Ir ao conteúdo

Não sei como funciona instalação do Windows no SSD novo

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Então, eu estou pensando em comprar um SSD novo para fazer uma melhoria no meu notebook, mas eu tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Windows no SSD.

Primeira dúvida: Quando eu instalar o Windows no SSD, o Windows instalado no SSD vai ficar somente nele ou o Windows vai ser colocado no sistema?

Exemplo: estou com o Windows 11 no meu notebook mas eu vou instalar o Windows 10 no SSD, após acabar o meu sistema vai ficar com o Windows 10 ou somente o SSD vai ficar com o Windows 10?

Segunda dúvida: Se eu instalar o Windows no SSD, o meu notebook vai formatar para instalar o Windows ou ele vai instalar sem formatar o notebook?

Postado
4 minutos atrás, César Briop disse:

Exemplo: estou com o Windows 11 no meu notebook mas eu vou instalar o Windows 10 no SSD, após acabar o meu sistema vai ficar com o Windows 10 ou somente o SSD vai ficar com o Windows 10?

O "sistema" que você se refere fica dentro do SSD quando você instalar no novo SSD ele vai ficar somente com Windows 10.

6 minutos atrás, César Briop disse:

Segunda dúvida: Se eu instalar o Windows no SSD, o meu notebook vai formatar para instalar o Windows ou ele vai instalar sem formatar o notebook?

Ao instalar o Windows no SSD o mesmo precisa estar vazio, então ele é formatado.

Postado

Então, se eu entendi, se eu instalar o Windows 10 no SSD, o Windows 10 vai ficar somente nele, no SSD e o meu notebook vai continuar com o mesmo Windows o Windows 11?

(desculpe, sou lerdo)

3 minutos atrás, César Briop disse:

mandei duas vezes, a de baixo é a correta!!!

12 minutos atrás, JochenO disse:

O "sistema" que você se refere fica dentro do SSD quando você instalar no novo SSD ele vai ficar somente com Windows 10.

Então, se eu entendi, se eu instalar o Windows 10 no SSD, o Windows 10 vai ficar somente nele, no SSD e o meu notebook vai continuar com o mesmo Windows o Windows 11?

(desculpe, sou lerdo)

• Moderador
Postado

@César Briop Deixa eu ver se entendi o problema.  Você tem um notebook com um HD normal com o windows 11 instalado,  mas vai comprar um SSD novo.  Certo? 

Pelo que me lembro se você colocar o novo SSD e instalar o windows 10 nele, enquanto outro que já tem o sistema instalado,  vai ocasionar um dual boot, onde vai ter uma lista pra escolher qual windows quer acessar.  

Para evitar isso, 

Retira primeiro o HD com esse windows 11. 

Instala o SSD, instala o windows 10 no SSD.

Dessa forma você vai ficar com o sistema windows 10 como padrão no SSD.  

Desliga o notebook, pluga o HD normal com o windows 11, e depois entra no seu windows 10. 

Acessa o HD com o windows 11, salva o que tiver que salvar para o seu SSD e formata o HD com o windows 11. 

Corrijam-me se eu estiver enganado  rsrs faz muito tempo que não lido com esse tipo de coisa.

Postado

@DiF O notebook já tem um SSD de fabrica, e eu quero colocar um outro SSD pois o notebook permite ter dois armazenamentos internos, um que vem de fabrica e outro compartimento para caso eu queira colocar mais um SSD ou HD, nesse compartimento eu tenho um HD, e quero trocar por um SSD

• Moderador
Postado

@César Briop Então,  presumo eu, que seu windows 11 está instalado no SSD que veio de fábrica certo?  Basta remover  HD normal  e substituir pelo novo SSD.  Você não precisa instalar o sistema novamente. No caso o próprio windows já vai reconhecer o SSD como uma nova unidade.  

Por garantia,  depois que instalar o SSD novo(vazio) entra na BIOS e verifica se ele está sendo reconhecido...  

PS: Caso o windows não reconheça a unidade,  entra no gerenciador de discos, e veja se está ali, se tiver, mas não está sendo reconhecido, basta atribuir uma letra pra unidade que ele volta ser a reconhecido.

Postado

@DiF Ok, valeu meu mn, deixa eu ver se entendi, se eu comprar um SSD novo ele ja vai ser reconhecido automaticamente, mas caso não seja, é só eu atribuir uma letra para a unidade, certo?

ahh e uma observação: Eu nunca instalei o Windows no HD que já está no meu notebook, esse HD era do notebook antigo do meu irmão, o HD ja veio de fabrica com esse Windows. 

• Moderador
  • Solução
Postado

@César Briop Geralmente quando coloca um novo HD ou SSD em um computador/notebook,   ao entrar no windows, ele automaticamente já reconhece como uma nova unidade. Ele mesmo atribui uma letra pra unidade,  de praxe, EU sempre formato a nova unidade, antes de instalar alguma coisa ou jogar arquivos pra dentro dele.

Mas eventualmente, PODE ocorrer, onde o novo HD ou SSD não ser reconhecido como unidade, mas pelo gerenciador é possível ver que tem espaço não alocado. Nesse caso, basta selecionar a unidade com espaço não alocado e atribuir uma letra, daí ele vai ser reconhecido.  Mas esse procedimento só deve ser feito  SE e SOMENTE SE a unidade não for reconhecida. 

Certifique-se de queo  windows que você está usando no caso a unidade  " C ", seja o SSD. Sendo assim,  só remove do seu notebook o disco rígido, e coloque o novo SSD.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...