Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, estou montando meu pc e percebo que a conexão cpu da placa-mãe tem 12 pinos ( 8+4 ), porém minha fonte tem 8 pinos.

Tem algum problema eu conectar só os 8 pinos?

placa-mãe: MSI B660M-a PRO

7C788F94-B0B6-4ABB-83CD-307DEB327754.jpeg

• 1 ano depois...
Postado

Pergunta recorrente, mas sempre há detalhes que passam batidos.

Tive um "acidente" com minha plataforma antiga (i7 8700 x placa-mãe Z370) - atendia bem minha necessidade de trabalho (VMs, banco de dados, desenvolvimento) + jogos recreativos, CS, CS2, e uma listinha mais pesadinha mas que me atendia. Fui "obrigado" a fazer um upgrade ine$perado, o que consegui com os recursos disponíveis foi um i9 11900f e uma placa-mãe Z490 gigabyte (além da questão de procedência dos componentes - não quis me arriscar no ML da vida).
OK, lindo, mas tem um porém.
Minha fonte é um Corsair HX750 titanium, ótima fonte, dá e sobra pra minha config mesmo com placa de vídeo (2070). Mas ela só tem um conector 8 pinos (4+4) para CPU.
Essa placa-mãe tem 8(4+4) + 4 = 12. 
Li em vários lugares que o conector de 8 pinos é suficiente para a maioria dos casos e o pc pode operar "normalmente".
OK, mas estamos falando de uma placa "top" para 10/11a geração, chipset Z e um i9 ... essa combinação segue a linha do "tanca sim, pode ir que vai dar bom" ou vou ter que me desfazer de uma fonte extremamente boa, estável (e cara) e comprar uma outra fonte (cara) ??

Olhando os chipsets "H" da vida, eles tem 8(4+4) pinos e supostamente suportam i9 também. Mas não tem os penduricalhos de uma "Z" - como disse, foi um negócio/oportunidade que caiu como uma luva nos recur$o$ disponíveis, tentei ver possibilidade de uma "H qq coisa" mais processador, mas as opções ou eram muito suspeitas ou além do meu orçamento (como disse, fui obrigado a trocar porque deu problema).

Não faço overclock (além daqueles ajustes pontuais de XMP, ajuste de multiplicador de boost, coisinhas "default" da BIOS). Mas como uso Virtual Machine, numa emulo um determinado ambiente linux, noutra emulo determinado ambiente windows e faço os dois conversarem subindo as duas VMs simultaneamente enquanto o Host tem ferramentas de desenvolvimento para ambos e penduricalhos de trabalho. Dá uma carguinha boa no sistema como um todo.

Alguém tem informações adicionais ? Tipo devo ter visto em algum lugar um cabo que usa o PCIe de placa de vídeo para proporcionar esse cabo adicional de CPU. Adaptador "pero no mucho", é um cabo separado. Adaptador "simples" está fora de questão, prezo por segurança e não quero "ter outro acidente" e ter que gastar mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...