Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A dúvida é basicamente essa. Seguem alguns detalhes:

Montei um PC recentemente. Depois que liguei, reparei que se eu tocasse em uma parte metálica do gabinete ela dava um pequeno choque nos machucados em minha mão quando eu estava descalço. Não liguei muito. Porém, mudei de cidade e agora o choque está um pouco mais forte, sendo perceptível se eu estiver descalço e encostar uma área pequena do meu dedo na parte metálica do gabinete, mesmo que a pele não tenha machucados. Ressalto que o choque ainda é muito fraco, só de expandir um pouco a área de contato do meu dedo com o gabinete ele já fica imperceptível. Se eu ligar um USB no painel frontal e encostar na outra ponta estando descalço sinto um choque mais forte, suponho que isso ocorra porquê nesse caso há um contato direto com o metal e a área de contato reduz mais ainda. O choque parece ser de corrente alternada, de acordo com o que li em outros tópicos (sensação parecida com uma vibração).

Olhei alguns tópicos parecidos e alguns orientaram a virar a tomada, o que eu fiz. Isso foi efetivo, sem a tomada virada o choque era bem mais forte e ocorria até mesmo com a chave da fonte desligada, agora restou apenas o que eu descrevi anteriormente, um choque muito fraco, que só ocorre com o PC ligado.

Destaco que onde moro não há aterramento. Até mesmo nas tomadas de três pinos não há nem ao menos um fio ligado no pino de aterramento.

Chegando, enfim, à questão.

O choque, como eu disse, é muito fraco e só sinto se tocar no gabinete descalço, o que é totalmente evitável. Gostaria de saber essa situação é normal para uma casa sem aterramento e se isso apresenta risco para o hardware, já que o meu gasto com esse computador foi significativo, o que demandaria uma tomada de providências mais imediata.

Talvez seja útil que eu diga a fonte: Superframe SF-B600FL, 600W.

Desde já agradeço, e peço perdão se eu disse qualquer besteira. Não sou muito entendido do assunto.

Postado

Isso acontece por conta do aterramento da sua casa e não é prejudical para o computador, a menos que a energia se descontrole (o que é difícil).

Também tem a possibilidade de um fio da sua fonte está aberto e está encostando em uma parte metalica.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Luiz FGR Dependendo da qualidade da fonte pode ser prejudicial, até para o usuário. Mas é normal se não tiver aterramento.

Postado

O choque ocorre por que essa fonte foi projetada para ser ligada a uma tomada com aterramento, por isso o plugue tem três pinos. É um item de proteção contra choque elétrico. Providencie o aterramento assim que possível.

• Obrigado 1
Postado

Então, se eu tiver entendido certo, não é um problema imediato, mas existe um pequeno risco de dano ao usuário ou ao hardware, certo?

Agradeço as respostas, e vou tentar providenciar um aterramento assim que possível. O que eu realmente queria saber é se eu deveria parar de usar o computador imediatamente para providenciar uma solução, mas pelo visto esse não parece ser o caso.

Novamente, muito obrigado pela ajuda!

Postado
1 minuto atrás, Luiz FGR disse:

Então, se eu tiver entendido certo, não é um problema imediato, mas existe um pequeno risco de dano ao usuário ou ao hardware, certo?

Agradeço as respostas, e vou tentar providenciar um aterramento assim que possível. O que eu realmente queria saber é se eu deveria parar de usar o computador imediatamente para providenciar uma solução, mas pelo visto esse não parece ser o caso.

Novamente, muito obrigado pela ajuda!

Não precisa ficar sem usar seu pc, os riscos são baixos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...