Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com alguém que entenda sobre o assunto, sou bem leigo e tenho medo de estragar algo. 

Bom, eu tenho um Ryzen 5600x e uma B450M PRO II da ASUS, utilizo um Gammaxx 400 (se não me engano é aquele mais antigo) e nele utilizo uma ventoinha Akasa Viper, o processador fica em mais ou menos 70ºC, isso pois deixei as ventoinhas no modo silencioso, quando padrão, o processador chega no máximo em 67ºC em jogo. Eu gostaria de saber se, caso eu deixe o processador em 4.6GHz em todos os núcleos isso irá diminuir a vida útil do processador ou da placa-mãe. Eu fiz um teste, utilizando o software da AMD, o Ryzen Master, coloquei os núcleos em 4.6GHz e em 1.375V e não vi nada de errado no PC, não esquentou também, mas ai fiquei na dúvida se isso pode ser prejudicial para a máquina. Obrigado a quem puder me ajudar. 

Postado

@UnknowBR5

1 hora atrás, UnknowBR5 disse:

Eu fiz um teste, utilizando o software da AMD, o Ryzen Master, coloquei os núcleos em 4.6GHz e em 1.375V e não vi nada de errado no PC, não esquentou também, mas ai fiquei na dúvida se isso pode ser prejudicial para a máquina. Obrigado a quem puder me ajudar. 

Essa tensão está meio alta, tente reduzi-la mais.

E não, OC não reduz a vida útil do processador/placa-mãe se for bem feito, com tanto que o processador fique abaixo dos 90 graus, tudo ok.

Postado
4 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@UnknowBR5

Essa tensão está meio alta, tente reduzi-la mais.

E não, OC não reduz a vida útil do processador/placa-mãe se for bem feito, com tanto que o processador fique abaixo dos 90 graus, tudo ok.

Algo em torno de 1.35 ou 1.30 pode ser uma boa? Estava vendo uns vídeos e o pessoal conseguia mais ou menos nessa faixa. Eu coloquei em 1.375v só para testar a temperatura mesmo. Usando em 4.6GHz e 1.375v pegou no máximo 77ºC no Battlefield 2042

Postado

@UnknowBR5

1 minuto atrás, UnknowBR5 disse:

Algo em torno de 1.35 ou 1.30 pode ser uma boa?

Acredito que consiga até menos, lembro da época que o Ryzen 5 3600 lançou e o pessoal conseguia 1.25v com um leve OC ainda.

Aliás, um jogo não é um bom teste de estabilidade, recomendo que use algum teste sintético por 30 minutos a 1 hora (cinebench por exemplo).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...