Ir ao conteúdo

Como aumento a frequência do i5-11400F na placa-mãe Biostar B560MX-E PRO?

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Galera tenho um i5 11400f e ele está chegando apenas a 3.5Ghz de clock, as temperaturas estão bem de boa não passam de 62 graus. Podem me ajudar?

image.png.a4ea484358ea5cbae7c088d36decc45d.pngimage.png.bde8de6c6f38267c03917985c9512c2f.png

Segue a imagem da BIOS

image.png.6ba1f8d5839b2a3faecd80a21f828b31.png

• Solução
Postado

@Dratted Se não me engano, está ocorrendo Thermal Throttling com seu processador, em um tópico anterior que fez.

Thermal Throttling basicamente é uma limitação que o circuito de VRM faz no Processador. 

Esse i5 11400f é um cara bem esquentado, visto a má construção dessa BIOSTAR, não é surpresa alguma.

Nesse cenário, aumentar o CLOCK ou Mexer no Power Limit(Nada vai mudar, pois o processador está consumindo o que lhe atende), pode inclusive piorar a situação.

Tente setar as configurações de energia do windows em desempenho máximo, nesse cenário, o clock vai sempre ser travado ao limite. Se mesmo assim abaixar, é limitação de placa-mãe.

Postado

Esse problema com o i5-11400F só vai ser resolvido de fato comprando uma placa-mãe B660 com bom VRM, da ASUS, MSI, Gigabyte, ou ASRock - desta marca a B560M-Pro4 ou superior, as mais simples (HVS, HVD) vão limitar da mesma forma que a Biostar.

Postado

@1lokos tava fuçando na BIOS da placa-mãe consegui alterar um parâmetro aqui e consegui aumentar o clock pra 4.0 e as temperaturas do processador e da placa-mãe estão tranquilas também.

• 7 meses depois...
Postado

@Dratted deixa eu te perguntar você usa/usava o cooler box nessa sua config ai ( i5 11400f + b560 biostar),

tenho essa configuração e cara estou enfrentando problemas de temperatura, eu abro o pc e monitor de temperatura ta me 50º sem nada aberto, quando fico no google fica entre 60º - 65º, quando vou jogar ele fica entre 95º - 100º, uso cooler box, recomenda trocar por um AIR cooler de entrada?

olha essa foto sem nada aberto

474842018_semnadaaberto.thumb.png.9bc249e9ae10955b38d20b539dfe0f3a.png

olha essa 10 seg de stress

93848390_2segstres.thumb.png.6dfc9982b4b7fe6902029295b940ff7f.png

Postado
Em 25/05/2023 às 15:25, Dratted disse:

Mano, compra um air cooler de entrada. O @1lokosconsegue te indicar um bom aí de entrada.

opa mano, eu vi que você conseguiu deixar estavel em 4.0Ghz, o que eu queria saber quantos de vcore você deixou? la no cpu z seria a opcao (CORE VOLTAGE) valeu!

Postado

@Alisson0502 De boa mano, mals a demora. Tô entrando menos no fórum, então vamos lá. Realmente o VRM dessa placa-mãe é bem fraco e não é indicado fazer OC de processador nela. Eu indico você usar ela sem fazer OC, quando eu fiz OC na minha ela começou a ficar muito instável com as temperaturas muito altas e sem um desempenho pra mais que compensasse isso. Indico você utilizar ela em stock mesmo. Eu cheguei a vender a minha placa-mãe da BIOSTAR porque eu queria fazer um overclock e comprei uma outra, mas paguei bem mais por isso. Se o uso do seu PC tiver de boa, não tem porque mexer. Você tem alguma queixa em relação a desempenho?

Postado

@Dratted Não o desempenho está bom para o que eu faço era mais a curiosidade de ver quanto ficaria a temperatura em todo o potencial do boost do processador, mas 1 coisa q eu reparei esse TMPIN1 é normal ficar a temperatura alta?? tipo aquele seu ali ta 72º o meu geralmente fica em 68º. irei estudar a possibilidade de uma b560 mais parruda final do ano quando tenho plano de colocar um 3060.

@Dratted um dia desse estava jogando um jogo mais pesado e ele puxou 4000ghz assim e a temperatura ficou em 70º normal, pelo q eu entendi se eu usar muito o processador  ele começa a puxar mais q os 3,5ghz, n entendo porque ele n fazia isso com o cooler box.

Postado
51 minutos atrás, Alisson0502 disse:

... uma b560 mais parruda final do ano quando tenho plano de colocar um 3060.

Isso não faz sentido, gastar com placa-mãe para ganhar uns MHz a mais de CPU "antigo", seria mais lógico vender o i5-11400F+placa-mãe, e comprar um conjunto novo, como i5-12400F, i5-13400F - esse tem custo beneficio ruim, custa pouca coisa menos que i5-13600KF; ou 5700X que tem preço entre os dois e para jogos rende mais.

Postado

@Dratted aoba man, desculpa a demora, ela e uma b560m biostar. E a minha duvida é uma conf de tensão e frequência para essa cpu, o i5 11400f q fique estavel, eu coloquei 3500 frequência, e coloquei a tensão em 1200 primeiro (n lembro porque mudei) e dps coloquei 1070 mas com essa começou a dar tela azul, ent voltei na BIOS q coloquei em stock, mas agr ele voltou e esta pegando 100grau e puxando 90w. não quero fazer over clock, e ss so baixar a temperatura em uma conf estavel, o que me quebra e saber qual essa conf 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!