Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera notei que a BIOS tá na f10 e parece ser antiga e por isso quando boto o XMP em vez das minhas memórias ficarem em 3200mhz( são dois pentes fury beast RGB 3200 MHz de 8 gb cada pente em dual channel) ficam em 2400mhz, vi pelo cpu-z

nunca atualizei BIOS de placa-mãe, sou bem iniciante com pc, mas li que é fácil, porém li também que se a energia cair eu basicamente perco a placa-mãe... procede que perco a placa-mãe com falta de energia na atualização da BIOS?

o pc funciona normalmente e o desempenho está bom, cs go 250-350 fps na dust 2, resident evil 3 remake no médio 50 fps em full HD com fsr ligado

mas queria ativar o xmp

onde pego a BIOS nova e qual a melhor versão? to com medo de perder a placa-mãe porque todo mes caí energia aqui em casa

tenho um pendrive adata 64 gb formatado em fat 32

vale a pena atualizar a BIOS? a placa-mãe tem qflas plus

• Curtir 1
Postado

@Garibaldicj14  Amigo, tenho exatamente a mesma configuração que tu, com exceção que minhas memórias são a D10 gamming da xpg 3200 MHz. O XMP aqui funciona perfeitamente e a BIOS é a F10. 

Primeiro ligue com apenas um pente de memória com xmp ativado e veja se funciona, se funcionar, essas memórias talvez não tenham boa compatibilidade na plataforma AMD quando em dual channel.

Curiosidade, esse RE3 remake tá rodando assim no gráfico integrado?

• Curtir 1
Postado

@Carloslecker Boa noite, no momento estou viajando e volto segunda pra caso  e não consigo fazer os testes

o XMP aparece como ativo aqui, mas quando abro o cpu-z mostra que a frenquencia ta 1196 MHz ou 1200 algo assim o que multiplicando por 2 da os 2400mhz

minhas memórias são kingston fury beast RGB 3200mhz

sim o re3 tá rodando em full HD com tudo no  médio em 50 fps de média com fsr ligado no gráfico integrado

me surpreendi com o desempenho e por isso não baixei nenhum driver do 5600g ou da vega 7( é o mesmo driver? devo baixar?)

minhas temperaturas tão boas, processador 52 graus no máximo e vega 7 48-50

uso esse aircooler https://www.amazon.com.br/Cooler-Processador-Branco-Rr-H411-20Pw-R1-Master/dp/B07842F3HD

será mesmo problema de memória? complicado eu tirar e botar porque tive muita dificuldade de tirar e recolocar porque o técnico q montou o pc pois nos slots 1 e 4 e não 2 e 4 e tava sem dual channel

como não sei tirar a placa-mãe tive uma dificuldade grande de encaixar a memória, sou noobao com pc

Postado
40 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

será mesmo problema de memória? complicado eu tirar e botar porque tive muita dificuldade de tirar e recolocar porque o técnico q montou o pc pois nos slots 1 e 4 e não 2 e 4 e tava sem dual channel

Pode ser que você não esta salvando a configuração depois de selecionar o XMP.

40 minutos atrás, Garibaldicj14 disse:

como não sei tirar a placa-mãe tive uma dificuldade grande de encaixar a memória, sou noobao com pc

Para colocar, tirar a memória não precisa - e nem deve, tirar a placa-mãe do gabinete.

A atualização do BIOS caso haja queda de energia, ou usar o arquivo errado, corrompido pode "brickar" a placa-mãe - não ligará mais com este BIOS. Nestes casos o BIOS precisará ser regravado com gravador externo.

Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

Pode ser que você não esta salvando a configuração depois de selecionar o XMP.

Para colocar, tirar a memória não precisa - e nem deve, tirar a placa-mãe do gabinete.

A atualização do BIOS caso haja queda de energia, ou usar o arquivo errado, corrompido pode "brickar" a placa-mãe - não ligará mais com este BIOS. Nestes casos o BIOS precisará ser regravado com gravador externo.

To salvando sim tanto q na BIOS o xmp fica como ativo sempre q volto se não me engano é F10 save e exit

sera q tem como eu fazer manualmente? queria saber os valores corretos de tensão e tal, como não to em casa não lembro se mostra isso no XMP

poise tenho medo de dar ***** na atualização e o amigo ai disse q ativou normal os 3200mhz na mesma BIOS que a minha, a F10

sera q é problema de incompatibilidade da ram mesmo?

PS: lembrei aqui que no cpu-z quando ativo ou desativo o XMP muda uns números, aqueles cl 16 e 18-20 etc que vem dps dos MHz, só não muda os MHz pra 3200

Postado

@Garibaldicj14

Citação

o XMP aparece como ativo aqui, mas quando abro o cpu-z mostra que a frenquencia ta 1196 MHz ou 1200 algo assim o que multiplicando por 2 da os 2400mhz

minhas memórias são kingston fury beast RGB 3200mhz

Seu caso é interessante, tu viu no próprio gerenciador de recursos do windows qual freqência de memória ele está informando? Gerenciador de tarefas > desempenho

Eu acho difícil ser memória, contudo não acho impossível. A questão é que temos a mesma configuração básica, só minha RAM que é de outra marca.

Citação

sim o re3 tá rodando em full HD com tudo no  médio em 50 fps de média com fsr ligado no gráfico integrado

me surpreendi com o desempenho e por isso não baixei nenhum driver do 5600g ou da vega 7( é o mesmo driver? devo baixar?)

minhas temperaturas tão boas, processador 52 graus no máximo e vega 7 48-50

uso esse aircooler https://www.amazon.com.br/Cooler-Processador-Branco-Rr-H411-20Pw-R1-Master/dp/B07842F3HD

Estou com uma 550ti guerreira, mas já usei o gráfico integrado. O driver do que o windows instala é o mais atualizado que o próprio drive da gigabyte. Se você baixar o driver no site e tentar instalar, vai aparecer que ele é mais antigo.

Obrigado pela indicação do cooler, minhas temperaturas são semelhantes com o cooler box, mas eu seto na BIOS para o cooler box trabalhar na rotação máxima.

Voltando ao tema, eu não dou o veredito que é memória, podem ser outras coisas, mas se fosse comigo, primeiro eu faria esse teste. É só tirar um pente e depois colocar de volta. 

Sobre atualizar BIOS, rapaz, atualizar seguindo a risca o procedimento é seguro, contudo, não recomendo mexer em time que está ganhando.

Postado
2 horas atrás, Carloslecker disse:

Sobre atualizar BIOS, rapaz, atualizar seguindo a risca o procedimento é seguro, contudo, não recomendo mexer em time que está ganhando.

Ué, se é "seguro" porque não fazer? 😉 

Principalmente no caso dele, em que o "time esta perdendo"... 800 MHz. 🙂 

De qualquer forma o indicado é atualizar o BIOS para a última versão - a F16a de 15.11.2022 - tem correções de segurança após a F10;  se depois de atualizar o BIOS persistir o problema, resta testar com outra memória.

A lista de memórias testadas com Ryzen Cezanne não lista nenhuma Kingston do modelo KF, embora não constar na lista não signifique que não seja compatível, só que não foi testada.

Inclusive o Ryzen 5600G é oficialmente suportado pelo BIOS F13.

Postado

@1lokos

É seguro porque o fabricante desenvolveu o sistema de atualização para ser usado, né? Quem vai projetar uma placa com alto risco? Mas o risco existe, inclusive se realizada com um pendrive sem boa saúde.

Eu já quase inutilizei um computador funcionando plenamente por puro capricho de querer botar coisa no setup, então acho sábio compartilhar um pouco do pensamento  prudente.

Acho que ele só deva atualizar o BIOS após o teste da memória. Administrando assim a redução de riscos para se chegar a uma solução.

Postado
10 horas atrás, Carloslecker disse:

@Garibaldicj14

Seu caso é interessante, tu viu no próprio gerenciador de recursos do windows qual freqência de memória ele está informando? Gerenciador de tarefas > desempenho

Eu acho difícil ser memória, contudo não acho impossível. A questão é que temos a mesma configuração básica, só minha RAM que é de outra marca.

Estou com uma 550ti guerreira, mas já usei o gráfico integrado. O driver do que o windows instala é o mais atualizado que o próprio drive da gigabyte. Se você baixar o driver no site e tentar instalar, vai aparecer que ele é mais antigo.

Obrigado pela indicação do cooler, minhas temperaturas são semelhantes com o cooler box, mas eu seto na BIOS para o cooler box trabalhar na rotação máxima.

Voltando ao tema, eu não dou o veredito que é memória, podem ser outras coisas, mas se fosse comigo, primeiro eu faria esse teste. É só tirar um pente e depois colocar de volta. 

Vi sim, no gerenciador tá 2400mhz . poise  to pensando se atualizo ou não, mas primeiro farei os testes das memórias espero q não seja problema delas serem imcompatíveis..  mas o desempenho tá tão bom, vi videos de mesmos jogos com esssa config com as memórias em 3200mhz com configuração gráfica igual e o desempenho estava um pouco pior que o meu, também tenho o pensamento de não mexer em time que está ganhando.. Cara e acho que a apu do 5600g é melhor que essa 550ti ein, pelo menos em videos do cs ela tá ganhando até da 750ti

6 horas atrás, 1lokos disse:

Ué, se é "seguro" porque não fazer? 😉 

Principalmente no caso dele, em que o "time esta perdendo"... 800 MHz. 🙂 

De qualquer forma o indicado é atualizar o BIOS para a última versão - a F16a de 15.11.2022 - tem correções de segurança após a F10;  se depois de atualizar o BIOS persistir o problema, resta testar com outra memória.

A lista de memórias testadas com Ryzen Cezanne não lista nenhuma Kingston do modelo KF, embora não constar na lista não signifique que não seja compatível, só que não foi testada.

Inclusive o Ryzen 5600G é oficialmente suportado pelo BIOS F13.

la no link que tu mandou diz que a F10 suporta os 5000 series, tem vários drivers também como de audio e lan é necessário baixar? se sim melhor atualizar a BIOS antes ou os drivers?

@1lokos sobre atualizar a  BIOS, é aquele procedimento de por no pendrive e setar na usb branca da placa-mãe? ou é diferente? teria algum vídeo mostrando pra essa placa-mãe como fazer com o pc ja funcionando? so achei um de um cara usando q flash pluz sem tá com o pc instalado

6 horas atrás, Carloslecker disse:

@1lokos

É seguro porque o fabricante desenvolveu o sistema de atualização para ser usado, né? Quem vai projetar uma placa com alto risco? Mas o risco existe, inclusive se realizada com um pendrive sem boa saúde.

Eu já quase inutilizei um computador funcionando plenamente por puro capricho de querer botar coisa no setup, então acho sábio compartilhar um pouco do pensamento  prudente.

Acho que ele só deva atualizar o BIOS após o teste da memória. Administrando assim a redução de riscos para se chegar a uma solução.

10 horas atrás, Carloslecker disse:

@Garibaldicj14

e os drivers do 5600g devo atualizar? notei que não tenho nenhum painel de controle do gráfico integrado da amd, vi que pra criar resolução custom no cs por exemplo é necessário

Postado
Citação

la no link que tu mandou diz que a F10 suporta os 5000 series,

"5000 séries" que existiam quando esse BIOS foi liberado, em 10/09/2020, alguns CPUs desta série foram laçados depois, como 5600G em Abril de 2021, 5600 em Abril de 2022...por isso requerem versão específica do BIOS.

No caso, o 5600G até funcionou com a F10, mas pode estar funcionando "meia boca". Enfim, a decisão - e o risco; de atualizar é toda sua. 😉 

Decidindo, baixe o arquivo do BIOS, a principio o F13*, que atualizou o suporte para os 5000 G series.

• F13 - 10.56 MB - 2021/07/13
  • Checksum: 7D9A
  • Update AMD AGESA ComboV2 1.2.0.3 B for Ryzen 5000 G-Series processors support

Note que na descrição da versão tem "Checksum: 7D9A", esse número (hexadecimal) é a soma dos bits do arquivo.

Formate o pendrive (não use de marcas "gamer" ou de distribuidor, como Multilasser) - o ideal e de 8GB ou menor; em FAT32 e extraia o (use WinZip, WinRar ou similar) para o pendrive.

(Opcional) - Por segurança, use um "checksum" comparador e confira se a soma dos bits do arquivo no pendrive confere com o numero do "checksum" informado, o que significa que o arquivo não foi corrompido no download - raro porém possível de ocorrer.

Coloque o pendrive numa porta USB, entre no setup do BIOS e use o aplicativo Q-Flash para iniciar a atualização, depois é só cruzar os dedos e aguardar. 😛

Caso se considerara azarado, para minimizar o risco de energia - afinal toda semana alguém ganha na loteria, ou é atingido por um raio... faça em horário de menor consumo, por exemplo de madrugada.

Nesse vídeo o Professor Ramos mostra a atualização de uma Gigabyte que não tem o botão de atualização, usando o atualizador do próprio BIOS, o que vale para o seu caso.

A propósito, no manual da placa-mãe diz que o botão "Q-Flash+" - para atualizar o BIOS sem CPU;  não deve ser usado depois de instalado CPU, memória... mas neste post do Reddit alguns alegam que usaram e funcionou OK, porém não vejo vantagem nisso, pois o processo via o botão é mais demorado, já que o CPU e memória agilizam o processo.

* Como a uma importante atualização de segurança na versão F15, depois de resolvido seu problema, é bom fazer a atualização para esta versão, e posteriormente para a F16a.

Postado

@Garibaldicj14

Citação

Vi sim, no gerenciador tá 2400mhz . poise  to pensando se atualizo ou não, mas primeiro farei os testes das memórias espero q não seja problema delas serem imcompatíveis..  mas o desempenho tá tão bom, vi videos de mesmos jogos com esssa config com as memórias em 3200mhz com configuração gráfica igual e o desempenho estava um pouco pior que o meu, também tenho o pensamento de não mexer em time que está ganhando.. Cara e acho que a apu do 5600g é melhor que essa 550ti ein, pelo menos em videos do cs ela tá ganhando até da 750ti

Isso, primeiro faça o teste das memórias. Aí você tenta a última solução que é atualização de BIOS com todo cuidado e assista vários vídeos sobre. Tem um vídeo que o profissional diz para EVITAR ATUALIZAR POR APLICATIVO, pois um usuário fez isso e teve problema. Não lembro de qual canal, mas é canal grande, se fuçar acha.

Por isso se chegar a esse ponto, estude bastante antes de fazer.

Sobre o desempenho, é isso mesmo, se você tiver satisfeito, fique tranquilo e se divirta com os games, é o tempo que tu estuda melhor como fazer UPGRADE da BIOS.

Eu também concordo que a APU dá pau na minha placa de vídeo, mas é que meus monitores são tudo VGA. kkkkk Aí para usar, por enquanto a placa de vídeo como tem VGA tá me permitindo usar o PC.

Citação

e os drivers do 5600g devo atualizar? notei que não tenho nenhum painel de controle do gráfico integrado da amd, vi que pra criar resolução custom no cs por exemplo é necessário

Nesse caso, tu deve instalar. No meu caso o instalador do driver determinou que o meu driver que foi baixado automaticamente era o mais recente. Contudo, há casos e casos, no seu caso eu recomendo, pois de fato o drive do windows não tem esse painel de controle dedicado.

Há propósito, tu até me fez pensar se esse driver automático baixado pelo windows é bom mesmo.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Carloslecker disse:

@Garibaldicj14

Isso, primeiro faça o teste das memórias. Aí você tenta a última solução que é atualização de BIOS com todo cuidado e assista vários vídeos sobre. Tem um vídeo que o profissional diz para EVITAR ATUALIZAR POR APLICATIVO, pois um usuário fez isso e teve problema. Não lembro de qual canal, mas é canal grande, se fuçar acha.

Por isso se chegar a esse ponto, estude bastante antes de fazer.

Sobre o desempenho, é isso mesmo, se você tiver satisfeito, fique tranquilo e se divirta com os games, é o tempo que tu estuda melhor como fazer UPGRADE da BIOS.

Eu também concordo que a APU dá pau na minha placa de vídeo, mas é que meus monitores são tudo VGA. kkkkk Aí para usar, por enquanto a placa de vídeo como tem VGA tá me permitindo usar o PC.

Nesse caso, tu deve instalar. No meu caso o instalador do driver determinou que o meu driver que foi baixado automaticamente era o mais recente. Contudo, há casos e casos, no seu caso eu recomendo, pois de fato o drive do windows não tem esse painel de controle dedicado.

Há propósito, tu até me fez pensar se esse driver automático baixado pelo windows é bom mesmo.

Poise cheguei em casa e to estudando uns videos, valeu pelas dicas, esse lance do pendrive ser pequeno como o @1lokos procede ser melhor? comprei um adata usb 3.0 de 64 gb pensando q seria melhor pra atualizar a BIOS, ah se precisar comprar outro pendrive atualizo não kkkkk @1lokos

Postado

@Garibaldicj14 Perfeito! Olha, o @1lokoss provavelmente viu essa informação de fonte segura e, ele também sabe bastante do que escreve, então acho válida a explicação dele.

Contudo, o essencial para um bom pendrive é que ele seja original e de boa qualidade. Achei um dos melhores videos sobre o tema pendrive, tem outras coisas também. Assista com cuidado que tem de tudo.

Postado
4 horas atrás, Garibaldicj14 disse:

Poise cheguei em casa e to estudando uns videos, valeu pelas dicas, esse lance do pendrive ser pequeno como o @1lokos procede ser melhor? comprei um adata usb 3.0 de 64 gb pensando q seria melhor pra atualizar a BIOS, ah se precisar comprar outro pendrive atualizo não kkkkk @1lokos

É que certos BIOS nem reconhecem o pendrive quando é de maior capacidade, mas faça o teste o Adata 64Gb, o máximo que acontece é o Q-Flash (do BIOS) dizer que não localizou o pendrive.

Postado

@Carloslecker  valeu , mas já tinha visto esse vídeo só Tito

@1lokoso Tito da a entender que em placa-mãe com qflashplus da pra salvar a placa se ser erro/queda de energia na atualização de BIOS, parece que se por azar isso acontecer é só usar a opção qflashplus com o arquivo de BIOS no pendrive, sabe se isso procede? E caso eu precise disso teria que formatar o windows ou seria como uma atualização normal de BIOS, só que a diferença é que eu faria pelo botão qflashplus? Se for isso mesmo vou atualizar, testei as memórias e não vão a 3200 MHz não, deve ser a BIOS antiga, pois vi no reedit cara com a mesma memória e placa-mãe conseguindo o xmp de 3200mhz

Postado

@Garibaldicj14 Eu entendi a mesma coisa pelas palavras do Tito, porque esse qflashplus parece ser um mecanismo que não se utiliza de uma BIOS já existente para funcionar. Não tenho certeza, mas também entendi o mesmo que tu.

Sobre atualizar a BIOS, como só sobrou isso, então é só preparar tudo e executar o procedimento. Sobre formatar o windows, nos meus outros computadores nunca fiz isso após dar UP na BIOS, mas se começarem telas azuis após o UPGRADE, vai ter que formatar sim, se não der nada, fique tranquilo.

Sobre o driver oficial que tem no site, após esse fórum, eu instalei ele ao invés do "mais atual" para testar, consegui maior desempenho em jogos.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, 1lokos disse:

É que certos BIOS nem reconhecem o pendrive quando é de maior capacidade, mas faça o teste o Adata 64Gb, o máximo que acontece é o Q-Flash (do BIOS) dizer que não localizou o pendrive.

Deu certo, atualizei pra f13 e atingiu os 3200mhz ja verifiquei no cpu-ze e gerenciador do windows, valeu @1lokos e @Carloslecker

foi super rápido e fácil, esse pendrive adata é bom

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!