Ir ao conteúdo

Pc dando choque mesmo tendo aterramento.

Ir à solução Resolvido por Danis Barsant,

Posts recomendados

Postado

Estou com um grande problema, quando tento colocar mais de um periferico como fone, e uma mesa digitalizadora, o pc apresenta falhas na mesa digitalizadora ou no fone ficando com ruidos e com o som baixo, meu gabinete também tá dando uns choques mais ou menos fortes, uso aterramento mas mesmo assim dá choque. 

Obs: eu puxo uma extensão da cozinha que é onde tá o aterramento.

Uso um monitor também, e quando tento ligar um ventilador ou até o roteador, o monitor fica piscando e o pc dando umas delisgadas fora os choques que tomo kkkkkkk

Uso filtro de linha com dps também, porque sou do interior e as tomadas tem apenas 220w, n sei se o problema é esse ou é outro.

Minha conf...

A320M S2H v2 da china

Um Athlon 200ge

8gb de ram

Um gabinete da TGT 250

Uma fonte da gamemax 400w 80plus bronze pcf ativo...

E o cooler é o normal da amd

Já a placa de vídeo q tá pra vim, é uma rx 580 8gb

Não sei nem se vou poder usar a cpu e o monitor no mesmo filtro de linha kkkkk

• Membro VIP
Postado

@Steve_autista Bom dia bem vindo

A tomada é 220 volts (fase + fase) 110 volts  + 110 volts, ou (fase + neutro) 220 volts + 0 volts?

Verifique se não está tendo fuga de tensão pelo fio terra.

Um dia  aconteceu em casa um problema por falha minha e o fio do chuveiro derreteu um pouco e acabou derretendo junto o fio de aterramento e estava mandando 110 volts pelo terra

Só descobri quando estava usando o fogão e estava dando choque 🤣

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Fredericobom dia man, obrigado

fase + neutro, o padrão da tomada ainda era de 2 pinos, mas troquei hoje para a de 3, porém um pino ficou sem fio, já que n tenho nenhuma experiencia nisso kkkkk. Pelo o que me disseram o fio terra está conectado em algum desses dois fios fase ou neutro.

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Steve_autista disse:

@Edvaldo J. Fredericobom dia man, obrigado

fase + neutro, o padrão da tomada ainda era de 2 pinos, mas troquei hoje para a de 3, porém um pino ficou sem fio, já que n tenho nenhuma experiencia nisso kkkkk. Pelo o que me disseram o fio terra está conectado em algum desses dois fios fase ou neutro.

O correto é ter um multímetro para fazer esse teste.

Provavelmente está invertido a polaridade da tomada, fase com o neutro.

Tente inverter para ver se para o choque.

tomada-padrao.jpg

Se não tiver aquela chave de teste, compre que é muito barato.

como+usar+chave+de+teste.jpg

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Steve_autista disse:

Então está errado. Fio terra é no meio, se não tiver assim você não tem aterramento. O neutro também precisa estar na posição correta, se estiver invertido pode causar choque. E não é correto usar terra como neutro, isso pode até causar problemas aí na sua rede.

posicao-correta-tomada.jpg

• Curtir 1
Postado

@Danis Barsant ai que tá o problema mano, na minha cidade não há eletricistas profissionais, na verdade tem e ele é meu pai kkkkkk porém por uma ordem judicial ele não pode chegar perto de onde moro, e a maioria dos eletricistas aqui só sabem fazer gambiarras

@Edvaldo J. Frederico tabom já já eu vou descer no centro e compro.

@GuilhermeGB posso mandar foto pra vocês verificarem? É meio complicado fazer as coisas assim kkkkkk

• Curtir 2
Postado
28 minutos atrás, Steve_autista disse:

o padrão da tomada ainda era de 2 pinos, mas troquei hoje para a de 3, porém um pino ficou sem fio, já que n tenho nenhuma experiencia nisso kkkkk

Então não tem aterramento... O aterramento é uma conexão do 3o pino com uma haste de cobre, que deve ficar enterrada alguns metros no chão, tudo de acordo com a norma (tamanho e espessura da barra, profundidade, bitola do fio, características da caixa de inspeção, etc.).

8 minutos atrás, Steve_autista disse:

na minha cidade não há eletricistas profissionais, na verdade tem e ele é meu pai kkkkkk

Carneiros/AL? Um município de 9000 pessoas tem 1 único eletricista? Estranho...

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Ah sim cara. Desculpa por te fazer mencionar isso. Mas assim, instalar uma tomada de três pinos, com aterramento não é tão díficil , não sou eletricista, mas eu que fiz o meu aterramento kkkkk a unica tomada de casa realmente aterrada as outras de tres pinos o terra é fake XD , é uma barra de cobre enfiada na terra bem fundo, com um fio que leva até a tomada, se for para essa instalação ai sim qq eletricista consegue te ajudar, e recomendo que use seu pc com tomada 3 pinos aterrada de verdade, isso pode lhe poupar perca das peças e até mesmo tirar esse choque que voce toma, eu uso o pc descalço e não dá choque. 

Acho legal o que o edvaldo postou, essas chavinhas de teste são baratinhas e é uma boa para testar se o aterramento está ou não passando corrente. 

Boa sorte. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Steve_autista disse:

@Danis Barsant obrigado amigo irei tentar fazer isso, mas enquanto não faço vou ter que ficar sem o pc 😕 XD.

Recomendo você a seguir os canais Engehall, EletricityLeonidas Borges Elétrica, Canal Letra J entre outros, esses canais não são meus e nem sou pago para fazer propaganda para eles.

Só que é bom acompanhar para ganhar conhecimento na elétrica, eu também não sei de uma monte de coisa, não sou eletricista profissional  e estou sempre assistindo os vídeos desse pessoal.

Não é tudo que da levar no pé da letra por motivos financeiros, mais algumas coisas da para levar como por exemplo não fazer esse tipo de instalação.

Na foto de baixo essa pratica pode provocar choque elétrico.

gambiarra-01_Olho$$0.webp

A foto de baixo possui 6 erros:

Primeiro: Os disjuntor está muito próximo do consumo da instalação elétrica, só o chuveiro na posição inverno consome 36 amperes, se junto do chuveiro você ligar um air frayer facilmente vai ultrapassar os 40 ampéres.

Segundo. Fio de 6 milimetros suporta 36 amperes no máximo, ligando toda instalação nele você está perdendo rendimento do que estiver ligado na sistema elétrico.

Terceiro. A interruptor da tomada tem que estar ligado na fase e não no neutro para evitar tomar choque ao trocar a lâmpada.

Quarto. O fio verde é usado apenas para fio terra e vermelho para fase.

Quinto. Não se de ligar o fio de aterramento do chuveiro no neutro da instalação.

Sexto. Esse adaptador de tomada de 10A para 20A não é recomendado porque corre o risco de derreter a tomada se o consumo da tomada ultrapassar 10A da tomada.

maxresdefault.jpg

É graças a esses canais de eletrônica que a gente consegui achar esses erros.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!