Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 11 não reconhece o meu Secure Boot


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Recentemente fiz a instalação do Windows 11. Eu li bem por cima sobre o Windows, porém já saba que deveria fazer a instalação em UEFI, Fast Boot ativado, CSM desativado e afins... E assim o fiz.

Porém mesmo assim o meu Windows 11 não reconhece (Segue print abaixo). Não sei usar o Windows de forma alguma... Usei Linux a minha vida toda, mas gostaria de jogar alguns jogos que nem o Linux, Wine e Lutris suportam, devido aos fabricantes dos jogos os bloquearem.

SecureBoot.thumb.png.ab2304677444c4a5c70acdf7e92062dd.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostaria de ter mais ou menos uma ideia do que fazer. O meu disco é um SSD formato GPT, não sei se precisa ser MBR.

A placa-mãe suporta UEFI & Legacy juntos, então não vejo problema, mas mesmo assim alterei tudo para UEFI only. O meu Secure Boot na BIOS se encontra ativo.

Desde já agradeço, quaisquer informações adicionais só pedir que estarei fornecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Ribeiro da Silva A imagem não carregou.

 

O SSD obrigatoriamente precisa estar em GPT, o Secure Boot não suporta Legacy.

Bom dia.

O SSD está em GPT já.

SSD.png.4b84866ecb9e65c4d778e100dde5d130.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto ao restante das print, irei enviar abaixo. Espero que carreguem.

 

217125595_WhatsAppImage2022-08-18at11_25_26.thumb.jpeg.45bc0c6c8c8e668ca89529d5fb9b075c.jpeg1633088127_WhatsAppImage2022-08-18at11_25_25(1).thumb.jpeg.a94d120e7cbb702a23e06db8a6799293.jpeg1746406995_WhatsAppImage2022-08-18at11_25_25.thumb.jpeg.82660a29522099c4ba8680c67b431214.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1977099421_WhatsAppImage2022-08-18at11_25_25(2).thumb.jpeg.c90c9a91ff1ed07e10524a3a4fea78f2.jpegInfo.png.3352c59388832507c9798c4b25320556.png

 

Espero ter fornecido informações suficientes. Muito obrigado pela resposta rápida. Irei tentar setar tudo para UEFI only.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Ribeiro da Silva disse:

 

Espero ter fornecido informações suficientes. Muito obrigado pela resposta rápida. Irei tentar setar tudo para UEFI only.

Não creio que vá mudar, mas para que está precisando do Secure Boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Catelan disse:

Não creio que vá mudar, mas para que está precisando do Secure Boot?

Olá,

 

Eu preciso do Secure Boot ativo visto que eu jogo 2 jogos cujo Anti-Cheat roda em Kernel Mode. Visto que estou usando o Windows 11, necessito tanto do Secure Boot ativo bem como TPM 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Ribeiro da Silva Me pergunto se é pelo TPM 1.3. Nas opções de TPM tem algo como fTPM?

 

Porque na teoria o computador precisaria do TPM 2.0 para instalar o Windows 11. Mas não sei se isso afetaria o secure boot. Tenho 0 experiência com o Windows 11.

 

Esse 1.3 que aparece aí não é a versão do TPM. A motherboard já vem de fábrica com o TPM 2.0, como visto acima TPM 2.0 UEFI Spec Version. Sendo um item obrigatório para instalar o Windows 11, então ele já vem nessa versão. A minha questão é o fato do meu Windows 11 não reconhecer o Secure Boot.

Tudo o que precisa estar ativado já está, SSD está em GPT e o CSM desativado. Eu não consigo entender o motivo. A Microsoft não me responde nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Ribeiro da Silva TPM 2.0 só trocando o processador e acho que alguns jogos por mais que necessitem de certos recursos no Windows 11, não necessitam no Window 10.

Incorreto. Não é só o processador. E em quase todos os casos o TPM 2.0 vem num chip na própria Motherboard. Tanto que primeiramente instalei o Windows 10 (não achei a ISO do 11) e não tinha requisitos para o Windows 11. Troquei a placa-mãe por uma nova e atualizada e os requisitos foram preenchidos.

@Gui GC , mas a minha questão é o Secure Boot e não o TPM. Teria alguma ideia do motivo pelo qual o Windows não reconhece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Guilherme Ribeiro da Silva disse:

Incorreto. Não é só o processador. E em quase todos os casos o TPM 2.0 vem num chip na própria Motherboard. Tanto que primeiramente instalei o Windows 10 (não achei a ISO do 11) e não tinha requisitos para o Windows 11. Troquei a placa-mãe por uma nova e atualizada e os requisitos foram preenchidos.

Muito fácil comprovar, olhe no Gerenciador de Dispositivos:

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Ribeiro da Silva Pode não ser o caso do Ryzen mesmo, a questão do TPM 2.0. Já vi casos de pessoas que resolveram comprar o modulo de TPM 2.0 e não funcionou em processadores mais antigos, mas dando uma leve olhada os Zen+ tem suporte ao Windows 11. Se fosse um Ryzen 1000 em geral, teria problemas.

 

O básico é disco do boot em GPT, CSM Desligado e Secure Boot ligado. O que pelas imagens da para ver que estão ativos.

 

Só que no caso da AMD dizem que o nome do recursos que precisa estar ativo é fTPM. E poderia ser que a Biostar chame mesmo de TPM 2.0.

 

@Guilherme Ribeiro da Silva Poderia tentar ir em Atualização > Recuperação > Inicialização Avançada > Solução de Problema > Solução Avançadas > Firmware e UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ArturRJ disse:

Eae, beleza @Guilherme Ribeiro da Silva ?

 

Qual é o modelo da tua placa-mãe? (Manda completo, com rev. também).

 

 

É uma B450MX-S AM4 da BIOSTAR PCI 3.0

Não sei o que significa REV.

10 minutos atrás, Gui GC disse:

@Guilherme Ribeiro da Silva Pode não ser o caso do Ryzen mesmo, a questão do TPM 2.0. Já vi casos de pessoas que resolveram comprar o modulo de TPM 2.0 e não funcionou em processadores mais antigos, mas dando uma leve olhada os Zen+ tem suporte ao Windows 11. Se fosse um Ryzen 1000 em geral, teria problemas.

 

O básico é disco do boot em GPT, CSM Desligado e Secure Boot ligado. O que pelas imagens da para ver que estão ativos.

 

Só que no caso da AMD dizem que o nome do recursos que precisa estar ativo é fTPM. E poderia ser que a Biostar chame mesmo de TPM 2.0.

 

@Guilherme Ribeiro da Silva Poderia tentar ir em Atualização > Recuperação > Inicialização Avançada > Solução de Problema > Solução Avançadas > Firmware e UEFI.

 

Eu já fiz isso, mas vou tentar de novo.

4 minutos atrás, Catelan disse:

Bom, esse meu (corporativo) também é Ryzen, só que superior. Não manjo deles, mas talvez seja daqueles bugs do Windows 11 com AMD. Talvez tentar atualizar os drivers.

Eu instalei todos os drivers necessários já.

Verifico todos os updates diariamente (Mania do Linux kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Guilherme Ribeiro da Silva disse:

Não sei o que significa REV.

É a revisão da placa-mãe.

Um mesmo modelo pode ter várias revisões, que mudam algumas coisinhas.

 

Enfim, eu olhei no manual da placa, e não vi nada demais.

image.thumb.png.44f534fb0b07448c8aef7ca56e9507d4.png

 

Eu tentaria restaurar as Keys, como explica a seguir:

 

image.png.e54dbde562cfd2cce28015f03d3ba45d.png

 

Se não resolver, tenta resetar a BIOS e configurar novamente.

Por fim, se não der resultado, em última instância, atualiza o firmware (BIOS).

 

OBS: Não utilize o software da biostar para atualizar o firmware. Pegue um pendrive de qualidade e faça a atualização com ele se não quiser correr grandes riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ArturRJ disse:

É a revisão da placa-mãe.

Um mesmo modelo pode ter várias revisões, que mudam algumas coisinhas.

 

Enfim, eu olhei no manual da placa, e não vi nada demais.

image.thumb.png.44f534fb0b07448c8aef7ca56e9507d4.png

 

Eu tentaria restaurar as Keys, como explica a seguir:

 

image.png.e54dbde562cfd2cce28015f03d3ba45d.png

 

Se não resolver, tenta resetar a BIOS e configurar novamente.

Por fim, se não der resultado, em última instância, atualiza o firmware (BIOS).

 

OBS: Não utilize o software da biostar para atualizar o firmware. Pegue um pendrive de qualidade e faça a atualização com ele se não quiser correr grandes riscos.

@Gui GC @Catelan Muito obrigado a vocês os 3 por me terem ajudado e sanado as minhas dúvidas. E peço desculpa por ter incomodado vocês kk.

 

Artur, funcionou. Eu dei um restore nas factory keys, visto que eu tinha lido que era necessário o PK para conversar com o firmware.

Agora aparece como enabled! Muito obrigado mesmo!

 

Tenham um ótimo dia!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...