Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe B560MX-E Pro suporta ventoinhas RGB/ARGB?


Posts recomendados

O manual da placa Biostar B560MX-E PRO mostra apenas três conectores para fans, o CPU-FAN, o CPU_OPT (para bomba de WC) e o SYS_FAN1.

 

Supostamente as espartanas* placas da BIOSTAR são voltadas do mercado coorporativo, onde "frufru" RGB não é prioridade - pelo menos por enquanto. :tw_tounge_wink:

 

 * Repare no circuito de som - canto de baixo, a esquerda; e note que foram suprimidos os capacitors de filtragem.

 

Alternativa.

 

A propósito, a placa indica que pretende usar um i5-11400F ou superior, neste caso procure placas mães com bom VRM, como ASRock B560M Pro4, ASUS TUF B560M, para não sofrer redução de clock devido ao "imbroglio" do Power Limit da 11ª geração.

Sim, são placas mais caras, e farão com que um i5-11400F + B560 adequada seja mais caro que um i5-12400F + H610 que é mais novo e tem desempenho superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Muito obrigado por responder. Eu tenho algumas dúvidas ainda,

10 horas atrás, 1lokos disse:

Alternativa.

Esse controlador serve para botar várias fans quando uma placa-mãe não tem entradas de fans o bastante? A b560mxe pro tem 3 entradas para fans, esse controlador faz com que eu possa ter mais que tres fans, é isso?

 

10 horas atrás, 1lokos disse:

não sofrer redução de clock devido ao "imbroglio" do Power Limit da 11ª geração.

O que seria esse power limit? 

 

10 horas atrás, 1lokos disse:

Sim, são placas mais caras, e farão com que um i5-11400F + B560 adequada seja mais caro que um i5-12400F + H610 que é mais novo e tem desempenho superior.

O que voce recomenda para mim, eu deveria comprar o i5 12400f ou comprar o i5 11400f com ASRock B560M Pro4 ou a ASUS TUF B560M?

 

Eu peço desculpas por todas as perguntas, mas sou leigo sobre tudo isso, de qualquer forma, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Esse controlador serve para botar várias fans quando uma placa-mãe não tem entradas de fans o bastante?

 

Estes controladores permite que usando o controle remoto tenha controle sobre o RGB, além de permitir ligar até 10 fans.

 

Da para ligar mais de um fan no SYS_FAN1? 

Dá , basta usar uma extensão "cabo Y" de 4 pinos, no conector SYS_FAN1 e ligar 2, 3 fans, mas ficará sem controle sobre o RGB.

 

Neste vídeo o cara explica: https://youtu.be/IxznTU-qzUA

 

Sobre o "Power Limit" - para as CPU da 11ª geração uma das soluções da Intel para aumentar a performance foi aumentar a alimentação, mas emitiu informações vagas sobre isso para os fabricantes de placa-mãe, basicamente dizendo que um i5-11400 precisa de apenas 65 watts - o "Power Limit", mas omitindo que com este limite o clock não sobe para os 4.40 GHz anunciados. 

 

Assista este vídeo do Peperaio, onde ele explica o "Power Limit" melhor, note que o clock do i5-11400F foi limitado em quase 1 GHz quando seguindo a especificação da Intel - o Powr Limit em 65 watts.

 

https://youtu.be/zo0jlaVuABg

 

Nos testes do Hardware Unboxed a perda de performance devido a incapacidade da placa-mãe entregar mais de 65 watts chegou a 30% para alguns modelos de placa-mãe ASRrock, não a dados sobre a Biostar, essa placa não é muito usado pelo "mainstrean",  é mais pelo mercado coorporativo (escritórios).

 

No BIOS tem opção de liberar o "Power Limit" para mais de 65 watts, porém se o circuito de VRM da placa-mãe não foi bem dimensionado esquentará demais, o que causa "thermal throttle", o que é quando o CPU esquenta demais e automaticamente diminui a frequência de trabalho para esfriar.

Se você estiver, por exemplo, jogando este "throttle" vai provocar um engasgo na fluidez do jogo.

 

Então, se quiser mesmo o i5-11400F - porque custa mais barato; compre uma ASUS Prime H510M-E - esta custando 590,00., que aguenta bem o "Power Limit" liberado, é a placa-mãe testada pelo Peperaio no vídeo acima.

 

Na minha opinião, mesmo que precise gastar um pouco mais, procure evitar a 11ª geração (ano passado eu evitei quando me inteirei do Power Limit) e compre o i5-12400F.

 

i5-12400F - 1.160,00 (i5-11400F - 940,00)

Gigabyte H610M H para o 12400F - 559,00 (B560MX-E PRO - para o 11400F, estava por 609,00 na T'byte, mas acabou o estoque).

 

Ou seja, o i5-12400F+placa-mãe custa R$ 170,00 mais caro, porém se você comprar a ASRock B560M Pro4 ou a ASUS TUF B560M para o 11400F vai gastar mais do que estes 170,00, pois estas placas custam 950,00 e 1.070,00.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Nossa, você deu uma aula, muito obrigado kkkk

Eu acho que vou comprar o i5 12400f, como você recomendou, mas gostaria de uma placa-mãe que tenha suporte para SSD NVMe gen4, a h610mh não tem, você sabe me dizer uma que tenha?

Essas são as peças que penso para o meu pc:

RTX 3050 palit 

https://www.kabum.com.br/produto/103728/SSD-gigabyte-aorus-gen4-500gb-m-2-NVMe-leitura-5000mb-s-e-gravação-2500mb-s-gp-asm2ne6500gttd?gclid=Cj0KCQjwjIKYBhC6ARIsAGEds-Kmu_tian7WE7bgJuaYRT0Qs6QlcScFpunDa6tG6e_d0Be2WlcYL8gaAjguEALw_wcB

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19510/gabinete-gamer-montech-air-1000-premium-mid-tower-RGB-vidro-temperado-black-atx-sem-fonte-com-4-fans#av_area

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21186/fonte-gigabyte-p550b-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-gp-p550bbr?gclid=Cj0KCQjwjIKYBhC6ARIsAGEds-LNu2L_inLxH5WX31Q1C1IaZgURqScz6qSZ6BhY-Y_Xct-ZXjf9VikaAtTlEALw_wcB

2x8gb DDR4 3200mhz zadak

E claro, o i5 12400f

O que você acha, seria um pc bom? Eu deveria comprar um cooler para a cpu, se sim, qual, de preferência com RGB? O que acha do gabinete, é bom, as fans que vem nele são boas e o suficiente ou eu teria que colocar mais?

Eu acho que é isso, desculpa pela ignorância 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do NVMe Gen4 não sei dizer, não vi diferenças nas especificações do chipset H610 vs B660 neste quesito.

Sugiro fazer outro tópico perguntando especificamente isso, que alguém poderá esclarecer.

 

Não sei da qualidade da fonte Gigabyte, acho que a marca já teve lotes de fontes ruins, prefira uma fonte XPG, Corsair, Superframe, mais conceituadas e recomendadas.

 

O gabinete parece valer o que custa, e tem estilo. O Peperaio falou a respeito na Live de ontem.

 

Se achar que precisa trocar o cooler do CPU, o Deepcool Gammaxx 400XT tem RGB rainbow, o modelo  Gammax 400Gt tem A_RGB.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos

15 horas atrás, 1lokos disse:

prefira uma fonte XPG, Corsair, Superframe,

Ok, vou pesquisar sobre elas

 

15 horas atrás, 1lokos disse:

gabinete parece valer o que custa, e tem estilo

Que bom, menos mal

 

15 horas atrás, 1lokos disse:

Vou comprar esse então

Muito obrigado pela ajuda, eu não saberia de todas essas coisas nem se eu fizesse uma pesquisa por 10 anos do assunto, mais uma vez, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...