Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Até tinha criado a uns meses atrás um tópico parecido com esse mas não tinha incluso o 3600, e como não achei o link resolvi criar novamente se baseando também nas ofertas desse fim de mês

Estou na dúvida em comprar o Ryzen 5 3600, 4500 ou o 5500. Como sou leigo acho que o r5 5500 deve ser o melhor (me baseando em vídeos de comparação no YT) mas as vezes os detalhes fazem diferença.

Por exemplo na kabum o r5 3600 ta de 823,22 por 589,99 reais e o 4500 ta de 729,40 por 499,99. porque o 3600 na teoria é mais caro que o 4500? Sendo que ambos tem 6 núcleos e 12 threads é essa memória cache de 32MB que faz essa diferença de preços ou tem outros fatores?

E sobre o 5500 estou ainda na expectativa de uma promoçãozinha até o fim desse mês, pois ele ainda se encontra com o preço normal.

O meu foco é para jogos, principalmente de fps e jogos de mundo aberto no qual gosto bastante. Quero gastar de 500 a 650 reais.

O resto do meu PC

placa-mãe: ASUS EX-A320M Gaming

2x4GB 2666mhz Memória Corsair Vengeance LPX

Fonte: CX 450w Corsair

Placa de vídeo: GTX 1650 Super SC Ultra Gaming EVGA NVIDIA GeForce

Minha placa-mãe e a fonte são compatíveis com esses processadores?

Então, dentre o Ryzen 5 3600, R5 4500 e R5 5500. Qual desses é melhor para jogos? 

Postado

@C.R.E.A.M. Bom dia! Fazendo Benchmark dos 3, a diferença é pouca, mas logicamente o Ryzen 5 5500 por ser mais recente e uma tecnologia mais nova, leva vantagem quanto aos demais. A questão de preços também é muito importante, eu quando comprei o meu optei pelo Ryzen 4600G porque estava muito mais barato que o 5600G, pesquise bem, creio que com sua GTX 1650 Super, eles não farão tanta diferença em FPS, todo aguentam os jogos muito bem, se conseguir em uma promoção boa o 5500 melhor, se optar por economizar vai dar bom também! OBS: o melhor para jogos é o 5500 sim. o 3600 é mais caro pela questão de mercado e também pela linha um é 500 o outro 600.

• Obrigado 1
Postado

Para combinar com a GTX 1650 compre o Ryzen 3600, pois custa mais barato que o 5500 - rende uns 10% de FPS a menos.

Mas se o 5500 aparecer por uns 650,00 compre ele, tem que ficar de olho nas Lives da P'chau, T'byte.

Na Live da última sexta feira a P'chau vendeu 40 unidades do Ryzen 5 5600 por R$ 599,00,00.

• Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, Henrique Wenning disse:

@C.R.E.A.M. Bom dia! Fazendo Benchmark dos 3, a diferença é pouca, mas logicamente o Ryzen 5 5500 por ser mais recente e uma tecnologia mais nova, leva vantagem quanto aos demais. A questão de preços também é muito importante, eu quando comprei o meu optei pelo Ryzen 4600G porque estava muito mais barato que o 5600G, pesquise bem, creio que com sua GTX 1650 Super, eles não farão tanta diferença em FPS, todo aguentam os jogos muito bem, se conseguir em uma promoção boa o 5500 melhor, se optar por economizar vai dar bom também! OBS: o melhor para jogos é o 5500 sim. o 3600 é mais caro pela questão de mercado e também pela linha um é 500 o outro 600.

Muito obrigado pelas dicas, vou analisar bastante durante esse resto de mês.

1 hora atrás, 1lokos disse:

Para combinar com a GTX 1650 compre o Ryzen 3600, pois custa mais barato que o 5500 - rende uns 10% de FPS a menos.

Mas se o 5500 aparecer por uns 650,00 compre ele, tem que ficar de olho nas Lives da P'chau, T'byte.

Na Live da última sexta feira a P'chau vendeu 40 unidades do Ryzen 5 5600 por R$ 599,00,00.

Obrigado pelas dicas

@Henrique Wenning @1lokos  Agora sobre a minha placa-mãe e fonte, vocês acham são compatíveis com esses processadores? 

Postado
1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

Agora sobre a minha placa-mãe e fonte, vocês acham são compatíveis com esses processadores? 

A placa-mãe ASUS EX-A320M Gaming suporta estes CPUs,  mas precisa atualizar o BIOS para a última versão, que é a 6042.

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/expedition/ex-a320m-gaming/helpdesk_cpu/

A fonte CX 450 é OK para a GTX 1650.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, Henrique Wenning disse:

Hoje o 4600G e o 5600G está uma diferença de 200,00 reais, qual compensa mais?

Postado

@Fabinho0725 Em termos de custo-benefício o 5600G sai na frente, não tanto pela CPU que dá uns 5% só de diferença, mas sim o clock da gpu que pode chegar a 1600mhz a mais. Mas se for utilizar com vídeo dedicado, recomendo não pegar da linha G mas sim os normais ou a linha X se não estiver muito acima o preço.

• Curtir 1
Postado
Em 14/11/2022 às 15:45, 1lokos disse:

A placa-mãe ASUS EX-A320M Gaming suporta estes CPUs,  mas precisa atualizar o BIOS para a última versão, que é a 6042.

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/expedition/ex-a320m-gaming/helpdesk_cpu/

uma dúvida bem iniciante até rs

mas por eu ter uma placa-mãe ASUS ex a320m (por ser uma placa-mãe simples), eu perco desempenho do r5 5500 qd tiver jogando? Lembrando que não tenho interesse de oc do processador no momento. 

Postado
31 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

mas por eu ter uma placa-mãe ASUS ex a320m (por ser uma placa-mãe simples), eu perco desempenho do r5 5500 qd tiver jogando?

Não. Se a placa-mãe tem o VRM que atende a demanda do processador tanto faz o chipset este funcionar como deve.

A mudanças no chipset dão mais conectividade, mais barramento, mais ajustes - ex. overclock de CPU, memória... e de modo geral placa-mãe com chipset mais caro oferece melhor construção, como VRM com mais fases, dissipadores avantajados.

Veja - aos 1:47 a performance de um 5600X numa A320M-K e numa B550M-A - foi praticamente a mesma, aliás no Cinebench R23 (4:05) pode-se dizer que na A320 ganhou.

• Obrigado 1
Postado
Em 18/11/2022 às 15:53, 1lokos disse:

Não. Se a placa-mãe tem o VRM que atende a demanda do processador tanto faz o chipset este funcionar como deve.

A mudanças no chipset dão mais conectividade, mais barramento, mais ajustes - ex. overclock de CPU, memória... e de modo geral placa-mãe com chipset mais caro oferece melhor construção, como VRM com mais fases, dissipadores avantajados.

Veja - aos 1:47 a performance de um 5600X numa A320M-K e numa B550M-A - foi praticamente a mesma, aliás no Cinebench R23 (4:05) pode-se dizer que na A320 ganhou.

Muito obrigado

Postado

Olá, boa noite. 

Pegando o gancho do colega, também gostaria de tirar dúvidas sobre qual placa de vídeo mais apropriada, mas no meu caso é para  notebook completo. 

O uso é para jogos *intermediários* e as alternativas são:

Melhores preços:

i5 1135G7 X Ryzen 5 5500U

Preços mais elevados caso as duas anteriores sejam insuficientes:

i5 1235U X i7 1165G7 X i7 1135G7

https://www.lenovo.com/br/pt/laptops/ideapad/serie-300/IdeaPad-3-15ALC6/p/82MF000ABR

https://www.lenovo.com/br/pt/laptops/ideapad/serie-300/IdeaPad-3-15ITL6/p/82MD000JBR

https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x513ea.html

https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x1502za.html

Meu conhecimento não passa do básico, então aceito sugestões, considerando que estou planejando gastar na faixa de 3 mil. 

Postado
Em 14/11/2022 às 15:45, 1lokos disse:

só uma dúvida aqui eu posso baixar logo a versão mais recente da BIOS? ou tenho que baixar e instalar as anteriores?

-----

Bom, já atualizei pra versão mais recente (ainda estou usando o processador antigo mas já vou colocar o novo), é normal quando atualiza a BIOS assim a configuração da memória ta diferente como era antes? Eu tinha um profile 1 ativado (Quando atualizei a BIOS fico desativado) e nesse profile estava configurado como esta na foto abaixo. E outra dúvida também aproveitando aqui, minhas memórias são 2666mhz, mas porque esta aparecendo 4096mb 2133mhz? sendo que elas são 2666, é normal?

20221122_213502.jpg?1669164217

20221122_213400_HDR.jpg?1669164100

Postado

@C.R.E.A.M. Nas placas-mãe ASUS pode atualizar direto, uma vezfiz atualização e pulou umas versões também.

O bom é que não precisa usar pendrive, a placa-mãe conecta no servidor da ASUS e baixa a versão mais nova nela mesmo e instala.

Quando atualiza a BIOS, as configurações são resetadas, pelo menos eu notei isso na minha A320 nas duas vezes que fiz o procedimento.

3 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

mas porque esta aparecendo 4096mb 2133mhz?

É estranho o DRAM Status mostrar isso.

Mas 4096MB seria a referência para 4gb de ram.

Já o 2133Mhz não deveria aparecer se suas duas memórias é de 266Mhz.

Vi isso aqui antes e o amigo @1lokos deu uma boa resposta, mas vou complementar.

Em 18/11/2022 às 15:24, C.R.E.A.M. disse:

uma placa-mãe ASUS ex a320m (por ser uma placa-mãe simples)

Essa EX-A320M da ASUS não é uma placa-mãe simples, me lembro da primeira vez que vi falar sobre ela, e já era dito ser melhor que outros modelos de A320, e inclusive trazendo o diferencial de permitir OC no processador.

Claro que tem outras placas que permite OC, já vi casos de placas da ASRock que passou a permitir depois de algumas atualizações, mas essa da ASUS sempre permitiu.

• Obrigado 1
Postado
36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Nas placas-mãe ASUS pode atualizar direto, uma vezfiz atualização e pulou umas versões também.

O bom é que não precisa usar pendrive, a placa-mãe conecta no servidor da ASUS e baixa a versão mais nova nela mesmo e instala.

Quando atualiza a BIOS, as configurações são resetadas, pelo menos eu notei isso na minha A320 nas duas vezes que fiz o procedimento.

É estranho o DRAM Status mostrar isso.

Mas 4096MB seria a referência para 4gb de ram.

Já o 2133Mhz não deveria aparecer se suas duas memórias é de 266Mhz.

Vi isso aqui antes e o amigo @1lokos deu uma boa resposta, mas vou complementar.

Essa EX-A320M da ASUS não é uma placa-mãe simples, me lembro da primeira vez que vi falar sobre ela, e já era dito ser melhor que outros modelos de A320, e inclusive trazendo o diferencial de permitir OC no processador.

Claro que tem outras placas que permite OC, já vi casos de placas da ASRock que passou a permitir depois de algumas atualizações, mas essa da ASUS sempre permitiu.

Muito obrigado

Antes de atualizar a BIOS vi um vídeo antes e nesse vídeo o cara atualizava em vez de usar o pendrive ele apenas procuro o diretório da onde os arquivos estavam baixados.

Nesse momento to aqui instalando o novo processador na placa-mãe. Assim que instalar vou verificar novamente na BIOS se ainda continua o 2133mhz. 

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. Perfeito.

Bom que deu tudo certo até agora, atualizar BIOS da ASUS é bem simples.

Dessa forma que você viu em vídeo também dá certo, eu já tinha mesmo olhado no EZ Flash 3 e vi que dava para procurar o arquivo de BIOS no HD mesmo, é como procurar em um pendrive no fim das contas, mas atualiza do mesmo jeito.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Bom, já atualizei pra versão mais recente (ainda estou usando o processador antigo mas já vou colocar o novo), é normal quando atualiza a BIOS assim a configuração da memória ta diferente como era antes?

Sim, porque o novo BIOS carrega com as configurações padrão de fábrica, com memórias em menor clock, para garantir compatibilidade.

Então instale o novo processador e faça as configurações do BIOS como quer novamente.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Perfeito.

Bom que deu tudo certo até agora, atualizar BIOS da ASUS é bem simples.

Dessa forma que você viu em vídeo também dá certo, eu já tinha mesmo olhado no EZ Flash 3 e vi que dava para procurar o arquivo de BIOS no HD mesmo, é como procurar em um pendrive no fim das contas, mas atualiza do mesmo jeito.

53 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, porque o novo BIOS carrega com as configurações padrão de fábrica, com memórias em menor clock, para garantir compatibilidade.

Então instale o novo processador e faça as configurações do BIOS como quer novamente.

Pessoal desculpa incomodar essa hora. Instalei o novo processador mas deu essa mensagem qd passa da BIOS. o que eu faço? 

20221123_023918.jpg?1669182054

Postado
1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

Pessoal desculpa incomodar essa hora. Instalei o novo processador mas deu essa mensagem qd passa da BIOS. o que eu faço? 

20221123_023918.jpg?1669182054

Ufa, resolvi já, vi um vídeo de um cara ensinando que ao pressionar N o computador iria reiniciar e assim que aparece a tela da BIOS tinha que em uma configuração e deixar desativado lá na BIOS.

Agora sobre a frequência da memória RAM eu não entendo porque aparece aquele 2133, eu não lembro se sempre aparecia isso. Quando eu instalei o novo processador eu retirei as memórias e coloquei de novo onde tinha D.O.C.P tava desativado, ai quando eu ativei o Profile 1 (que sempre foi ativado) meio que carrego uma configuração que é essa da imagem 2.

Imagem 1

j31miyK.jpg

Imagem 2

ZJ1UbGo.jpg

Imagem 3 que mostra a frequência das minhas memórias.

DJdraaP.jpg

Sera que isso de mostrar 2133mhz pode atrapalhar meu desempenho? @Elder Nauvirth @1lokos

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Acredito que na BIOS mostrar 2133Mhz não causaria problemas.

Dá uma conferida pelo sistema como está, usando o gerenciador do Windows e o CPU-z.

A8GDabz.jpg

Aparentemente ta ok, o que você acha? Slot 4 esta igual ao slot 2

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Aparentemente está tudo certo então.

Estando funcionando tudo certo, melhor nem esquentar a cabeça.

Antes funcionar mesmo tendo alguma coisa mostrando errado, do que não mexer e não funcionar mais.

me surgiu agora uma outra dúvida, abrindo o gerenciador de tarefas eu percebi isso aqui.

wssd3E6.jpg

Tipo, tenho 8gb mas apenas 7,8 é utilizável, a imagem do lado é do sistema do computador.

Agora não lembro se sempre foi assim, mas acho que desde que eu comprei minha placa de vídeo a GTX a memória utilizável passo a ser 8,0GB quase certeza sobre isso, será que foi alguma alteração quando instalei o novo processador?

E também não entendi o que é esse 5,6/19,8 gb confirmado. 

Postado
14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. A memória está sendo compartilhada com algo, embora use placa de vídeo.

Até agora só casos assim quando tem vídeo integrado envolvido.

Normalmente eu via para configurar na BIOS sobre não ter uso de vídeo integrado.

Ontem quando coloquei na BIOS eu notei que a parte de vídeo integrado sumiu, ai imaginei que foi por causa que o meu processador não tem vídeo gráfico integrado. 

image.png.9df9f4516f951a3fa64dcf1ed6f26396.png

Essa foto ai tirei de um vídeo de um cara no youtube, essa opção ai NB Configuration ai não tem mais pra mim.

image.png.4452990b19d6782f185228218513a7e2.png

mas vou da outra olhada aqui na BIOS.

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. Sim, está certo essa parte, é para sumir mesmo quando usa processdaor com vídeo integrado.

Bom, ainda é estranho estar dando aquele desconto na memória RAM total, sendo que não usa mais processador com vídeo integrado.

E também a BIOS é resetada quando atualiza, então ficou meio estranho mesmo esses 7,8gb utilizavel.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...