Ir ao conteúdo

aterramento, tomada 2 pinos, choque no dissipador do cpu, iclamper

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

meu pc deu choque uma vez, quando esbarrei no topo do dissipador do air cooler do cpu (cooler master h411r) e tava descalço, aqui tem energia solar(ongrid) e tem o aterramento exigido pela enel, e se não me engano tem ainda o aterramento que ja tinha antes (minha casa tem quase 30 anos). estou usando um filtro de linha iclamper porém na tomada de 2 pinos, com um benjamin/ adaptador. DETALHE: no gabinete não da choque, então creio que não seja curto em gabinete

é normal, tem algo errado ou perigoso com minha ligaçao? se eu não me engano, meu outro kit com fx8300 tambem fazia isso se eu tivesse descalço, mas não tenho certeza

é arriscado manter assim? 

Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@etbilu

Dá choque porque os cabos estão conectados á energia inclusive o do monitor penso eu.

sim, mas o choque ta sendo heatsink do dissipador do processador, a duvida era mais se isso é normal ou se tem risco de usar o pc assim. 

to achando q é por questão do filtro de linha iclamper não estar aterrado (ele tem 3 pinos, mas a entrada da tomada é de 2, ou seja, o terra fica pra fora do T / benjamin.)

to pensando é em comprar um iclamper pocket de 2 pinos, enquanto não coloco a tomada de 3 no andar de cima da casa. gostaria de ouvir mais opiniões

• Curtir 1
Postado

Boa tarde! alguém poderia me ajudar com a opção mais segura possível? 

1 - a tomada do meu quarto é de 2 pinos, portanto o iclamper5 esta sem aterramento, certo? (esta ligado com um T na tomada)

2 - cabo do pc esta sem o pino terra, mas tenho um com os 3 pinos pra trocar

3 - devo manter o iclamper5 do jeito que está ou compro um clamper pocket de 2 pinos?

obs: ta perto do fim de ano e não sei se conseguirei um técnico ate lá, e não queria ficar sem usar o pc ate la, ja que nessa epoca falta luz direto, explode transformador e etc devido o calor e muita gente em casa usando a rede eletrica.

Postado

Não adianta ter aterramento se a tomada é de 2 pinos. Troque a tomada por uma de 3 pinos e conecte ao aterramento. As tomadas de 3 pinos tem uma forma correta de ligação.

tomada.png

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@etbilu

É normal o choque em peças internas do seu PC com os cabos conectados no gabinete. Há energização das peças tanto é que se eu tentar dar reset em um PC com os cabos conectados não acontece.

entendi!

7 horas atrás, Ricardov disse:

Não adianta ter aterramento se a tomada é de 2 pinos. Troque a tomada por uma de 3 pinos e conecte ao aterramento. As tomadas de 3 pinos tem uma forma correta de ligação.

tomada.png

certo, to marcando com um amigo eletricista o quanto antes. enquanto isso eu posso continuar usando o iclamper 3 pinos (régua filtro de linha) com adaptador na tomada de 2 pinos?

se sim, ainda protege contra surtos de energia?

não tem risco de inverter a polaridade ne(ligando a tomada de um lado ou de outro)? não entendo do assunto e to tentando aprender sobre por segurança, desculpem se eu fizer alguma pergunta besta kkkkk

qualquer coisa eu compro um clamper pocket de 2 pinos ate trocar as tomadas, mas se o filtro de linha / régua proteger pelo menos contra surtos de energia mesmo estando ligado com um adaptador e "sem aterramento", eu espero pra trocar as tomadas

• Solução
Postado

@etbilu Se não for demorar muito não precisa do Pocket. Em caso de tempestade desligue tudo da tomada. A tomada de 2 pinos permite a ligação invertida, por isso é importante trocar pela de 3 pinos. Provisoriamente pode usar uma chave-teste de eletricista para identificar e marcar o "fio fase" e não ligar invertido na tomada de 2 pinos..

• Curtir 1
Postado

caso esteja invertido o pc chega a ligar? 

eu não tenho essa chave de teste no momento, mas posso tirar a capa da tomada na parede e ver a cor dos fios? 

31 minutos atrás, Ricardov disse:

@etbilu Se não for demorar muito não precisa do Pocket. Em caso de tempestade desligue tudo da tomada. A tomada de 2 pinos permite a ligação invertida, por isso é importante trocar pela de 3 pinos. Provisoriamente pode usar uma chave-teste de eletricista para identificar e marcar o "fio fase" e não ligar invertido na tomada de 2 pinos..

Postado
47 minutos atrás, Ricardov disse:

@etbilu o PC liga sim, mas pode piorar o choque. Não dá para confar em cores de fios, tem que ter a chave ou um multímetro.

beleza. tem um multimetro analógico hioki aqui bem antigo, so q ele e bem complexo e não sei usar.

mas alem de "piorar o choque" tem mais algum risco de estar invertido? pode queimar?

Postado

@etbilu para o equipamento pode haver uma diferença de potencial ao se ligar a uma TV ou impressora por exemplo. Pode queimar. O problema maior é o risco de choque elétrico, que pode ser fatal ou causar lesões graves. Por isso a importância de aterrar as tomadas de 3 pinos.

• Curtir 1
Postado

então melhor eu ligar direto na tomada ne? ou um filtro de 2 pontas, tenho um force line aqui (creio q não protege nada, mas pelo menos é 2 pontas.)

uso uma tv led de 32" como monitor e ligo junto no mesmo filtro

Postado
Em 20/12/2022 às 14:42, Ricardov disse:

@etbilu Ligue no Clamper. Ao ligar no mesmo filtro o pino de aterramento equaliza o potencial entre os aparelhos.

Uma diferença de potencial pode ocorrer se ligar em tomadas distintas.

isso, acabei mantendo os 2 ligados no clamper, só lembrando q o clamper(3pinos) esta num adaptador pra caber na tomada 2pinos, então acho q o terra dele(clamper) esta desaterrado.

vou ver ainda quanto fica ano q vem pra aterrar as tomadas do segundo andar e trocar por 3 pinos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!