Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, espero que estejam bem. Estou com uma dúvida quanto a utilização/instalação das fans (air cooler) no meu desktop e esperao que possam me ajudar, pois sou bastante leigo no assunto. Atualmente estou com o seguinte setup:

• placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

• Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo), 4-Cores 4-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

• Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 3000MHz, CMK8GX4M1D3000C16
  • Fonte Corsair VS550 550W, 80 Plus White, PFC Ativo, CP-9020171-BR
  • SSD Sandisk Plus, 480GB, Sata III, Leitura: 535MBs e Gravação: 445MBs, SDSSDA-480G-G26

e recentemente comprei :

• Mais uma memória RAM 8GB igual a mencionada acima
  • GTX 1660 super gaming x (msi)

Com o upgrade estou querendo melhorar a refrigeração do meu gabinete e para isso estou querendo comprar 4 fans, mas estou bastante perdido sobre como fazer rsrsrs. A minha placa, a qual tem suporte ao "RGB Fusion" só tem uma entrada e é de 12v (4pinos), pelo que tenho buscado tenho encontrado mais as fans de 5v (3 pinos), com isso gostaria de saber o que devo fazer e como fazer, então estas são algumas dúvidas que tenho:

1. Existe um conversor de 5v para 12v fazendo com que eu possa usar as fans 5v com essa placa ou faz mais sentido comprar fans 12v, de fato ?
  2. Como faço para ligar as 4 fans na placa, preciso de um controlador/hub que ligue na placa e ali eu plugue as 4 fans ?
  3. Gostaria de poder controlar o RPM e o led das fans, isso só é possível se eu tiver um hub ou via esse software RGB Fusion, utilizando o plug 4 pinos será possível ?
  4. Meu gabinete permite o uso das fans 120 e 140 mm, seria mais interessante ir na de 140 mm ou utilizar as 120 mm com um cfm relativamente alto seria suficiente ?
  5. Poderiam me indicar fans que não sejam bizarramente caras e tenham um desempenho legal (imagino que na casa dos 60 cfm e entre 25-28 dB) ?

Sei que são muitas perguntas, mas se puderem me dar uma ajuda ficaria grato demais !! De todo modo, obrigado !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!