Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou montando um PC para jogo/trabalho (trabalho com programas adobe, photoshop, illustrator etc)

Estou muito na dúvida de qual processador pegar para não ter dor de cabeça no futuro.

A principio pensei em 2 opções:

i5 12400F + RTX 3060TI

i5 12600K + RTX 2060

Ou talvez um i7.

Sou um pouco leigo nessa questão, se puderem me ajudar com um combo de processador + placa de vídeo que seja um custo-benefício legal, agradeço.

OBS: Meu orçamento para os dois é em torno de R$5000 a R$5300

Postado

Eu acho a opção do 12400F melhor, pois o 12400F apesar de mais fraco, entrega a mesma taxa de FPS nos jogos, e o trabalho de renderização fica para a placa de vídeo.

Postado

Dilema interessante com algumas variáveis.

O ideal seria i5 12600K + RTX 3060TI mas com fica em ~5.700,00 - dependendo da marca modelo da VGA, ultrapassa o seu orçamento.

O i5-12600K será mais interessante para tarefas profissionais como renderização, modelagem, onde os núcleos extras farão diferença.

Para jogos o 12600K rende uns 10% a mais na média  que o i5-12400F (mais em alguns jogos, menos em outros).

Mas como em  jogos a 3060Ti rende até 50% a mais que a RTX 2060, torna o conjunto o i5-12400F + 3060Ti a opção mais interessante.

Porém no quesito preço o conjunto i5-12600K + RTX 2060 fica mais barato uns 1.000,00 - que poderia investir numa boa placa-mãe.

Então poderia começar com o i5-12600K + 2060 e "futuramente" trocar a VGA, porém não espere jogar um Cyberpunk 2077 a 60 FPS, sendo que o i5-12400F + 3060Ti consegue rodar acima. 

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Dilema interessante com algumas variáveis.

O ideal seria i5 12600K + RTX 3060TI mas com fica em ~5.700,00 - dependendo da marca modelo da VGA, ultrapassa o seu orçamento.

O i5-12600K será mais interessante para tarefas profissionais como renderização, modelagem, onde os núcleos extras farão diferença.

Para jogos o 12600K rende uns 10% a mais na média  que o i5-12400F (mais em alguns jogos, menos em outros).

Mas como em  jogos a 3060Ti rende até 50% a mais que a RTX 2060, torna o conjunto o i5-12400F + 3060Ti a opção mais interessante.

Porém no quesito preço o conjunto i5-12600K + RTX 2060 fica mais barato uns 1.000,00 - que poderia investir numa boa placa-mãe.

Então poderia começar com o i5-12600K + 2060 e "futuramente" trocar a VGA, porém não espere jogar um Cyberpunk 2077 a 60 FPS, sendo que o i5-12400F + 3060Ti consegue rodar acima. 

Interessante, estou realmente o i5 12400F com a RTX 3060ti iria ficar um pouco caro.

Mas estou montando aos poucos e pretendo pegar a placa de vídeo na Black Friday, acha que o preço iria ficar mais em conta?

Postado

Pergunto, você vai jogar e fazer live, ou só jogar?

Digo isso que dependendo dos jogos, você jogando e fazendo lives 6/12 núcleos pode ficar na casa de 70% por ai que já considero estar perdendo rendimento da maquina.

Agora se você só joga e não tem intenção de fazer live, pode ir em processador 6/12, outro ponto também é qual monitor, pois você usando um monitor 1920/1080 usa mais processador, se partir pra 2k e 4k já usa mais placa de vídeo do que processador.

Eu, minha opinião, parte pra 8/16 núcleos e procura um processador que tem um single core com mais clock, que vai te ajudar nesses programas que você comentou em usar,

Postado
40 minutos atrás, Eduardo disse:

Pergunto, você vai jogar e fazer live, ou só jogar?

Digo isso que dependendo dos jogos, você jogando e fazendo lives 6/12 núcleos pode ficar na casa de 70% por ai que já considero estar perdendo rendimento da maquina.

Agora se você só joga e não tem intenção de fazer live, pode ir em processador 6/12, outro ponto também é qual monitor, pois você usando um monitor 1920/1080 usa mais processador, se partir pra 2k e 4k já usa mais placa de vídeo do que processador.

Eu, minha opinião, parte pra 8/16 núcleos e procura um processador que tem um single core com mais clock, que vai te ajudar nesses programas que você comentou em usar,

Seria pra trabalho/jogo mesmo, não tenho a intenção de fazer lives.

Meu monitor é full HD, porém 144hz.

Meu medo é pegar um processador com 6 núcleos e dar dor de cabeça com o Photoshop e outros programas.

O meu atual é um i5 7400 e ainda da conta dos programas, mas trabalhar com arquivos muito grande já começa a ter dificuldades.

Postado

se não quer ter dores de cabeça vai pra 8/16 núcleos, ai vai ficar muito e muito tempo sem precisar investir em processador, se ta muito caro veja no aliexpress, lá costuma ter boas promoções.

o seu processador é 4/4 núcleos, se pegar o 6/12 vai ser 2 núcleos físicos a mais só, se vai pegar coisa nova vai pra 8/16 no minimo, minha opinião, tenta ver comparações entre Ryzen e intel, vou falar por Intel que é o que eu coloquei a mão varia vezes, principalmente os I7 de 12 geração, tem os núcleos de baixa e alta performance, esses núcleos de alta performance vão ajudar pra caramba nos seus aplicativos principalmente., quanto maior o clock melhor pra você.

Postado
6 horas atrás, Eduardo disse:

se não quer ter dores de cabeça vai pra 8/16 núcleos, ai vai ficar muito e muito tempo sem precisar investir em processador, se ta muito caro veja no aliexpress, lá costuma ter boas promoções.

o seu processador é 4/4 núcleos, se pegar o 6/12 vai ser 2 núcleos físicos a mais só, se vai pegar coisa nova vai pra 8/16 no minimo, minha opinião, tenta ver comparações entre Ryzen e intel, vou falar por Intel que é o que eu coloquei a mão varia vezes, principalmente os I7 de 12 geração, tem os núcleos de baixa e alta performance, esses núcleos de alta performance vão ajudar pra caramba nos seus aplicativos principalmente., quanto maior o clock melhor pra você.

Realmente, eu dei uma olhada e tem a separação dos núcleos que ajuda bastante.

Únicas peças que peguei do AliExpress foi a memória RAM e SSD. É tranquilo pegar o processador lá? Fico meio que com o pé atras

Postado

é mais tranquilo que as outras coisas, é um item leve e pequeno, poderia ter algum problema se fosse AMD Ryzen, que tem os pinos expostos, mas os intel, já pedi uns 5 lá, fora os amigos que já pediram, procure uma loja confiável de boa qualificação, preferêncialmente 5 estrelas ou perto, 4.8 4.9.
Geralmente eles tiram da caixa e enviam só o processador, pegue um cooler aqui no brasil bom que provavelmente vai vir sem cooler, e opinião minha, cooler box nunca gostei.

Postado
Em 06/09/2022 às 17:36, Natham Nog disse:

Únicas peças que peguei do AliExpress foi a memória RAM e SSD. É tranquilo pegar o processador lá? Fico meio que com o pé atras

Para processador Intel o AliExpress não tem bom preço,* lá é bom para comprar Ryzen.

i5-12600K - 1.854,55  (AliExpress, OEM no blister, sem cooler).

i5-12600K - 1.899,99 - K'bum, P'chau (Box com cooler, garantia, sem risco de taxação).

i5-12600KF - 1.453,29  (AliExpress, OEM no blister, sem cooler) - versão sem vídeo integrado.

i5-12600KF - R$ 1.949,99 - Waz (Box) Preço fora da curva, pois a versão sem vídeo integrado sempre é mais barata, K'bum, P'chau, T'byte não tem no estoque.

* Uma vantagem no AliExpress é para comprar parcelado no cartão, pois os juros são baixos.

É muito raro processador OEM (sem cooler) ser taxado, mas depois da IN Nº 2090 da Receita Federal (o "efeito Havan"), já vi dois casos, um de um Ryzen 2800 usado que custou uns 350,00 e recebeu quase 400,00 de taxas (comprador de MG - ICMS 18%).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...