Ir ao conteúdo

Recomendação de placa-mãe pra Ryzen 5 2600

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Glr, vou montar meu primeiro Pc e tô em dúvida na placa-mãe, olhei algumas indicações aq da comunidade e tal, e tô em dúvida numa coisa. Pelo que eu vi, o suporte pra processador normal das placas b550m é pra geração 3000, 4000, e 5000, mas o meu processador que vou pegar é um r5 2600, porque quero pegar um mais básico agr já q n vou usar tanto, e pegar um r5 5600x ou até um Ryzen 7 dq um tempinho.

No caso, eu vou ter que falar com o fabricante? No caso a BIOS é uma diferente né?

É fácil pedir essa outra BIOS em placas compradas na Aliexpress?

• Solução
Postado

Sim, neste marketplace é até mais fácil do que em certas lojas daqui, basta conversar com o vendedor pelo CHAT.

Cuidado ao escolher o vendedor, verifique a reputação e tempo de atuação.

Se estiver atrás de "barateza" compre a Soyo A520M SY-Dragon - com cupons (veja no YT Guiga Games) sai por 298,00, tem uma boa construção.

Postado

@1lokos assim, o que eu quero não é bem "barateza", eu tô procurando algo que seja bom, capaz de aguentar processadores novos caso eu faça ainda algum outro upgrade (além do 5600x, q acho difícil). Mas claro, se tiver um bom custo-benefício, sempre é melhor.

Ah, outra coisa, caso o vendedor não responda, não mande a BIOS para o meu processador ou algo do tipo, eu consigo fazer isso eu mesmo?

Postado

Citação

... o suporte pra processador normal das placas b550m é pra geração 3000, 4000, e 5000

Mesmo uma placa-mãe B550, exemplo ASUS TUF B550M-Plus (que custa R$ 745,00 no tal marketplalce) pode precisar de atualização de BIOS para usar o Ryzen 5500, 5600, 5800X3D pois estes CPUs foram lançados em Abril deste ano. Depende de qual lote de fabricação é a placa, se mais recente ou mais antigo.

Mas no seu caso é o contrário, a placa-mãe não pode estar com as últimas versões de BIOS, pois nestas BIOS foi excluído o suporte para a "família" Pinnacle Ridge da qual o Ryzen 5 2600 faz parte, supostamente por falta de espaço na memória do chip de BIOS.

Então pode comprar a ASUS TUF B550M-Plus?

Não, porque nenhuma versão de BIOS da suporte ao Ryzen 5 2600, veja aqui:

https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B550M-PLUS/HelpDesk_CPU/

Então, se agradou de algum modelo, vá na pagina do fabricante e na lista "CPU support list" veja se o Ryzen 5 2600 esta incluído antes de  comprar.

Exemplo, a ASUS TUF B450M-Plus Gaming suporta o Ryzen 5 2600 - desde que esteja com o BIOS 0220, pois a versões anteriores.

Já o Ryzen 5500, 5600, 5800X3D - os últimos Ryzen AM4 lançados; precisa atualizar para o BIOS 3211.

https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-B450M-PLUS-GAMING/HelpDesk_CPU/

Sobre você mesmo atualizar o BIOS:

É fácil na ASUS TUF B550M-Plus, basta extrair o arquivo do BIOS num pendrive (formatado em FAT 32) ligar a placa na fonte - sem CPU e memória;  e usar o botão "BIOS Flashback" no painel traseiro da placa.

Já na ASUS TUF B450M-Plus Gaming - que não tem o botão "BIOS Flashback"; é preciso ligar a placa de maneira convencional, usando um CPU de modelo mais antigo e a memória, entrar no setup do BIOS e fazer a atualização por lá.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!