Ir ao conteúdo

Erro de instabilidade Xmp/D.O.C.P

Ir à solução Resolvido por Ricardo Silva Xbox,

Posts recomendados

Postado

Consegui montar meu pc recentemente porém tenho 2x16 gb de 3600mhz da Corsair rodando só a 2333mhz, ja tentei ativar o xmp/docp e até mesmo subir a tensão, porém o pc não da boot ele reinicia 3 vezes e pede pra desabilitar, seria isso uma questão de garantia?

Meu PC

Processador

Ryzen 7 5800x 3D

Cooler

Water Cooler Liquid Freezer ii 280

Placa de vídeo

RTX 3070 ti zotac trinity

Placa-mãe

B550m Tuf Plus

Memória

2x16 Corsair Veagence 3600mhz cl18

SSDs

Sandisk 480gb

Fonte

850w 80plus Gigabyte

Sistema Operacional

Windows 11 Pro

Postado

Já tentou ativar o XMP mas seguir na configuração manual?

Antes de mais nada, aumente a tensão (deve ser v1.45?). Suba a frequência da RAM pra 3600, deixe o Infinity Fabric em auto (é pra ser o dobro automaticamente) e sete os 4 principais timing de memória manualmente deixando o resto em auto.

Se ainda assim tiver problemas, vale testar os modulo individualmente... porque a esta altura vai dar pra desconfiar dos slots ou dos módulos em si.

• Curtir 1
Postado

9 horas atrás, Danis Barsant disse:

informe o modelo completo. 

Eu tentaria ir subindo, de 2400 para 2800 para 3000 para 3200 e então subir manual para 3600

Corsair Vengeance RGB Pro SL DDR4 3600 PC4-28800 32GB 2x16GB CL18 otimizado AMD Ryzen, eu tentei subir para 3000mhz a 1.35v manualmente sem o docp e foi, já não acho que o problema seja a memória

Postado
11 horas atrás, W46n3r disse:

Já tentou ativar o XMP mas seguir na configuração manual?

Antes de mais nada, aumente a tensão (deve ser v1.45?). Suba a frequência da RAM pra 3600, deixe o Infinity Fabric em auto (é pra ser o dobro automaticamente) e sete os 4 principais timing de memória manualmente deixando o resto em auto.

Se ainda assim tiver problemas, vale testar os modulo individualmente... porque a esta altura vai dar pra desconfiar dos slots ou dos módulos em si.

voce quis dizer ativar o xmp mas aumentar mais tensão? ele vem em 1.35v a 3600mhz mas não rola

o maximo que tentei foi ate 1.4v não e arriscado botar 1.45v? pelo menos nessa b550 botei em 3000mhz a 1.35 e o pc aceitou  

não sei se tem haver a BIOS mas acredito que ela esteja na primeira versão

34 minutos atrás, Danis Barsant disse:

@Ricardo Silva Xbox em 2400, ele boota normal? E depois fica sem congelamento? As memórias estão em a2 b2? Vou pesquisar aqui TB

tentei 2666 a 1.20v e 3000 a 1.35 manualmente e deu boot, a tela não congela só o pc que não inicia e sim botei elas no slot 1 e 3,  talvez seja a BIOS que não suporta porque to com ela na primeira versão não sei...

• Curtir 1
Postado

@Ricardo Silva Xbox  não sei se entendi bem

16 minutos atrás, Ricardo Silva Xbox disse:

slot 1 e 3, 

No manual do usuário 1.4 System memory

Para um pente de memória é o b2 então sugiro testar apenas um pente e depois o outro.

Ativa o xmp em 2400, com um pente daria para funcionar. Sem travar. Depois os dois juntos.

19 minutos atrás, Ricardo Silva Xbox disse:

ate 1.4v não e arriscado botar 1.45v?

Sim eu acho não arriscaria mais de 1.35v

Da pra entrar no qvl da placa-mãe em CPU e ver qual a BIOS funciona pois este processador é uma linha mais nova que o 5800. Mas eu atualizaria para a versão estável mais recente mas aí é uma opinião pessoal.

Postado
49 minutos atrás, Ricardo Silva Xbox disse:

o maximo que tentei foi ate 1.4v não e arriscado botar 1.45v? pelo menos nessa b550 botei em 3000mhz a 1.35 e o pc aceitou 

Olha só, em uma das minhas TUF 550 Plus. É a mesma placa-mãe que a sua, mas estou usando a BIOS mais atual.

1542791972_IMG_20221024_2246052.thumb.jpg.d95dc1caa39dc968dd5fc6e5099ccfdf.jpg

Realmente 1.45v seria demais, me desculpe. Faz tempo que não entro na minha BIOS. Aqui estou usando 1.4v porque estou com over na RAM. É 3733Mhz@16

Então, supostamente 1.4v é mais que suficiente pra rodar a sua sem travar. Provavelmente precisa de menos... mas 1.4v não vai estragar seus módulos.

Edit: Me enganei com a frequência do Infinity Fabric também. É metade, não o dobro.

• Confuso 1
Postado
23 horas atrás, Ricardo Silva Xbox disse:

B550m Tuf Plus

BIOS minima Ryzen 7 5800X3D (3.4GHz,105W,L3:96M,8C) ALL2423 , BIOS atual 2803 de abril deste ano, qual a versão da BIOS? Pode ser isso.

Também não encontrei no qvl esses módulos. Se mesmo em 2133 não funcionar, ou devolve, ou vai no forum da ASUS e pergunta sobre essa RAM, 

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

galera peço mil desculpas pela demora pra responder acabei esquecendo, enfim em relação a memória eu consegui resolver, decidi não arriscar a tensão e a solução era boba, simplesmente troquei elas de slot do 1 e 3 pro 2 e 4, vi que nas placa-mãe da ASUS pra ativar o d.o.c.p/xmp só funciona assim. fica a dica!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!