Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar placa de vídeo no segundo slot PCIe ajuda no resfriamento?


Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Nas novas placas mãe com conexão PCIe 5.0, o primeiro slot é x16 e o segundo x8. Considerando que o PCI 5.0 tem a capacidade de passar o dobro de dados do PCI 4.0, seria correto afirmar que se instalar uma placa de vídeo PCI 4.0 no segundo slot PCI 5.0 da placa-mãe (velocidade x8), deixando ela longe do SSD e da CPU, além dela não perder eficiência (tanto o slot x16 PCI 4 quanto o x8 PCI 5 transmitem 32Gb/s) ajudaria na resfriamento da CPU e do SSD, já que tanto a camada de ar quente que fica sobre ela e o ar quente expelido dos fans da placa serão puxados pelo fan traseiro exaustor ao invés de serem sugados pelo air cooler da CPU ou pelos fans do WC localizados na parte superior, fazendo com que ele passe pela região da CPU ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@mineirimbb Bom.. eu não acho que vá ajudar muito na questão de temperatura levando em consideração que o calor irá subir do mesmo jeito e irá passar pela região da CPU. Pelo menos o que entendi foi que quer evitar que o calor passe por ali. Mas, não tem jeito.

 

Mesmo que sua placa-mãe seja PCIe 5.0, a sua placa de vídeo também deve ser. No caso, se você usar uma placa de vídeo 4.0 em um slot PCIe 5.0, vai acabar trabalhando em 4.0. No caso, ainda não existem placas de vídeo que suportam 5.0.

 

Também tem o caso em que a placa de vídeo é 4.0, e a placa-mãe é 3.0. Quando isso acontece, a placa de vídeo irá atuar em 3.0 por ser retrocompativel.

 

Sobre a diferença de performance de x16 para x8 lanes, bom, vai depender muito da placa e o quanto ela precisa de largura de banda. Placas com maior potência, irão ficar mais evidente a perda de performance.

 

Esta queda de performance, no caso, talvez não seja notável no contador de FPS, mas em um benchmark sintético vai ver alguma diferença.

 

Lembrando que geralmente os demais slots PCIe da placa-mãe são gerenciados pelo chipset, ao invés do processador, como é o caso do primeiro slot. Com isso, haverá uma maior latência na comunicação com a CPU e talvez possa ocorrer alguns sttuterings. 

 

Também é importante dizer que geralmente como os demais slots PCIe são gerenciados pelo chipset, algumas portas SATA ou até mesmo M.2 podem ser desativadas ao usá-los.

 

Recomendo que faça algum teste com um benchmark como o 3DMark ou Superposition para ver como fica a diferença de performance, isso se você realmente se importa com alguma porcentagem de perda e queira ter noção da proporção.

 

Mais uma vez, sobre a temperatura... acredito que não irá ajudar tanto levando em consideração que o calor irá subir da mesma forma e talvez dependendo do gabinete possa diminuir até mesmo a captação de ar do cooler da placa de vídeo na região inferior devido você colocar a placa mais próxima do "chão" interior do gabinete.

 

Se você quer melhorar a temperatura da CPU, onde não haja tanta captação de ar quente da placa de vídeo, recomendo você usar um Water Cooler. Pois deste modo pode colocar o radiador na parte frontal do gabinete e fazer a captação do ar frio externo. Desse modo a placa de vídeo interefere menos no arrefecimento da CPU.

 

Boa sorte. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...