Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ultimamente eu tenho tido algumas duvidas quanto a ventilação, pois pretendo montar um novo PC e gostaria de opiniões quanto a isso. se possível esclarecer algumas dúvidas.

Quanto a fans em geral, o que eu posso estar vendo para escolher a melhor opção para mim, não sei se é só questão de gosto e estética, ou se muda algo quanto a desempenho, (estou de olho nas da AIGO, na aliexpress).

Estou muito em dúvida quanto a usar Air cooler e Water cooler, gostaria de indicações de ambos, pretendo pegar um R5 5600X ou R7 5700X, (não pretendo gastar muito em water cooler, no máximo uns 400).

Quanto a Water cooler, gostaria de saber se os da Rise mode são bons, pois tem baixo custo e tenho duvida quanto a qualidade, também os da Pichau, como exemplo o Aqua 2.

• Solução
Postado

Os da Rise Mode e Pichau são ruins, o da Pichau por ter um controle de qualidade ruim, e o Rise Mode por ter um desempenho pífio.

É melhor você comprar um Gammax 400 com seis ventoinhas Scythe Kaze Flex 1500 RPM.

18 minutos atrás, Julio Jacob disse:

Quanto a fans em geral, o que eu posso estar vendo para escolher a melhor opção para mim, não sei se é só questão de gosto e estética, ou se muda algo quanto a desempenho, (estou de olho nas da AIGO, na aliexpress).

Sim, tem diferença no desempenho. As da Aigo possuem desempenho e durabilidade mais ou menos, não recomendo.

• Curtir 2
Postado

@Julio Jacob Primeiramente, Fans são importantíssimos para o sistema de resfriamento da configuração, não se deve apenas olhar a estética, observe também o RPM(A cima de 1100 é considerado usável), Fans da Aigo não são legais.

Além disso, o uso de water cooler vai depender bastante da placa-mãe que utilizará. Placas sem dissipação no VRM inviabilizam o uso de water cooler's pois acabam resfriando apenas o processador, air coolers resfriam de quebra o processador e o circuito VRM, que, dependendo do modelo do processador, o mesmo circuito pode limita-lo. Por esse motivo, tenha em mente que não se mistura processador HIGH-END em placa-mãe de entrada. 

Pegando esse Ryzen 7 5700x citado, terá de ser uma boa B550(Exceto BIOSTAR, marca horrível) com dissipação no VRM, nesse caso, possibilitaria o uso de Water cooler.

Caso coloque R7 numa a320 ou a520, o processador será capado independentemente do tipo de cooler que estará usando, fato é que nesses casos Air Coolers são menos "fatais", acabam dando uma assoprada no VRM de quebra.

Water coolers da Rise Mode são péssimos, mangueira Dura e péssimo desempenho, um bom air cooler com torre é superior (Gammax 400v2)

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Pepse disse:

Os da Rise Mode e Pichau são ruins, o da Pichau por ter um controle de qualidade ruim, e o Rise Mode por ter um desempenho pífio.

É melhor você comprar um Gammax 400 com seis ventoinhas Scythe Kaze Flex 1500 RPM.

Sim, tem diferença no desempenho. As da Aigo possuem desempenho e durabilidade mais ou menos, não recomendo.

Os Water Cooler da Aigo e Aigo Darkflash também são ruins?

Esse Air Cooler Gammax 400 tem uma outra versão chamada de Gammax 400EX, ele é superior ou tem somente um cooler adicional sem RGB?

qual kit de fans você me recomendaria?

Postado

@Julio Jacob Não recomendo Water cooler's de baixo Custo. Geralmente a construção é pífia, barulhento, desempenho é até mesmo Pior que um Air cooler com torre de 150 reais. 

Esse DarkFlash não é nada diferente, além de ter uma garantia horrível.

Se quer algo duradouro, silencioso, e que traga excelentes resultados, não tem por onde fugir, tem que investir mais. O Mais "baratinho" que eu conheço, que tenha um desempenho aceitável, é o Cooler Master Master liquid. Para esse Ryzen 7, 240mm está bom.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Julio Jacob disse:

Esse Air Cooler Gammax 400 tem uma outra versão chamada de Gammax 400EX, ele é superior ou tem somente um cooler adicional sem RGB?

É melhor.

5 minutos atrás, Julio Jacob disse:

Os Water Cooler da Aigo e Aigo Darkflash também são ruins?

Water Cooler só acima dos 400.

6 minutos atrás, Julio Jacob disse:

qual kit de fans você me recomendaria?

Falando de novo, Scythe Kaze Flex.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@Julio Jacob Primeiramente, Fans são importantíssimos para o sistema de resfriamento da configuração, não se deve apenas olhar a estética, observe também o RPM(A cima de 1400 é considerado usável), Fans da Aigo não são legais.

Além disso, o uso de water cooler vai depender bastante da placa-mãe que utilizará. Placas sem dissipação no VRM inviabilizam o uso de water cooler's pois acabam resfriando apenas o processador, air coolers resfriam de quebra o processador e o circuito VRM, que, dependendo do modelo do processador, o mesmo circuito pode limita-lo. Por esse motivo, tenha em mente que não se mistura processador HIGH-END em placa-mãe de entrada. 

Pegando esse Ryzen 7 5700x citado, terá de ser uma boa B550(Exceto BIOSTAR, marca horrível) com dissipação no VRM, nesse caso, possibilitaria o uso de Water cooler.

Caso coloque R7 numa a320 ou a520, o processador será capado independentemente do tipo de cooler que estará usando, fato é que nesses casos Air Coolers são menos "fatais", acabam dando uma assoprada no VRM de quebra.

Water coolers da Rise Mode são péssimos, mangueira Dura e péssimo desempenho, um bom air cooler com torre é superior (Gammax 400v2)

Os fans da Aigo que estava de olho eram os Aigo AR12 Pro, porém irei ver outros após saber dessas coisas.

De placa-mãe eu não entendo tanto, porém sobre a dissipação no VRM eu sei q é algo bom para se ter, estava dando uma olhada na B450M Steel Legend, não sei se é boa.

Os water cooler de 1 fan são ruins? eu queria um da Cooler Master de 2, porém seu custo é meio elevado, tenho receio de Water cooler de somente 1 fan não ser muito bom para resfriar também, estou vendo muito muitos Air Cooler, como este Gammax que você citou, teria algumas outras indicações que tenham bom desempenho e sejam um pouco mais bonitos esteticamente também, como o Gammax 400EX?

Obrigado! ^^

Postado

@Julio Jacob Não vale a pena um de 120mm. O desempenho comparado a um Gammax 400v2 por exemplo, é próximo (Custando ainda 150 reais a menos). Para valer a pena o investimento, 240mm.

Essa b450 steel legend é um dos poucos modelos baratinhos da  ASRock considerada "bom", apesar de alguns "problemas", principalmente se tratando da BIOS confusa, mas não limitará o processador, eu mesmo tenho uma com um Ryzen 5 5600x por 2 anos e contando.

Se estiver disposto, por um pouco a mais há a ASUS TUF B450, tem a BIOS relativamente mais fácil de mexer, para quem não entende muito: (https://www.kabum.com.br/produto/128436/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b450m-pro-ii-amd-am4-matx-DDR4?gclid=CjwKCAjw79iaBhAJEiwAPYwoCIqusUMcRNDhRNkrXnq4vyD99A_LRGKA47QSU6UJF94o0BH7IRJINRoCookQAvD_BwE) ou ainda melhor: https://www.kabum.com.br/produto/114781/placa-mãe-gigabyte-b550m-aorus-elite-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=CjwKCAjw79iaBhAJEiwAPYwoCCFMqoFf295oKICcWj6a2qyS-spnnCZTKjoeVAXaawT0RZT6sd5ZJxoCjmgQAvD_BwE

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Julio Jacob disse:

... um R5 5600X ou R7 5700X, (não pretendo gastar muito em water cooler, no máximo uns 400).

Além de estar gastando 26% - 53% a mais com os "X" para ganhar 5-6% a mais de desempenho relativo ao Ryzen 5600, faria melhor usando 100~130 destes 400,00 do WC em um bom air cooler e o resto em memória mais rápida, VGA melhor.

• Curtir 2
Postado

Obrigado a todos por me ajudarem e pelas indicações, enfim, com tudo isso em vista, um Air Cooler seria a melhor opção para mim.

Por último, gostaria de saber características essenciais para mim estar pesquisando outros Air Coolers e kits de fans de boa qualidade, fora esses que me foram indicados, estarei dando uma checada antes de concluir a melhor opção para mim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!