Ir ao conteúdo

Temperatura Ryzen 5 3600 e software HWMonitor

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal do clube do hardware, então sei que pode parecer uma pergunta meio leiga mas se puderem me ajudar com essa duvida.

Então recentemente decidir baixar a versão mais recente do software de monitoramento HWMonitor, e me deparo com uma situação meio confusa para mim pois ainda sou meio leigo no assunto.

Gostaria de saber qual a temperatura exata do meu processador(ou a mais próxima da real temperatura pois, estou meio confuso em relação a isso) usava uma versão bem antiga até, e lá mostrava que a temperatura tinha picos até 83c, detalhe que ela não ficava estável, na verdade ela ficava oscilando, estava em 50c e do nada pulava pra 67c, o processador está em stock, se alguém souber responder a minha duvida ficaria muito grato! obrigado.

Configuração:

B450M Steel Legends

Ryzen 5 3600

(Versão mais recente do software)

image.png.ef0f2ed5acb863f554b323404bee33f6.png

(Versão antiga) no sensor de temperatura continha apenas somente Package(Node 0) escrito e mais nada além disto.

image.png.95dcfd171893297f2b13338d00b71de6.png

Como eu pensei em publicar um tópico para tirar a minha duvida só depois de atualizar a versão antiga não consegui tirar uma print completa daquela versão, então tive que tirar uma print da nova versão.

• Solução
Postado
27 minutos atrás, Giovanni Vieira disse:

Então recentemente decidir baixar a versão mais recente do software de monitoramento HWMonitor

Baixou o programa errado. Use o HWInfo64, não o Monitor. É mais confiável e dá mais informação.

29 minutos atrás, Giovanni Vieira disse:

Gostaria de saber qual a temperatura exata do meu processador(ou a mais próxima da real temperatura pois, estou meio confuso em relação a isso)

A mais alta entre Package, Core (Max) e CCD. Geralmente vai ser package, mas se outra estiver maior, use ela de referência.

29 minutos atrás, Giovanni Vieira disse:

e lá mostrava que a temperatura tinha picos até 83c, detalhe que ela não ficava estável, na verdade ela ficava oscilando, estava em 50c e do nada pulava pra 67c, o processador está em stock, se alguém souber responder a minha duvida ficaria muito grato! obrigado.

Normal. O processador fica oscilando mesmo, ainda mais se você não estiver controlando a tensão manualmente.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Imakuni disse:

Baixou o programa errado. Use o HWInfo64, não o Monitor. É mais confiável e dá mais informação.

A mais alta entre Package, Core (Max) e CCD. Geralmente vai ser package, mas se outra estiver maior, use ela de referência.

Normal. O processador fica oscilando mesmo, ainda mais se você não estiver controlando a tensão manualmente.

opa agradeço a resposta, preciso me preocupar com relação a temperatura então? pois pretendo deixar o processador em stock e não pretendo fazer nenhum tipo de alteração por BIOS como undervolt já que não sei e sou leigo no assunto, fico meio paranoico com relação a vida útil do processador

Postado
17 minutos atrás, Giovanni Vieira disse:

opa agradeço a resposta, preciso me preocupar com relação a temperatura então?

Não.

18 minutos atrás, Giovanni Vieira disse:

pois pretendo deixar o processador em stock e não pretendo fazer nenhum tipo de alteração por BIOS como undervolt já que não sei e sou leigo no assunto, fico meio paranoico com relação a vida útil do processador

Undervolt diminui o consumo de energia e deixa o PC mais silencioso sem trazer risco nenhum.

Sobre vida útil, esquece. Não muda nada aumentar de 30 para 40 anos sendo que em 10 o seu processador já vai ficar completamente obsoleto. Na mesma vibe, um OC direito vai reduzir de... sei lá, 30 para 25 anos, sendo que em 11 ele fica obsoleto do mesmo jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!