen funcionou 2 anos certinho, e do nada virou esse pesadelo de congelamentos e telas azuis variadas.

Em resumo vocês precisam baixar o Ryzen Master e pesquisar os MHz e os clocks do seu processador e com isso ajustar a potência do processador de acordo com a maneira que vcs usam seu PC, pra jogo ou pra uso casual, vocês tem que imaginar que o processador é um carro e o Ryzen master + planos de energia são as marchas do carro, e o booster é o turbo.

Por exemplo, meu Pc congelava e dava tela azul porque meu processador estava a 4400mhz o tempo todo enquanto eu jogava, no modo turbo o tempo todo, e isso não pode, pelo menos o meu não, o clock base é 3600mhz que é a velocidade que ele está agora e não travou mais, agora que eu aprendi a mexer se precisar eu vou aumentar um pouco os MHz até onde ele aguentar sem travar, talvez 4000mhz cravado, mas se precisar

E é fácil de mexer, eu já tinha lido sobre isso, mas não tinha tentado, pesquisem no YouTube o canal  Candido N7, o vídeo O melhor overclock e undervolt Processador Ryzen, ele ensina o básico pra não ter problema.

Outra coisa que fiz foi colocar a frequência da memória em 2666mhz e tá tudo rodando de boa.

 Em resumo, uma ignorância minha em achar que a melhor config é a que vem de  fábrica, e que só atualizar os drivers e tudo vai dar certo, e pensar assim para tudo em um PC me fez ficar todo esses 4 meses se frustrando,tendo um tão sonhado Ryzen 7 e todo o seu poder e ficar chupando o dedo.

Cuidem do seu processador, monitorem ele diariamente.

Tomara que meu comentário ajude alguém.

 

 

 

 

 

 

 

Acho que eu estou com o mesmo problema que você, o meu Baldurs Gate 3 sempre crashava então eu fiz o que você falou, de colocar 95% e 96% e agora eu consigo jogar tranquilo. Mas então, teria problema se eu aumentasse para 4.6 MHz (acho q esse é o máximo do meu), no caso, ou o meu processador ele teria que operar sempre abaixo do potencial dele, seria isso um problema de fábrica? Eu queria colocar pelo 1 núcleo numa velocidade forte, mas sem prejudicar nada.

O meu é o Ryzen 7 5700x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...