Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão e Consumo anormal


Posts recomendados

Placa-Mãe: POS-EINM70CS (Positivo 😒)
Processador: Intel Celeron 1007u 2C/2T
Memória: 1x2gb DDR3L Teikon
Fonte: VS550 Corsair 550w

     Bom, minha placa-mãe 'brickou'(assunto para outro tópico), então estou aqui empurrando um positivo que tinha largado no canto do quarto, questão é: fazia alguns meses que eu não ligava ele, das outras vezes que liguei eu usei a fonte bomba que veio com ele (Fonte positivo 150w) como veio a necessidade de ter um computador e o meu morreu, fiquei refém do positivo. Fui ligar ele com a fonte bomba e não ligou, testei conectar o pino verde com terra da fonte e nem a fan dela rodou, coloquei minha fonte da Corsair e o positivo ligou normal. Porque comentei tudo isso? É um Celeron logo é normal não imaginar desempenho tampouco imaginar temperaturas altas, porém é exatamente o que está acontecendo.
     Como estou usando o SSD que eu usava no outro setup então já tinha uns programas instalados, abri primeiro o HWmonitor para tirar essas duvidas e me deparei com um susto nos sensores:
image.png.54a216654d76b02a996c414d13dc56b7.png

O Celeron cujo TDP é de 17w de acordo com o site do ark.intel chega a pegar a casa dos 40w, o clock ta "normal" mesmo com esse consumo absurdo e por conta do consumo demasiado a temperatura do coitado está chegando na casa dos 70° (é uma placa simples que tem apenas um cooler de 40mm e um humilde dissipador de alumínio).
image.png.bc58e1841368a958725081891d789e96.png
E não só isso mas os sensores de 12v e 5v também estão marcando muito mais do que o "padrão", não é uma diferença chula(pequena variação) é uma coisa absurda na casa dos 30%+
image.png.cc1d5a75687951946e8d15d4313db957.png

12v a 17.84v e 5v a 7.98v

Alguns pontos tenho e muitas duvidas: Já liguei este computador antes usando a fonte de 150w dele, todas as vezes que o fiz foram com Lubuntu no pendrive, em resumo está é a primeira vez que estou rodando um OS Windows nele e da mesma forma é o Windows 10 que eu usava no meu outro computador (Overkill nos 2gb ddr3l), será se por algum motivo o computador puxou esses volts demasiados da fonte bomba logo por isso algo nela queimou? (como eu já disse antes a mesma não da sinal de vida).
   Não acredito que seja erro nos sensores (ao menos de temperatura/watts do processador) já que o calor é perceptível ao toque, um Celeron de notebook de serie 1000 não deveria esquentar desse jeito, nem meu Celeron anterior fazia isso em idle/pouca coisa aberta igual é o cenário atual.
   Não tenho multímetro/voltímetro ou qualquer coisa do tipo e tenho 100% de certeza que minha fonte está boa (estava usando ela até começo dessa semana e nunca tive problemas).
   Quanto a BIOS do Celeron: ele não usa aquela BIOS padrão de computador antigo (azulona) mas as opções são praticamente as mesmas, tirando o fato que eu tenho acesso a mexer no TDP dele entre Padrão, UP, Quieto e Silencioso (não mexi nisso e mantive no padrão), qualquer opção detalhada não existe (mexer nas tensões ou qualquer coisa do tipo). Vide duvidas o menor consumo que eu vejo no HWMonitor é de cerca de 31w quando ele está em 1ghz (1.5ghz é o máximo dele) ou seja nada próximo dos 17w que estão listados no site da Intel.

Edit (Adição): Vale ressaltar que 2 dias atrás cheguei a colocar minha RX 580 no Celeron, mas me assustei ao sentir o backplate quente, minhas fans desligadas e isso tudo apenas na BIOS dele, e levando em consideração esses acontecimentos anormais preferi manter a placa guardada do que colocar aqui para tentar dar um respiro pro computador.
    A placa-mãe não tem nenhum outro conector além do ATX.

    Pergunta é: mesmo eu não usando uma fonte bomba(também não high-end) ela teoricamente é "capaz" mesmo que não especificada de passar essa tensão certo? ou já podemos aceitar o fato dos sensores estarem mentindo? Se de fato ela for capaz disso, tenho algum risco (para a fonte) de continuar usando este computador?(tenho evitado ligar por conta disso, mas não conseguia escrever um tópico pelo celular) a tensão é alta mas o consumo em watts não deve chegar nem perto dos 550w da fonte, certo? Alguma forma de tentar entender o que está acontecendo/resolver caso possível? E quanto ao Celeron... o que seria isso? Podemos só aceitar que isso é o famoso efeito Positivo?

Desculpe por qualquer erro seja de ortografia ou entendimento das coisas.
Desde já agradeço, Felipe (Uber).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...