Ir ao conteúdo

Placa-mãe A320M-K/BR suporta Ryzen 5 5600/X + RX 5500 XT?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo fazer esse upgrade de processador junto com uma placa RX 5500XT (tudo pela aliexpress), mas não sei se minha placa-mãe aguentaria, por pelo menos 1 ou 2 meses. Se caso ela não aguentar, qual seria a indicada, será que teria alguma abaixo de R$ 500,00?

OBS: minha fonte é uma GIGABYTE PW400 80Plus de 400W, será que esse upgrade ficaria pesado para ela?

• Solução
Postado

Basta atualizar o BIOS para a versão 6042 que estes CPUs 5600 serão suportados.

Baixe o arquivo do BIOS daqui:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_cpu/?model2Name=PRIME-A320M-K-BR

Use um pendrive de boa qualidade - Sandisk, Kingston, HP, Samsung - não use Ching Ling como Multilaser, Leadership e afins.

Siga as instruções deste vídeo, e faça a atualização num horário menos sujeito a picos de energia e queda, exemplo de madrugada.

• Curtir 1
Postado

Usando um pendrive Ching Ling pode acontecer do arquivo do BIOS corromper durante a trasferencia para a atualização e o BIOS "brickar" - travar, não sendo possível usar a placa-mãe a não ser que regrave o BIOS com um gravador externo, serviço pelo qual cobram caro, já vi relatos de mais de R$ 300,00.

Não sei da qualidade desta fonte PW400, sei que as fontes da Gigabyte não o tem bom conceito, por causa de modelos, lotes ruins.

De qualquer forma a troca de CPU não vai sobrecarregar significativamente a fonte, a carga maior é da VGA.

Na lista de fontes do  LTT, as fontes Gigabyte PW são listadas como Tier E - avoid, ou seja não recomendadas.

https://cultists.network/140/psu-tier-list/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...