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Postado

Boa tarde pessoal!

 

Gostaria de uma grande ajuda, caso alguém saiba me ajudar a sanar o problema.

 

Onde trabalho, a rede cai ou fica lenta constantemente, e ainda não soube identificar o foco do problema.

A rede é toda DHCP com switches e patchpanels para distribuição nos andares.

Contando também com um load balance TP-Link para o controle de tráfego, é uma internet de 300mb dedicado da Ligga Telecom.

Para rede Wi-Fi, possuímos 16 AccessPoint’s A310 da Intelbras, mas que aparentemente não estão suprindo toda a demanda, ou, o problema não está neles.

 

Caso alguém consiga me ajudar a identificar o problema, ou tenha alguma dica para solucionar o caso, fico imensamente agradecido.

 

Desde já, obrigado!

  • Membro VIP
Postado

É preciso verificar, porque podem ser diversos os motivos de problemas de performance.

 

O mais comum é ter muitos clientes em um AP e poucos em outros por exemplo.

 

Postado
Em 10/11/2022 às 17:13, Th0rynn disse:

Onde trabalho, a rede cai ou fica lenta constantemente, e ainda não soube identificar o foco do problema.

 

O que é "cair uma rede"?  O que acontece? A rede existe só para acessar a internet?

Quantos são os servidores DHCP? Quantos são os roteadores? Como estão conectados?

 

  • 3 semanas depois...
Postado

@arfneto

A rede é formada pelo Modem da operadora (core), que conecta num Load Balance, e dele vai pro primeiro switch de distribuição, e assim sucessivamente por 8 andares, conectando 1 ponta do cabo na saída do switch e levando até outra.

Nisso, a rede de cabeamento é feita normalmente, saindo do switch e indo até a entrada da porta na parede das salas pra conectar os cabos de rede.

Também, os cabos que são conectados nos access points saem do switch também.

 

A rede é toda em DHCP, com a maioria das máquinas dos colaboradores configurada com IP Fixo pra não dar conflito.

  • Membro VIP
Postado

@Th0rynn Boa tarde

 

Aqui no meu serviço temos por volta de 9 switchs espelhados pela empresa, mais 5 no CPD todos da 3com, Dell e HP 16 portas.

E em alguns lugares alguns encores de  portas.

Já fazem alguns anos e tivemos o mesmo problema de lentidão que não achávamos de forma alguma, se certo dia tivemos que desligar switch por switch até achar o problema, e o estava em um desses switch da encore. 

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E principalmente na produção 99% dos cabos de rede são todos blindados.

Cara você vai ter que fazer o mesmo, vai desligando swith por switch até achar o problema.

As vezes até um PC conectado pode matar tudo.

 

Postado

@Cadu Campos 

Fala mestre, beleza e ai ?

 

O LB é um TP-Link R470T, com apenas o modem da operadora de internet conectado nele.

A partir dele, sai um cabo de rede CAT6 para o switch da sala, que distribui para o switch do andar, e assim sucessivamente para os próximos 6 andares.

 

Detalhe, cada andar tem pelo menos 1 switch Enterasys A2H124-24.

Postado
2 minutos atrás, Th0rynn disse:

O LB é um TP-Link R470T, com apenas o modem da operadora de internet conectado nele.

A partir dele, sai um cabo de rede CAT6 para o switch da sala, que distribui para o switch do andar

 

Se sua rede interna não passar de gigabit esses cabos CAT6 são desnecessários mas mal não vão fazer exceto pelo trabalho maior de passar pelos dutos e pelo custo dos cabos e terminais CAT6.

 

Sobre esse R470T (seria o TL-R470T+?), direto do manual

 

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Esses switches estão ligados em cascata??? 

 

Deve ligar todos em paralelo, ou o máximo deles em paralelo. quantas redes IP são? E o wifi como está ligado nisso?

 

 

Postado

@arfneto

 

Bom dia rei!

 

Sim, este é o LB (TL-R470T+).

Creio que não estejam ligados em cascata, teria uma forma de descobrir isso ? Alguma configuração ou algo assim ?

Postado

@Th0rynn Mas você disse que os cabos vão passando de um pro outro. Isso seria ligar em cascata. E é ruim, muito ruim

 

Você deve ter um switch no primeiro nível e dele sai UM CABO PARA CADA SWITCH. Se não pode por impossibilidade física divida o mínimo possível. 

 

Por exemplo 3 cabos, um para o 2 e um para o 4 piso... Ou no mínimo um cabo para o 4 piso direto.

Postado

@Th0rynn Bom dia!

Neste caso seu problema está no seu load-balance, o mesmo tem portas somente de 100mb e com troughput de até 95mb em nat ou seja, o mesmo está atingindo 100% de cpu e também 100% de banda pela limitação de suas interfaces. Recomendo instalar um software de monitoramento gratuito (PRTG vai até 100 sensores free) para confirmar isto, mas recomendo realizar a troca para um load-balance mais robusto ou um roteador de borda (mikrotik).

 

att;

Postado

@Cadu Campos @Cadu Campos

Bom dia!

 

Entendi!

Saberia informar se possui algum tutorial para a instalação do PRGT(Como instalar, onde instalar, etc) ?

Também, teria algum exemplo de roteador de banda nesse caso ?

 

Desde já agradeço toda a ajuda!

Postado

@Th0rynn O PRTG é bem explicativo, pode-se instalar em uma máquina windows desktop ou server, vai depender de qual forma vai ser utilizado este monitoramento. 

Recomendo mikrotik, roteador de borda robusto que tem diversos recursos, porém, tem de ter um conhecimento para configurar.

 

att;

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