Ir ao conteúdo

Como é a etiqueta que vem em Notebooks indicando o S.O instalado?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, uma vez eu perguntei para alguém como posso descobrir qual era o sistema operacional que foi instalado de fábrica num notebook, a pessoa disse que isto está informado numa etiqueta que vem no notebook ou computador ou na nota fiscal. Alguém pode, por favor, me mostrar uma etiqueta destas ou nota fiscal destas num desktop ou num notebook mostrando qual o nome completo windows de fábrica (tipo se ele é professional, pro, home premium ou coisa do tipo)?

Postado
58 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

mostrar uma etiqueta destas ou nota fiscal destas num desktop ou num notebook mostrando qual o nome completo windows de fábrica

Prezado, isso é uma informação privada que revelaria algum dado pessoal ou informação que poderia levar a um problema ao dono, como, por exemplo, número de série, chave de licença ou algo do gênero. Não há nada de especial nessas etiquetas. Qual a finalidade disso?

EDIT:

No meu, tem essa que não revela dados pessoais:

IMG_20230118_192606.jpg

Postado

Na realidade o que vai precisar é da chave da licença. A versão instalada não chega a ser problema. A MS, agora, vincula as chaves à conta da pessoa. No mesmo hardware, poderá reinstalar quantas vezes quiser, mas noutra máquina não vai rolar. Tenho uma licença do Windows 7 a anos. Já troquei de maquina várias vezes e validei sem problemas. Porém, nessa que tenho agora, atualizei para W11 com a chave do W7 e foi, só que não poderei mais usar essa chave em outro equipamento.

Postado
4 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Mega Blaster sim, mas você só poderá usar a sua conta no mesmo sistema que veio no seu computador, certo? Agora que você atualizou, usará somente no sistema que você atualizou. O ponto da minha pergunta foi, como descobrir este sistema?

As etiquetas são as que eu te mostrei na imagem ( e elas identificam o a versão do Windows) e são facilmente identificáveis. Não deve ter mais do que duas etiquetas no laptop, uma do equipamento e outra do sistema operacional. Se não tem é porque foi retirada.

Muito provavelmente é a versão Home ou Home Single Language.

Postado
1 minuto atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

só poderá usar a sua conta no mesmo sistema que veio no seu computador, certo?

Não. Tinha o W7 e instalei o W11. Não foi atualização, foi instalação limpa com o Rufus. Pelo instalador da MS não aceita meu equipamento, dizendo que não é compatível e mandando comprar uma máquina nova. Como disse retro, a versão não é importante, mas a chave sim. Sem ela, nada feito, não importando a versão.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Boa noite, uma vez eu perguntei para alguém como posso descobrir qual era o sistema operacional que foi instalado de fábrica num notebook, a pessoa disse que isto está informado numa etiqueta que vem no notebook ou computador ou na nota fiscal.

Desde o Windows 8 não tem mais etiqueta com chave -- no máximo aquele selinho "Windows X", que não especifica a versão exata. A partir do 8, você descobre isso através da chave armazenada na tabela ACPI MSDM, que está no BIOS da máquina. Essa chave tem uma lógica matemática que permite ao instalador do Windows detectar a versão correta que é ativada por ela. Existem programas de terceiros para decodificá-la, mas possivelmente seriam enquadrados como pirataria aqui no fórum. ⚠️ Portanto, o jeito mais simples é carregar o instalador do Windows 10/11 (ambos compatíveis com as chaves desde o 8 ) e ver qual versão é pré-selecionada (quando a chave é detectada no BIOS, a tela de escolha de versão é suprimida): esta versão é a licenciada com a máquina. Na tela em que aceitamos o contrato da licença, diz qual versão será instalada (Home, Pro, etc), daí, se não quiser instalar, dá tempo de cancelar.

Você vai perguntar como saber, ao carregar um Windows 10, que, por exemplo, detectou chave da versão Pro no BIOS, se a mesma não era do 8 ou 8.1 Pro. Se alguém souber de algo oficial da Microsoft para este fim seria boa informação. Ou não dê bola e adote o óbvio: coloque o Windows 10 em cacarecos e o 11 em máquinas mais recentes e parrudas. Não existe pirataria ao instalar um Windows posterior nesse caso, pois o próprio instalador automaticamente usa a chave e o único jeito de fazê-lo ignorá-la envolve uma pequena modificação na mídia de instalação:

Esse método de chave no BIOS é obrigatório para todos fabricantes de PCs que vendam máquinas com Windows 8 ou superior pré-instalado. No tempo do Windows 7, Vista, XP, era tudo diferente, porém daí estamos falando de peças de museu... 💤

Postado

@Marcos FRM Entendi, mas tenho uma dúvida, eu fui baixar isos do windows 7 e do 8 no site da microssoft, e para cada windows há uma iso diferente, neste caso, como faço para saber qual isso devo usar num pendrive multiboot, se, para iniciar a instalação, eu tenho primeiro que selecionar qual iso, portanto qual windows eu devo fazer a instalação? Ele identifica que a versão é errada?imagem.png.45c0036fc67a103914bcf8eb0b0f61f0.png

Postado

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

atualizei para W11 com a chave do W7

Mas não pelo sistema.

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

foi instalação limpa com o Rufus.

Ok, ok, ok! Então corrijo a informação: Não atualizei pelo sistema! Baixei o W11, optei pela PRO, criei um pendrive pelo Rufus e pronto! Quando pediu a chave, usei a do W7 e o sistema validou. Melhor agora?

25 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

eu fui baixar isos do windows 7 e do 8 no site da microssoft

Essas ISOS não são da MS. Eles não tem mais imagens para downloads do W7. Somente do W8 em diante, por enquanto. Se vai trabalhar com instalação legal, somente com ISOS do W8 em diante. Pode usar qualquer delas, desde que tenha uma chave válida.

• Membro VIP
Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá

Windows 7 é diferente. Não aplica-se o que falei antes. Para manter a ativação OEM SLP original, é mais chato, a menos que seja usada a mídia de instalação do fabricante: DVD de instalação da Dell ativa em hardware Dell, DVD da HP em hardware HP, etc. Tem como fazer manualmente depois de usar a mídia oficial da Microsoft, mas o troço está descontinuado, pronto para virar um queijo suíço de falhas de segurança... nem o Chrome roda mais... quem se importa? 💤

A mídia do 8.1 sim, tem essa frescura da edição Home SingleLanguage (a mais comum aqui) estar separada das demais. Felizmente, a partir do Windows 10 1709, a versão Home SingleLanguage está junto com as demais no ISO "consumer editions". Já essas versões "N" eu ignoro completamente. Nunca as vi aqui.

Postado

@Marcos FRM quando você disse " Portanto, o jeito mais simples é carregar o instalador do Windows 10/11 (ambos compatíveis com as chaves desde o 8 ) e ver qual versão é pré-selecionada (quando a chave é detectada no BIOS, a tela de escolha de versão é suprimida)", isso significa que se o windows de fábrica for um 8.1 ou 8, posso instalar um windows 10 usando a iso que a microssoft disponibiliza para downlad, que ela será autenticada pela chave que está na BIOS do computador?

Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá A MS sofreu, ao longo dos anos, com a pirataria. De certa forma, do meu ponto de vista, eles estimularam isso, para que o S.O. deles tornasse popular, seja pela forma que fosse, para dominar o mercado a longo prazo. Penso nisso como uma estratégia suicida, mas que deu certo. Isto posto, angariou uma corrida para que todos usassem seu produto, seja de forma legal ou não. Ao longo do tempo, eles criaram diversas formas para impedir a pirataria e fracassaram. Fracassaram? será mesmo? Hoje, de forma simplificada, o Windows domina o mercado médio de software para uso cotidiano do cidadão comum. Quantos usuários de Linux você conhece? A partir de agora, com o mercado dominado, surgiu a forma, digamos , perfeita, de fazer essa pirataria acabar e retornar os lucros perdidos com a "permitida" pirataria. Então, hoje, se você é proprietário de uma chave de licença válida, és rei no vale dos cegos!. Então, se teu objetivo é instalar um S.O. legal, esse vai ser teu paraíso lucrativo, já que, como disseste supra, quer saber qual S.O. original que estava na máquina para fazer a instalação ideal e correta. 

Eu poderia entrar numa discussão sobre isso que não vai mudar nada. Para resumir:

Instala qualquer Windows ORIGINAL, baixada DIRETAMENTE do site da MS, independentemente da VERSÃO, que se, tiver a CHAVE ORIGINAL e VÁLIDA, não terás qualquer problema. Eu entendi seu propósito e dúvida. Não importa mais se tem etiqueta, se é OEM, se a versão é pirata (que também pode ser validada), Basta que tenha uma CHAVE ORIGINAL que será atrelada a sua conta. Só isso.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 18/01/2023 às 22:13, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Marcos FRM quando você disse " Portanto, o jeito mais simples é carregar o instalador do Windows 10/11 (ambos compatíveis com as chaves desde o 8 ) e ver qual versão é pré-selecionada (quando a chave é detectada no BIOS, a tela de escolha de versão é suprimida)", isso significa que se o windows de fábrica for um 8.1 ou 8, posso instalar um windows 10 usando a iso que a microssoft disponibiliza para downlad, que ela será autenticada pela chave que está na BIOS do computador?

Sim, isso mesmo.

Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá

1) Se não sabe qual o sistema veio de fábrica e não tem conhecimento de uma chave, não pode ativar Windows 7 nem 8 nem 8.1.

2) Pelo jeito o computador é antigo e, portanto, "não pode" instalar Windows 11.

3) Não existe chave gravada em BIOS de nenhum computador. Cada conjunto de hardware (entenda-se placa-mãe) do computador fica cadastrado nos servidores de ativação da Microsoft. 

4) Se esse computador já foi atualizado um dia para Windows 10, você so precisa baixar a ISO Pro/Home e instalar. Se ativar, beleza, senão precisa comprar uma licença.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Catelan disse:

3) Não existe chave gravada em BIOS de nenhum computador. Cada conjunto de hardware (entenda-se placa-mãe) do computador fica cadastrado nos servidores de ativação da Microsoft. 

Pegue qualquer máquina com o Windows 8 ou superior pré-instalado e terá isto:

acpi_msdm.thumb.jpg.8577e120e74bdad7a9ecf76ce33fa0ea.jpg

Isso aplica-se a todos os fabricantes que vendam máquinas com o sistema pré-instalado, desde a Dell até a Positivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!