Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de i5 de 3ª Geração por Xeon E5 2620v3


Posts recomendados

  • Moderador

Olá, incrivelmente este xeon ainda está em fabricação, seu LGA é FCLGA2011-3. Você pode encontrar kits com esse xeon + placa-mãe + memória RAM por volta de 600 a 700 reais. Então sim, seria um bom investimento. Agora sobre o desempenho contra seu i5 de 3 geração, teria um ganho de 60%. 


Agora que percebi ser algo de baixo custo, o melhor xeon que se encaixa no seu atual soquete LGA1155 é o Intel Xeon E3-1290 v2 ----> Possívelmente não encontrará kits com este processador, então sugiro dar uma olhada nesta lista: https://www.cpu-world.com/CPUs/Xeon/Intel-Xeon E3-1290 v2.html / Ela contém todos os processadores que seu atual soquete suporta
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan muller 09 Não é compatível. Você teria que trocar a placa-mãe e, possivelmente, as memórias.

 

Com relação a compensar, eu não sou fã das "marmotas" do AliExpress. Os caras colocam, naqueles kits vendidos por lá, placas-mãe "frankenstein", criadas a partir de chipsets antigos extraídos de outras placas e usando gambiarras para adaptar RAM DDR4 (que a plataforma nunca foi projetada para receber). Não confio na durabilidade dessas placas e, quando dão problema, assistência quase nenhuma pega para reparar.

 

Pode ser que você dê sorte e seja feliz com o kit por muito tempo, gastando pouco. Pode ser que não dure. Pessoalmente, eu não arriscaria. É bastante atrativo sim, mas não existe almoço grátis. E lembre-se do possível imposto a pagar quando a mercadoria chegar ao Brasil.

 

É mais fácil simplesmente procurar um Xeon (abaixo dos R$ 200,00) para seu kit atual, como sugerido por @TanTalus Ska Drin, se o objetivo é gastar pouco. Aí no futuro você troca a plataforma toda se desejar, mas por algo que não seja arriscado como esses kits do Ali.

 

Um Xeon E3 1270v2, por exemplo, seria mais rápido que o E5 2620v3 no desempenho por núcleo e perderia por pouco no desempenho ao usar todos os núcleos. O E5 impressiona pela quantidade de núcleos, mas a frequência alcançada por ele é bem baixa.

 

Caso opte por um Xeon compatível com seu kit atual, é necessário verificar se o modelo exato da sua placa-mãe suporta, porque nem todas as placas com esse socket suportam processadores Xeon.

 

4 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

Olá, incrivelmente este xeon ainda está em fabricação, seu LGA é FCLGA2011-3. Você pode encontrar kits com esse xeon + placa-mãe + memória RAM por volta de 600 a 700 reais. Então sim, seria um bom investimento. Agora sobre o desempenho contra seu i5 de 3 geração, teria um ganho de 60%.

Na realidade esse processador já deixou de ser fabricado há muito tempo. Os processadores vendidos nos kits do Ali são usados e retirados, em grande número, de servidores antigos que as empresas de lá não querem mais. Por isso são tão baratos.

 

Com relação à comparação que você fez, tomando por base um i5 3330, o Xeon E5 2620v3 teria desempenho semelhante por núcleo, mas mais do dobro de desempenho (mais de 100% de ganho) usando todos os núcleos (o que ainda não é tão impressionante assim).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...