Ir ao conteúdo

Preciso de um roteador ?

Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

O motivo do título desse post é o seguinte...

estou cada vez mais interessado sobre segurança de rede e em computadores em geral, tenho um modem genérico da oi Nokia G 140w H, lendo sobre o assunto e vendo videos do Akita sobre redes  comecei a pensar em comprar um roteador pra mais segurança e privacidade, no meu caso segurança mais de firmware em si que wi-fi ou seja, WPA2 talvez me sirva bem.

Então minha dúvida é se no meu caso uma boa VPN seria mais útil que um roteador, porém como estou gostando do assunto acho que seria legal comprar um roteador até para avançar em estudo de redes.

estou de olho nesse modelo  Roteador TP-Link Archer C64 AC1200 Wireless Gigabit Dual Band 2,4/5Ghz 4 Ant Fixas 5dBi , até então foi o roteador com WPA3 e Firmware atualizado mais barato que achei e só encontro review de indiano na internet, até em inglês está difícil de achar alguma informação relevante, alguém pode me dizer se vale a pena esse roteador ?

Talvez seja relevante >>> Tenho 2 pontos de TV a cabo meu computador e também as vezes um celular conectado ao modem atual da operada.

Postado
1 hora atrás, W46n3r disse:

Acho que se o propósito é avançar em estudo de redes... eu pegaria um roteador em que consiga colocar OpenWRT, e ai você se diverte nele com Firewall, Segurança Wifi, Bridge e uma paulada de outras coisas.

Esse C64 parece que não é suportado... mas o C60 é

https://openwrt.org/toh/tp-link/archer_c60_v2

Pelo que andei pesquisando sobre esse roteador, parece que ele é apenas 10/100, minha internet é de 400 megabits acredito que preciso de um gigabit, essa questão do OpenWRT vou precisar estudar mais sobre, até agradeço pela informação pois eu nem tinha ciência dessa questão kkkk.

Esse roteador aqui >>>> https://www.kabum.com.br/produto/110142/roteador-wireless-d-link-gigabit-ethernet-ac-1200mbps-dual-band-4-antenas-dir-842

seria um bom roteador para "estancar a sangria"  ? Gostaria de um roteador com o firmware meio "mastigado" ou seja pra suprir essa necessidade não ter só o modem da operadora e ai quando eu tiver mais conhecimento ai sim fazer um upgrade pra um mais robusto ( quando eu realmente souber escolher ).

No momento um que gire em torno de R$250 seria perfeito.

Postado
3 horas atrás, W46n3r disse:

Acho que se o propósito é avançar em estudo de redes... eu pegaria um roteador em que consiga colocar OpenWRT, e ai você se diverte nele com Firewall, Segurança Wifi, Bridge e uma paulada de outras coisas.

Esse C64 parece que não é suportado... mas o C60 é

https://openwrt.org/toh/tp-link/archer_c60_v2

Eu pesquisei aqui toda especificação desse DIR-842, uma por uma e acredito que esse seja o melhor pro momento, percebi que ele tem firmware personalizável, vendo o site que você me passou de firmware vi que ele é compatível com OpenWRT, será esse mesmo a minha escolha, já deixo meu agradecimento pela dica vou colocar o tópico como resolvido.

Postado

@Fingerprints Se quer estudar isso seria mais vantagem ter sim um outro computador se tem apenas um. Pode ser um antigo claro. Assim vai aprender mais e com a condição de criar sua rede independente da internet. 

E pode ter sua VPN entre seus micros. Mais instrutivo. Pode usar OpenVPN que tem 20 anos e é grátis e meio que padrão. Pode usar Hamachi da Logme in ao mesmo tempo e usar redes até complicadas. 

Pode usar VirtualBox da Oracle e criar ,aquinas virtuais pequenas em seus micros. Mesmo um Quad Core de 2010 com 4G de RAM pode rodar umas 2 com Linux Ubuntu ou Fedora ou OpenSuse. Ou mesmo Windows XP

55 minutos atrás, Fingerprints disse:

Eu pesquisei aqui toda especificação desse DIR-842, uma por uma e acredito que esse seja o melhor pro momento, percebi que ele tem firmware personalizável, vendo o site que você me passou de firmware vi que ele é compatível com OpenWRT, será esse mesmo a minha escolha, já deixo meu agradecimento pela dica vou colocar o tópico como resolvido

OpenWRT é uma distribuição Linux. Não precisa de um roteador para rodar isso e vai aprender mais se instalr numa máquina virtual ou real aí na sua mesa.

Postado
18 minutos atrás, arfneto disse:

@Fingerprints Se quer estudar isso seria mais vantagem ter sim um outro computador se tem apenas um. Pode ser um antigo claro. Assim vai aprender mais e com a condição de criar sua rede independente da internet. 

E pode ter sua VPN entre seus micros. Mais instrutivo. Pode usar OpenVPN que tem 20 anos e é grátis e meio que padrão. Pode usar Hamachi da Logme in ao mesmo tempo e usar redes até complicadas. 

Pode usar VirtualBox da Oracle e criar ,aquinas virtuais pequenas em seus micros. Mesmo um Quad Core de 2010 com 4G de RAM pode rodar umas 2 com Linux Ubuntu ou Fedora ou OpenSuse. Ou mesmo Windows XP

OpenWRT é uma distribuição Linux. Não precisa de um roteador para rodar isso e vai aprender mais se instalr numa máquina virtual ou real aí na sua mesa.

Obrigado pela explicação, você acabou me esclarecendo bastante coisa, no momento uso o ubuntu 22.04 já " quebrei " ele e reinstalei 700bilhoes de vezes kkk sempre deixo uma maquina virtual com o windows 10, agora fiz uma outra com o mint pra fazer curso de linux no canal curso em vídeo. No caso eu estou querendo aprender muito de uma vez e me perdendo um pouco sem saber pra onde ir kkkk, mas aos poucos vou me acertando, te agradeço muito pelas dicas, no momento de confusão sobre qual o caminho começar a seguir que me encontro, toda ajuda é muito bem vinda. Muito obrigado.

Tenho quase 2 meses de ubuntu na maquina principal, sofrendo abstinencia do windows kkkk quanto mais aprendo mais vejo que tenho bilhões de coisas pra aprender, estou parecendo o Alan do Two and a Half Men na livraria dando ataque de ansiedade porque não tem mais tempo de ler os livros que quer kkk.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!