Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá comunidade ~ (faz um tempinho que eu não posto aqui, peço perdão se meu eu do passado não utilizava o fórum direito e se o meu eu de agora ainda não souber)

Como diz no título, tenho um Xeon E5 2640 V3 e recentemente adquiri uma RX6600M para completar o meu Dragão Chinês. Ao receber a placa, fui desinstalar os drivers antigos (eu possuía uma GTX 750 TI 2GB) utilizando o DDU e em seguida instalei o driver mais recente E recomendado que seria o 5.1. Até aí tudo ocorreu as mil maravilhas, até tinha baixado alguns jogos antes de instalar a placa. Quando fui iniciar o teste de benchmark no primeiro game... *bum* a máquina congelou com aquele zunido horrível que alguns de vocês devem conhecer e ele só funcionava de novo se eu segurasse o Power para desligar total ou tirasse da tomada. Eu logo pensei "puts fiz *****" e corri atrás da internet para encontrar a solução. O que eu cheguei a encontrar foi: Desativar o driver do AMD Crash Defender Service, desativar a aceleração de hardware do navegador e discord, utilizar uma configuração própria na curva do fan (quando chega a 45º já tá em 100%), desativar o ULPS no Msi Afterburner e etc. Até mesmo realizei a instalação de outros drivers enquanto utilizava ela para testar, tanto os mais antigos quanto os mais novos e experimentais. No fim das contas ela acabou demorando mais para me dar o erro, mas ele sempre chegava. Hoje enquanto eu testava umas modificações em um jogo online com um amigo, ele percebeu que minha CPU estava consumindo cerca de 1W a 3W no máximo e isso atiçou minha curiosidade. A CPU estava conseguindo chegar nos seus 30% só com os 3W. Parece que tem algo errado (pelo menos pra mim e pra ele). Desliguei o PC, dei uma olhada nos cabos e tudo ok até que me lembrei que: Eu estou com uma fonte Knup K-522 (pelo menos eu lembro de ser essa) e verifiquei que em alguns posts falaram que ela era uma porcaria e agora estou com dúvida. Será se eu tenho problema na fonte, na GPU ou na CPU? Detalhe: a placa-mãe pede um cabo de energia de 8 pinos para a CPU porém eu só tinha o de 4 para ela e na GPU eu utilizei um adaptador de um cabo de energia de 6 pinos para 8 pinos. Vocês poderiam me ajudar, por favor? ;^; 

placa-mãe: X99-RS9

CPU: Xeon E5 2640 V3 - sem turbo boost

GPU: RX6600M - sem overclock, apenas com fan em 100%

SSD NVMe 1TB

2x8GB RAM

Fonte: Knup K-522

Cooler da CPU: tipo esse aqui ó

Na imagem aí tem a situação da CPU consumindo no máximo 5.99W enquanto eu digitava isso tudo. Mas nos jogos ela vai até 3W antes de o PC simplesmente apresentar problemas.

image.png.a24519c8ceb94b17bd0e0d09f513ae5c.png

Agradeço desde já. E os jogos testados foram Tower of Fantasy (maldito gacha), Assassin's Creed Valhalla, Watch Dogs Legion e Spider-Man Remastered.

Caso o problema seja a fonte, vocês acham que a GP-P450B daria conta?

Postado

@Samuel Patricio eu tambem tenho uma placa de vídeo da amd e tambem enfrento um problema estranho de tipo.. as vezes entro num jogo e começa a partida e o jogo trava e não ha o que fazer alem de fechar o jogo e tentar jogar de novo e olha que meu pc e bom e voce disse que encontrou na internet uma recomendaçao de desativar o AMD Crash Defender Service? na verdade o proprio nome do recurso ja diz que é pra defender seu sistema de problemas graves ate porque no meu pc mesmo as vezes da problema grave de crash e o AMD Crash Defender Service diz que encerrou as atividades pra não ocorrer mais problemas e recomenda reiniciar o pc pra voltar tudo ao normal e sobre fonte as vezes é bom gastar um pouco a mais e pegar uma boa pois eu lembro que ha um tempo atras estava jogando online e levei um baita susto quando a fonte do pc estourou e o pc apagou por sorte ate onde lembro não queimou alguma outra parte do pc

Postado

O certo é você testar a VGA em outro micro, para ter certeza que ela não é a causa do problema, pelo seu relato supõe-se que o micro não dava problema com a GTX 750 Ti.

A 6600M aumentou o consumo e a fonte "bomba" pode estar avisando que vai fazer "AlaruAkibar", mas o QC destas 6600M não é lá grandes coisas, já vi vários relatos de comprou e teve problemas, como solda fria nas memórias, clock travado em 500Mhz... Elas são "a 8ª maravilha" só nos vídeos click bait dos canais de YT "PC do BaraTim.  😉 

Compre pelo menos a fonte Nidus 500W - 80 plus Bronze - 290,00 ou

Fonte Sharkoon WPM Gold Zero, 550W, 80 Plus Gold - 429,99

Postado

Valeu aí gente. Eu vou fazer os testes com a outra placa de vídeo e também em outra máquina para verificar se o problema é na placa ou na fonte. Também vou reativar o driver de crash da AMD (por mais que ele sempre congele o Pc inteiro mesmo com o driver ativo) e vou verificar se o erro continua frequente em versões mais antigas do driver. Nesses últimos dias eu realizei novamente a instalação do driver 5.1 e ele não dava nem 10 minutos de jogo. Enquanto que com o driver 3.1 ele passava de 30 minutos a 1 hora antes de apresentar problemas total.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!