Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faz alguns meses que alterei algumas coisas no meu quarto e uma delas foi retirar uma série de gavetas da minha escrivaninha já com a ideia de tirar o PC de cima da mesa (que ocupava bastante espaço) e colocar mais um monitor nesse espaço que se abriria com a mudança. Até então tudo certo, mas de uns dias, venho percebendo que sempre ao jogar um jogo mais pesado (Homem aranha, God of War, Warzone) a lateral do meu pc fica MUITO quente e a dúvida é se com o gabinete nessa posição das fotos, esquenta mais por estar "fechado". Meu gabinete possui 3 fans na frente, 1 fan exaustora atrás e mais 2 fans na parte de cima soprando o ar pra fora. Então fica a dúvida sobre ser viavel ou não a posição atual do pc.

IMG_1293.jpg

IMG_1294.jpg

Postado

Do jeito que esta, esta havendo recirculação, parte do ar aquecido que é expulso de dentro do gabinete esta sendo sugado para dentro pelas fans da frente, junto com ar do ambiente.

Talvez invertendo o fluxo da fans - tem que inverter a posição do fan do CPU cooler também; minimize, pois o ar sendo expulso será jogado para longe da frente do gabinete, tendendo a subir. Vai continuar tendo recirculação, mas provavelmente em menor grau.

É fazer testes repetitivos e anotar os resultados com uma e outra configuração.

Postado
13 horas atrás, 1lokos disse:

tem que inverter a posição do fan do CPU cooler também

Como assim? Fazer o fan do cpu virar exaustor ao invés de empurrar ar no metal? Não sei se é uma medida eficaz, pois o ar não vai passar em toda aleta do dissipador de metal, além disso se o gabinete tiver ar fresco dentro, o ar empurrado será eficaz.

Eu faria um teste trocando o sentido do 1º ventilador de cima frontal somente, acho que já resolve o problema.

Postado
12 horas atrás, Math.Pi disse:

@TKL1 Basta você cortar o fundo do móvel para o ar sair.  Assim evita que o ar fique acumulado ali.

☝️ É o que eu faria também. Usa uma serra copo bem na altura do fan de exaustão e faz o acabamento com lixa. Se quiser deixar profissa, ainda pode selar as rebarbas com esmalte depois.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Mas só de abrir uma parte do móvel já resolve isso mesmo? E se porventura eu tirasse a gaveta de cima (primeira foto) também ajudaria? junto a remoção do fundo do móvel 

• Membro VIP
Postado

@TKL1 Coloque a mão lá dentro. Vai ver que o ambiente todo fica quente. Se você fizer um furo 15cm de diâmetro já ajuda muito. Se você abrir o fundo todo 20x30, 20x40cm, vai melhorar ainda mais. A gaveta de cima só não pode obstruir os coolers do topo.

Postado
4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Como assim? Fazer o fan do cpu virar exaustor ao invés de empurrar ar no metal?  problema.

Não é como exaustor, é colocar o fan do lado oposto, soprando sobre o dissipador:

Fan > dissipador do CPU cooler > frente do gabinete.

Atualmente esta:

Fan > dissipador do CPU cooler > traseira do gabinete.

Assim o fan soprará na mesma direção que estará soprando o fan na traseira depois que inverter, pois deixar um fan soprando contra o outro causa turbulência, o que não é desejável dentro do gabinete.

Seem que parece ter um vidro ou acrílico na frente deste gabinete, não vai adiantar muito inverter os fans, não haverá fluxo.

16 horas atrás, Math.Pi disse:

@TKL1 Basta você cortar o fundo do móvel para o ar sair.  Assim evita que o ar fique acumulado ali.

Depende do que tem atrás do móvel, se for uma parede o buraco no móvel não vai ajudar muito. 😉 

Postado
18 horas atrás, TKL1 disse:

se eu removesse a ultima gaveta restante (primeira foto) acha que mudaria alguma coisa ou só reposicionando as fans mesmo?

A meu ver o problema não são os FAN, mas sim o próprio móvel em si, é fechado e não tem nem ao menos espaço na parte traseira.

Não tem como retirar o ar quente do jeito que está. A solução do Shaman93 é a mais indicada, tire a gaveta mais acima e abra um ou mais  furos na tampa do móvel. Já ví móveis parecidos com o q você pretende fazer que inclusive instalam FAN's adicionais para circular o ar de baixo para cima.

O próprio gabinete é muito fechado, deveria tirar o frontão fechado.

Tire uma foto mais aberta, mas é impressão ou tem um espaço vago do lado esquerdo?

Só complementando, existem acabamentos para furações desse tipo feitas com serra copo, tipo passagens para cabeamentos.

O único problema é a serra copo em sí, não é barata.

Outra informação necessária é saber o tipo de material desse móve:madeira compensada, bruta ou MDF?

Postado

@TKL1  Baixe o HWMonitor, deixe aberto e jogue por uns 20min. Verifique a temperatura máxima que o processador e a placa de vídeo atingiram. Se a CPU e GPU estiverem abaixo de 80ºC, pode ficar tranquilo. 

O mais importante é o ar frio que tá entrando. A lateral do gabinete tá quente porque o ar que tá preso dentro do móvel.

Postado

@PedraX O móvel é de madeira MDF e fiquei pesquisando sobre as soluções que vocês deram e provavelmente devo chamar um marcenereiro que já tenha uma serra copo pra fazer o furo pelo menos no exaustor (ou até mesmo tirar a parte de trás inteira do móvel). Acha que um furos, mesmo que pequenos, na lateral vai ajudar também?

@Diego Both Vou fazer esse teste agora. Obrigado!

Postado
30 minutos atrás, TKL1 disse:

Acha que um furos, mesmo que pequenos, na lateral vai ajudar também?

Sim, mas devem ser feitas na parte inferior para criar uma corrente de ar. Mas como eu disse, infelizmente como parece que o gabinete é mais comprido que a largura da mesa o fluxo de ar vai ficar prejudicado porque a FAN na traseira fica práticamente inoperante . No seu lugar acho que ganha mais se esse gabinete ficar no chão, ou no nível do chão. Aí abriria os furos no tampo, mas acima do local que o gabinete ficar. Além do que na parte prática acho muito ruim perder gavetas dessa forma(gavetas são uma das partes mais caras de uma mesa)

Tire uma foto mais aberta, mostrando a mesa inteira e é bom saber se tem tampo traseiro.

Postado
14 minutos atrás, PedraX disse:

Sim, mas devem ser feitas na parte inferior para criar uma corrente de ar. Mas como eu disse, infelizmente como parece que o gabinete é mais comprido que a largura da mesa o fluxo de ar vai ficar prejudicado porque a FAN na traseira fica práticamente inoperante . No seu lugar acho que ganha mais se esse gabinete ficar no chão, ou no nível do chão. Aí abriria os furos no tampo, mas acima do local que o gabinete ficar. Além do que na parte prática acho muito ruim perder gavetas dessa forma(gavetas são uma das partes mais caras de uma mesa)

Tire uma foto mais aberta, mostrando a mesa inteira e é bom saber se tem tampo traseiro.

Na verdade ainda sobra um espaço legal dentro do móvel (uns 15/20cm) eu que puxo o gabinete mais pra frente na intenção de deixar o ar sair mesmo na parte de trás. A mesa é planejada, por isso pra remover a parte traseira é só com serra e nunca mais conseguirei colocar de volta. Pensei aqui também, colocar o pc no chão e deixar esse espaço aberto (onde fica o pc hoje em dia) seria uma boa opção né? Mas não sei se os cabos chegam. Enfim mano, desde já agradeço sua disponibilidade e atenção por estar me ajudando nesse tanto.

IMG_1301.jpg

IMG_1302.jpg

IMG_1303.jpg

Postado

Agora já foi, mas se desligasse essa k@k@ de RGB para fazer as fotos seria possível ver melhor o interior do móvel. 🙂 

O problema ai não é tão grave como parecia, peça ao marceneiro para fazer uns 3 furos de 120mm* na lateral esquerda, mais próximo da parede e instale fans de 120mm ali, faça um rabicho e ligue num Molex da fonte.

Bonus, vai esquentar os pés quando estiver frio. 😉

* Se não tiver broca nessa medida por ser de 80mm, é fácil achar fan deste tamanho.

Uns dois furos menores atrás da gaveta, e no tampo da mesa ajudam, pode disfarçar na mesa com tampão passa fios.

• Curtir 1
Postado

As gavetas vão até o fundo ? Se tiver espaço entre o fundo dessa gaveta superior  e a "parede", acredito que a melhor solução é abrir um furo de pelo menos uns 6cm no tampo, mais ou menos na posição central  e no fundo do gabinete . Aí coloque um FAN no topo do gabinete(se for possível), mais ou menos alinhado a esse furo(efeito "chaminé forçada)

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

As gavetas vão até o fundo ? Se tiver espaço entre o fundo dessa gaveta superior  e a "parede", acredito que a melhor solução é abrir um furo de pelo menos uns 6cm no tampo, mais ou menos na posição central  e no fundo do gabinete . Aí coloque um FAN no topo do gabinete(se for possível), mais ou menos alinhado a esse furo(efeito "chaminé forçada)

Só pra ver se eu entendi, está me recomendando abrir um furo mais ou menos no fundo do móvel (onde fica a fan exaustora) e junto a isso, trocar a posição de um dos cooler que ficam na parte de cima do gabinete (que também jogou o ar pra fora) fazendo uma delas jogar o ar pra dentro, na direção do buraco? 

1 hora atrás, 1lokos disse:

Agora já foi, mas se desligasse essa k@k@ de RGB para fazer as fotos seria possível ver melhor o interior do móvel. 🙂 

O problema ai não é tão grave como parecia, peça ao marceneiro para fazer uns 3 furos de 120mm* na lateral esquerda, mais próximo da parede e instale fans de 120mm ali, faça um rabicho e ligue num Molex da fonte.

Bonus, vai esquentar os pés quando estiver frio. 😉

* Se não tiver broca nessa medida por ser de 80mm, é fácil achar fan deste tamanho.

Uns dois furos menores atrás da gaveta, e no tampo da mesa ajudam, pode disfarçar na mesa com tampão passa fios.

Essa ideia também me parece boa, e só pra ver se entendi também, está me recomendando abrir 3 buracos de 80mm mais ou menos na lateral e colocar fans que fazem função de exuastão. Junto a isso, fazer mais um furo no tampo lateral da mesa (perto de onde passam os fios) e é isso?

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, TKL1 disse:

está me recomendando abrir 3 buracos de 80mm mais ou menos na lateral

Não exatamente, já que a frente fica totalmente aberta.note tb que não servirá nada, já que a lateral é fechada pelo acrílico

12 horas atrás, TKL1 disse:

trocar a posição de um dos cooler que ficam na parte de cima do gabinete (que também jogou o ar pra fora) fazendo uma delas jogar o ar pra dentro, na direção do buraco? 

Sim, desde que haja o buraco no tampo do gabinete.Faça os buracos na gaveta, pode colocar uma tela para não vazar coisas.O importante é o ar quente ter para onde ir.

Lembrando das aulas de física 2o grau: ar quente sempre sobe(é menos denso que ar frio). O FAN no topo do gabinete é sómente para aumentar a velocidade da vazão desse ar.

Obs: olhando para a foto, acho q você pode deslocar o FAN frontal mais acima e instalar no topo do gabinete, talvez resolva sem precisar dos furos .O grande problema é que o ar não está circulando bem porque ao calor acaba concentrando na traseira do gabinete.

Postado

@PedraX Ultima pergunta meu rei, vamos lá. Estou em contato com o marceneiro e aparentemente a ideia vai ser remover todas as gavetas e a parte lateral inteira deixando assim literalmete uma bancada, só com o apoio em cima e as duas sustentações em cada ponta. Nesse cenário, funciona bem?

• Solução
Postado
16 minutos atrás, TKL1 disse:

Nesse cenário, funciona bem?

Sim, só cuidado para que o tampo não flexione com o peso das coisas, talvez colocando uma tábua como aquela do fundo, é que ao retirar o gaveteiro pode ver que o fechamento do gaveteiro segurava o vão no tampo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!