Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para usar com Ryzen 5 5600/Ryzen 7 5700X

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Opa, tenho um I5-6500 | 1050 ti 4gb | 16ram 2400mhz | fonte 550, e estava querendo comprar um Ryzen 7 5700x ou um Ryzen 5 5600, mas não sei que placa-mãe comprar que suportaria isso, e que não esquente e tudo mais. quais vocês me indicam ? se possível de 600/700 pra baixo, orçamento n ta muito bom. agradeço

Postado

Exemplos:

Gigabyte A520M DS3H

ASUS Prime A520M-E

Gigabyte B450M Gaming

ASUS Prime B450M Gaming II

Gigabyte B550M DS3H

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

As A520 para usar o CPU no padrão de fábrica, as outras permite brincar com overclock e ganhar "aumento grátis" de... temperatura do CPU, uns 20 graus. 😜 

Postado

dessas

1 minuto atrás, 1lokos disse:

Exemplos:

Gigabyte A520M DS3H

ASUS Prime A520M-E

Gigabyte B450M Gaming

ASUS Prime B450M Gaming II

Gigabyte B550M DS3H

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

dessas ai qual voce escolheria ?

Postado
3 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu pegaria essa placa-mãe, é bem mais barata e é bem suficiente para sua necessidade.

entendi, obrigado

4 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu pegaria essa placa-mãe, é bem mais barata e é bem suficiente para sua necessidade.

essa não esquenta muito ? não vi muitos dissipadores nela 

Postado

Num gabinete com boa ventilação - frente mesh (malha) e pelo menos 3-4 fans; não vai ter problemas com VRM.

Seria melhor que a A520M  DS3H tivesse dissipador no VRM (Vcore), como a A520M Aorus Elite, mas nesta faixa de preço só tem placa "pelatinha".

Postado
30 minutos atrás, 1lokos disse:

Num gabinete com boa ventilação - frente mesh (malha) e pelo menos 3-4 fans; não vai ter problemas com VRM.

Seria melhor que a A520M  DS3H tivesse dissipador no VRM (Vcore), como a A520M Aorus Elite, mas nesta faixa de preço só tem placa "pelatinha".

Estou querendo adquirir essas duas peças para meu novo PC e gostaria de tirar umas dúvidas se possível.

placa-mãe Gigabyte B450M Gaming

Processador AMD Ryzen 7 5700X

São compativeis se eu atualizar as BIOS da placa-mãe, correto?

a minha outra dúvida seria se iria esquentar muito mesmo tendo uma fan da própria amd que fica em cima do cpu, e outras duas fans (na frente e na traseira do gabinete).

Obrigado desde já!

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Então no caso posso escolher qualquer uma dessas sem ter problemas com aquecimento se tiver um gabinete bom com umas 4 fans, certo ? mesmo sendo com o Ryzen 7 5700x ? Eu estava pensando na placa-mãe : Gigabyte B450M Gaming. O que acha ? @1lokos

@Joao531

Postado

Custando R$  640,00 a Gigabyte B450M Gaming é uma opção razoável, ficando com a opção de overclock.

Porém este modelo não tem botão de atualizar BIOS sem CPU como a A520M DS3H, então é importante comprar em loja que faça a atualização antes de enviar - vide abaixo.  A K'bum não faz.

5 horas atrás, caslurm disse:

placa-mãe Gigabyte B450M Gaming

Processador AMD Ryzen 7 5700X

São compativeis se eu atualizar as BIOS da placa-mãe, correto?

a minha outra dúvida seria se iria esquentar muito mesmo tendo uma fan da própria amd que fica em cima do cpu, e outras duas fans (na frente e na traseira do gabinete).

Sim, basta estar com o BIOS atualizado para a versão mais recente, comprando na P'chau cobram R$ 17,00 pela atualização, na T'byte é R$ 40,00 - mas lá tem que abrir ticket de suporte depois de comprar,  solicitando.

O ideal seria 4 fans, 2 na frente - desde que o gabinete não seja daqueles modelos que tem um vidro ou acrílico tampando as fans ou a frente toda fechada com uma gradinha na lateral; 1 atrás e 1 no topo, essa para retirar o ar quente não sai para trás. Mas teste inicialmente com as duas que já tem.

Se mora em região quente o cooler box vai ficar muito barulhento, girando em alta rotação para manter o CPU a 70-80 graus, nesse caso melhor investir num CPU cooler mais eficiente, ex. DeepCool AG400 ~R$ 140,00.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Certo, eu não pretendo fazer overclock, poderia me indicar uma placa-mãe boa que você prefere ? já que a b450m você falou que é pra overclock. Tenho duvida só por conta do chipset se muda muita coisa,  a A520M DS3H por exemplo é um chipset inferior. Pretendo comprar as fans que comentou.

• Solução
Postado
10 horas atrás, SylenceBR disse:

A520M DS3H por exemplo é um chipset inferior. 

Esse chipset "inferior" não afeta o desempenho do CPU, já vi resultado no Cinebench R23 que um mesmo Ryzen 5900X numa ASUS Prime A320 deu pontuação ligeiramente superior que numa ASUS Prime B550, que um i5-12400F numa ASUS Prime H610 deu o mesmo resultado que numa TUF B660.

O que pode limitar o desempenho do CPU é se o VRM da A520 não for suficiente para a demanda do CPU, o que não é o caso usando um 5600, 5600X, 5700X - TDP 65w, mas pode ser para o 5800X, 5900X/X3D, 5950X - TDP 105w.

O chipset básico A520 oferece menos linhas de PCI, menos portas SATA, menos portas USB e/ou portas USB avançadas, como tipo C, codec de som básico - tipicamente o ALC 897 ao invés do ALC 12900 ou 4080 de uma B550 "high end". Mas muitas A520 tem botão de atualização de BIOS sem CPU, coisa rara nas B450 básicas, mas que são consideradas superiores por permitirem overclock.

Então pergunte-se se 2/3 portas SATA - que estão caindo em desuso; são suficiente para você. Ou se você quer uma porta USB tipo C para, por exemplo,  ligar um cabo de smartphone. Ou se pretende usar um headset "high end" - para esse caso tem a opção de placa de som USB, com qualidade melhor que a maioria das onboard.

No passado já comprei placa-mãe ASUS "fodátistica" porque tinha firulas legais  - a maioria nunca usei, hoje só compro a placa-mãe que tenha o mínimo para usar o CPU que vou comprar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...