Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tenho uma placa ASRock A320M-HD e o segundo slot de memória não funciona, atualmente está com a versão de BIOS p5.40, vi alguns vídeos e fiquei um pouco com medo de atualizar a BIOS, alguém conhece algum site que da pra ver se a BIOS tem algum problema??

Captura de Tela (732).png

Captura de Tela (733).png

Captura de Tela (734).png

Postado

@Niishimuraa Se você não tem o devido conhecimento pode ser arriscado, porém, dependendo do método não é aconselhável que um leigo faça, meu conselho é para deixar nas mãos de um profissional da área para evitar dores de cabeça, pois, um simples erro pode causar um problema maior e acabar ser necessário reinstalar a BIOS, e isso vai gerar maiores custos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Novas versões do BIOS, com novo AGESA, podem melhorar a compatibilidade com certos módulos de memória. Se não for um problema físico no slot, acho que vale a pena tentar. Fora outros bugs que serão consertados, como, por exemplo:

• A versão 6.00, com AGESA 1.0.0.3 ABB, corrige o infame bug da instrução RDRAND nos Ryzen 3ª geração (não é o seu caso).
  • A versão 7.30, com AGESA 1.2.0.7, conserta o bug do fTPM que pode causar rápidos travamentos no Windows 10/11.
  • ... entre muitos outros. Infelizmente a AMD não documenta as mudanças, porém tenha certeza que são muitas.

Cuide que, de acordo com as instruções da ASRock, você precisa primeiro atualizar para a versão 7.00 para depois atualizar para a versão 7.30. Essas últimas versões não suportam mais CPUs Bristol Ridge (A-series e Athlon X4) -- seu Athlon 3000G é um Picasso, baseado na microarquitetura Zen+; sem risco, portanto.

• Curtir 2
Postado

@Niishimuraa Pelo que conheço só é possível verificar a BIOS com outro computador e um programa específico para isso, você remove a mesma da placa-mãe e utilizando algumas ferramentas, faz essa verificação, mas se a sua BIOS está funcionado não há motivos para fazer isso, pois, é um procedimento arriscado e deve ser feito por profissionais.

@Niishimuraa Mas se essa atualização for feita pela própria BIOS os riscos são bem pequenos, então, não precisa se preocupar tanto, porém, faça como o amigo disse, "atualizar para a 7.00 primeiro."

Postado
13 minutos atrás, Entusiasta da Elétrica disse:

@Niishimuraa Se você não tem o devido conhecimento pode ser arriscado, porém, dependendo do método não é aconselhável que um leigo faça, meu conselho é para deixar nas mãos de um profissional da área para evitar dores de cabeça, pois, um simples erro pode causar um problema maior e acabar ser necessário reinstalar a BIOS, e isso vai gerar maiores custos.

@Entusiasta da Elétrica Sou um pouco leigo ss :tw_sweat_smile:, adoraria aprender mais sobre computadores, mas não conheço ninguém para realizar esse serviço

9 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Hmmm, olha isto:

https://community.amd.com/t5/general-discussions/two-version-of-Athlon-3000g/td-p/527695

Esse 3000G pode ser um Raven Ridge. Nesse caso, a ASRock não recomenda atualizar.

@Marcos FRM Muito obrigado pelas informações, vou ver se consigo descobrir se é picasso ou raven

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!