Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou juntando dinheiro para dar um upgrade no meu PC e já escolhi o Ryzen 5600x. Estava pensando em comprar para ele o Air cooler Wraith Prism depois que vi um bom review dele aqui no Clube do Hardware:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20313/cooler-para-processador-amd-wraith-prism-92mm-am4-199-999888?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLstU-R-1wgHzLuJtlrd5zG3wq-F29vbRcmIonIjrQLlMP68OOTJKQ4aAittEALw_wcB

Mas fico na dúvida se seria melhor um water cooler já que muitos falam que ele esquenta muito (e vou usar para trabalhar com 3D umas 6h~8hs por dia). Não conheço muito sobre WCs e tenho um pouco de medo de vazamentos, pois aqui em casa como temos gatos peludos, tenho que ficar limpando os gabinetes (meu e do meu marido) a cada cinco meses mais ou menos, e queria saber se water coolers são mais fáceis de limpar. 

No site da AMD eu vi eles recomendando esses water coolers. Vocês os têm ou acham seguros quanto a vazamentos?

https://www.kabum.com.br/produto/183172/water-cooler-para-processador-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-RGB-amd-intel-240mm-branco-mlw-d24m-a18pc-rw?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLsNL5Nra6ZMjh13rkK30dW_8uEChBNf9wM94vyJfSACDtz5kbI2AP8aAp7zEALw_wcB

https://www.kabum.com.br/produto/128638/water-cooler-corsair-icue-h100i-elite-capellix-RGB-240mm-preto-cw-9060046-ww?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLshRTyIuAIxSv9lPSYey8uWZZvcSHGdCmkTDY7UtLNJZdt8tB7p60saAqrCEALw_wcB

Edit: esqueci de falar que moro no Rio de Janeiro e aqui é muito quente .-.

Abs

Postado
agora, Lúcia Lemos disse:

Olá, pessoal!

Estou juntando dinheiro para dar um upgrade no meu PC e já escolhi o Ryzen 5600x. Estava pensando em comprar para ele o Air cooler Wraith Prism depois que vi um bom review dele aqui no Clube do Hardware:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20313/cooler-para-processador-amd-wraith-prism-92mm-am4-199-999888?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLstU-R-1wgHzLuJtlrd5zG3wq-F29vbRcmIonIjrQLlMP68OOTJKQ4aAittEALw_wcB

Mas fico na dúvida se seria melhor um water cooler já que muitos falam que ele esquenta muito (e vou usar para trabalhar com 3D umas 6h~8hs por dia). Não conheço muito sobre WCs e tenho um pouco de medo de vazamentos, pois aqui em casa como temos gatos peludos, tenho que ficar limpando os gabinetes (meu e do meu marido) a cada cinco meses mais ou menos, e queria saber se water coolers são mais fáceis de limpar. 

No site da AMD eu vi eles recomendando esses water coolers. Vocês os têm ou acham seguros quanto a vazamentos?

https://www.kabum.com.br/produto/183172/water-cooler-para-processador-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-RGB-amd-intel-240mm-branco-mlw-d24m-a18pc-rw?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLsNL5Nra6ZMjh13rkK30dW_8uEChBNf9wM94vyJfSACDtz5kbI2AP8aAp7zEALw_wcB

https://www.kabum.com.br/produto/128638/water-cooler-corsair-icue-h100i-elite-capellix-RGB-240mm-preto-cw-9060046-ww?gclid=Cj0KCQiAsoycBhC6ARIsAPPbeLshRTyIuAIxSv9lPSYey8uWZZvcSHGdCmkTDY7UtLNJZdt8tB7p60saAqrCEALw_wcB

Abs

Não há necessidade de nenhum desses, vai de Gammaxx 400 v2.

Postado

@frosty6 Então, eu e meu marido pensamos nesse porque ele tem um Gammaxx de fan RED, mas ambos achamos ele feio 😕  Ele também está pensando em comprar water cooler, mas no caso dele, o PC é pra jogos e ele até esquenta mais do que o meu.

Postado
16 minutos atrás, Lúcia Lemos disse:

@frosty6 Então, eu e meu marido pensamos nesse porque ele tem um Gammaxx de fan RED, mas ambos achamos ele feio 😕  Ele também está pensando em comprar water cooler, mas no caso dele, o PC é pra jogos e ele até esquenta mais do que o meu.

Tudo bem, então. Se quiser o lado de estética, pegue o CM Masterliquid. Mas existe o Gammaxx RGB que é o Gammaxx 400 XT, ele é um cooler que iria aguentar o processador tranquilamente.

• Curtir 1
Postado

Esses air grandões podem ser problema para alguns gabinetes. Vale checar a altura máxima que o gabinete suporta antes de comprar.

2 horas atrás, Lúcia Lemos disse:

Não conheço muito sobre WCs e tenho um pouco de medo de vazamentos, pois aqui em casa como temos gatos peludos, tenho que ficar limpando os gabinetes (meu e do meu marido) a cada cinco meses mais ou menos, e queria saber se water coolers são mais fáceis de limpar.

Então... Water na minha opinião é mais difícil de limpar pois o emaranhado de metal tem frestas mais estreitas. Nada que ar comprimido ou soprador bem potente não resolva. O melhor é usar tela filtro nas entradas de ar para o ar já passar pelo radiador mais limpo.

Outro ponto de atenção com WC é a forma de instalar. Tem muita gente que acha que tanto faz, instala errado e depois fica reclamando de barulho de bolhas.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Lúcia Lemos disse:

@frosty6 ... Gammaxx de fan RED, mas ambos achamos ele feio

Compra o de LED azul. 🙂 

Ou paga mais uns 70,00 e compra o com LED RGB - 400 Xt.

Ou paga mais uns 100,00 e compra o com LED A-RGB (16.777.216 cores possíveis) - 400 Gt.

Infelizmente a DeepCool não foi inclusiva na linha Gammaxx 400, não tem opção para quem, como diz o Edu Camps", quer um PC "sin nada de estas mariconadas del RGB". 😉 

O detalhe é um que Ryzen 5 5600X com um Air Cooler de  ~R$ 100,00 como o Gammax 400 ou um de performance equivalente (CM H412R) mantem a temperatura em nível aceitável, então WC de 250,00 - 350,00 ou mais é um gasto desnecessário, mas como diziam nos tempos do império: "mais vale um gosto que seis vinténs".  Só não compre um WC de 120mm.

Resultado inesperado, neste review o Gammaxx 400 V2 de R$ 99,90 ficou com resultado melhor no teste de estresse do Cinebench R23 (e do Aida64) do que o WC AIO CoolerMaster ML240 Illusion  (R$ 650,00), porém em jogos o WC 240mm leva vantagem.

image.png.7be397dfc2db64d3f3f73a9c1f9763cb.png

• Curtir 1
Postado

@1lokos Legal esse comparativo! O gammaxx ARGB já está na minha lista. Acho que ele seria mais eficiente que o Wraith Prism da AMD, certo? Eu acho o Prism muito lindinho, mas não faz sentido gastar mais nele se o Gammaxx for melhor. Não estou encontrando agora comparativos entre os dois.

@W46n3r Valeu pela opinião. De fato, talvez tirar pelos de gatos dos radiadores seja mais difícil do que de um air cooler... Pior que eu uso filtros de poeira nos meus gabinetes, mas não sei porque raios sempre entram pelos!🙄 Eu fui limpar minha galax 1050ti no início do mês e achei pelos de gato nas portas HDMI e DVI e entre os capacitores 😅

Postado
20 horas atrás, 1lokos disse:

Resultado inesperado, neste review o Gammaxx 400 V2 de R$ 99,90 ficou com resultado melhor no teste de estresse do Cinebench R23 (e do Aida64) do que o WC AIO CoolerMaster ML240 Illusion  (R$ 650,00), porém em jogos o WC 240mm leva vantagem.

A diferença de performance do ML240 nesse review foi atípico e abaixo das expectativas, pelo menos em comparação com diversos outros reviews por ai.
Imagino se não poderia ter sido algum problema com o wc ou com a instalação do bloco.

Esse foi o review que o autor fez especificamente para esse wc aqui.
Não sei poderia ter haver, nas fotos ele instalou o bloco com as juntas da mangueira para a esquerda onde fica uma fileira de capacitores, dai não sei houve algum problema com falta de contato do bloco e o cpu.

Tem esse outro review do ML240 com 10700K aqui.
A performance tanto em stock como em over foi similar ao do Noctua NH-D15.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
16 horas atrás, Lúcia Lemos disse:

@1lokos ... Wraith Prism da AMD... Não estou encontrando agora comparativos entre os dois.

Tadahh!!! 🙂

No comparativo foi usado o Gammaxx 400, que para o V2 difere no mecanismo de fixação, simplificado na segunda versão.

Cinebench R23 - 5º a menos para o 400

Wraith Prism  - 81º - 3.925MHz

400 V2 - 76º - 4.100MHz

Jogo (BF 5) - 4º a menos para o 400

Wraith Prism  - 66º - 3.925MHz

400 V2 - 62º - 4.025MHz

Com melhor refrigeração o CPU trabalha com clock mais alto.

Detalhe, o fan do 400 V2 trabalha com menor rotação, portanto com menos nível de ruído.

Porém, o Steve "Jesus" (GN) brasileiro (os dois tem uma dicção chata) aparentemente não informou a temperatura ambiente durante o teste, pois o que interessa para os expectadores  é o delta de temperatura, assim cada um. pode  prever o comportamento para a sua realidade. 

O irônico é que se a AMD tivesse mantido o Wraith Prism para o 3600, 5600, 5600X não seria necessário cooler aftermarket. Ou pelo menos deveria oferecer o CPU sem cooler por uns $10 mais barato, assim diminuiria o "e-waste", válido também para a Intel.

Opção mais barata ao Gammaxx 400 Gt (o 400 com A-RGB), o novo

DeepCool AG400 ARGB - TDP até 220w, heatpipes inclinados para tras, tirando fan da área da memória, e mais baixo (150mm). - R$ 179,35

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!