Ir ao conteúdo

SSD 4x4 na ASUS b450 prime gaming/br?

Ir à solução Resolvido por Benzeno,

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente, tudo bom?

Minha dúvida seria em relação ao gen de SSDs e a minha placa, tendo esse setup, eu tenho que estritamente procurar por SSDs 3x4? Ou eu posso colocar um 4x4? Não entendi muito bem esse detalhe, e realmente queria uma explicação mais detalhada pra não errar na hora da compra.

Atualmente estou com um Ryzen 5 3400g, 16gb de RAM 2666mhz, numa B450 PRIME GAMING/BR rodando numa EVGA 400w.

O SSD que eu tenho em mente é um SSD KINGSTON NV2, 500GB, M.2 NVMe, 2280, LEITURA 3500MBS E GRAVAÇÃO 2100MBS, de modelo SNV2S/500G. Ele não é listado nas compatibilidades da placa, mas falta muita coisa lá, então decidi perguntar.

Obrigado!

• Solução
Postado

@Krlus O termo "3x4" se refere ao tipo de conexão PCIe do componente. O primeiro número corresponde à versão do PCIe e o segundo número corresponde à quantidade de trilhas da conexão.

Enquanto um SSD 3x4 possui uma conexão PCIe 3.0 com 4 trilhas, um SSD 4x4 possui uma conexão PCIe 4.0 com 4 trilhas. Cada trilha das versões 3.0 e 4.0 tem bandas de 1000 MBs e 2000MBs, respectivamente.

O PCIe é retrocompatível. Um componente de uma determinada versão vai conseguir operar em conexões de versões anteriores. Portanto, não tem problema utilizar um SSD 4x4 em uma placa-mãe com a conexão PCIe 3.0.

O porém é que a operação do componente vai estar limitada à banda da menor versão, mas isso não é um problema por dois motivos: 1) a banda do 3x4 (4000MB/s) ainda é alta o suficiente para ser bem difícil de ser saturada 2) a velocidade nominal máxima do SSD que você indicou é menor do que a banda do 3x4.

Você pode dar uma olhada aqui:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!