Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou insatisfeito, pois geralmente isso podem dar problema rápido. e o preço é quase igual a um novo, ou até o mesmo valor do novo ou equivalente.

Senão que em questão de eletrônicos, eles tem tempo de vida útil. Não faz sentido comprar um pc antigo gamer pelo mesmo valor de um novo, mesmo que seja menos potente, mas é novo e o processador geralmente é mais rápido do que a versão anterior dele.

não estou ofendendo quem vende usado, mas o preço é quase igual ao novo, não vejo motivo para compra o usado. quero comprar hardware barato mas está difícil achar!

Postado

as duas coisas, pois queria comprar um monitor usado de 20 a, 23, mas acho melhor comprar um novo de 17 a 19, é menor mas acho que vai ter mais tempo de vida útil.

só quero opinião, pois usado geralmente dura menos.

Postado

@kifirefox  respondendo a pergunta do titulo do seu post... Vale a pena dependendo do que voce pretende fazer com ele.

Por exemplo, voce quer montar um NAS para rodar um Plex ou somente para servir arquivos ou algum outro plug-in... Não precisa ser um hardware forte... Então voce acha um conjunto pronto (placa-mãe, processador e memória) por uns R$350,00 ou R$450,00... Mas tem que ter paciencia e MUITA!

Agora voce quer um PC Gamer que rode uma certa gama de jogos... Ai talvez não valha tanto a pena pegar um PC inteiro... Talvez uma memória ou um processador.

Falando sobre o seu relato de hardware usado/antigo com preço de hardware novo... Isso é uma realidade mesmo, pois quem há anos atrás comprou/montou um PC e pagou sei lá... Uns R$3500,00 por exemplo... Agora que vai vender, não quer perder o que pagou na época, mas não entende que já desvalorizou. Então é isso que acontece.

Sei que é assim, pois recentemente tambem estava procurando peças para comprar usadas e tem gente que perde a noção do preço justamente por que não quer perder.

Exemplo: Um i7-2600 por R$500,00? Onde que esse modelo de processador vale isso? Mas na cabeça do vendedor, ele vale por que não quer perder muita grana.

• Curtir 1
Postado

Então... obviamente o usado tem que ter preço de usado. Não é nem questão de vida útil, mas não se conhece a história do eletrônico... se "sofreu", se passou por manutenção, se tem problemas latentes. Não há o que justifique o preço ser nem próximo de um novo.

Apesar disso, é o vendedor que coloca o preço no usado... não o comprador. Ao comprador resta só analisar se vale a pena, e se achar que não vale simplesmente não comprar. Entendo perfeitamente a satisfação que existe em chegar para um vendedor e dizer "você está louco?", mas ventilar essas frustrações é bem pouco produtivo.

Eu tenho o costume de vender meus eletrônicos usados, e já comprei usados também. Não é apenas alegria, mas os casos em que tive problema são exceções. Acho que as desvantagens em comprar usado são plenamente compensadas pelo valor menor que é pago... e isso é o ponto chave... o valor TEM que ser consideravelmente menor para valer.

• Curtir 1
Postado

pode dar um exemplo de peça de computador? quanto tempo de vida uitl vai ter um usado e o preço pago, valeu a pena do que ter comprado um novo na loja?

pois geralmente HD, monitor, placa-mãe, etc. mesmo funcionando 100% na mão do vendedor usado ou loja de usados, pode dar defeito com o tempo de uso com você. tenho um monitor usado que deu mancha na tela, e um HD usado que deu badblock, isso é normal de acontecer.

por isso tem que fazer o calculo, se vale a pena comprar usado, até quantos anos, depois de muitos anos o preço tem que ser menor.

HD de 80 gb, mesmo funcionando, praticamente não vale nada para ser usado diariamente, pois pode dar defeito a qualquer hora, pois já passou mais de 10, 15 anos de existência e vida útil. mas mesmo assim tem gente vendendo como fosse algo para ser usado no pc principal.

geralmente é mais para testes e não ser usado todo dia, se for comprar.

Postado
1 hora atrás, kifirefox disse:

pode dar um exemplo de peça de computador? quanto tempo de vida uitl vai ter um usado

Então... comprar usado é sempre uma caixa preta. Vai ser literalmente o "pagar pra ver". Uma aposta. Por isso que tem que ser mais barato. E teria que ficar exponencialmente mais barato com a idade.

Só como referencia, desktops/notebooks em empresas são depreciados em 5 (as vezes menos) anos. Ou seja... ao final de 5 anos o valor contábil é zero! Ai você vê um cara no ML querendo vender o notebook de 12 anos por 600 reais. Vale? A rigor não, mas tem seu publico. Se pessoa precisa de um notebook e só pode dispor de R$ 600...

Tem itens que tem risco menor pela natureza dele: monitores, módulos de memória, CPU, dissipadores. Outros vão ter um risco maior... Water Coolers, HDs, placas mãe, placas de vídeo, fontes, SSDs. Como comentou, a idade é algo bem importante a se avaliar. Na minha opinião em geral eletrônicos de até 2-3 anos ainda estão numa "idade boa" para aquisição.

Recentemente houve a febre das GTX 1060 6GB usadonas. Apareceu um monte a venda em torno de R$ 900 e era interessante porque era placa de performance relativamente boa, tinha uma boa quantidade de RAM e as alternativas ainda estavam muito caras (as 3060ti estavam em torno de 4-5k). Era uma boa aquisição? A primeira vista era... mas o que o pessoal esquecia, é que se trata de uma placa que foi potencialmente usada por mais de 6 anos. Poderia ser um equipamento já em seus últimos suspiros se não foi "bem tratado".

Essa questão "de como foi tratado" é o que dificulta a avaliação de valor e de quanto tempo o equipamento ainda teria de vida útil. O que resta é presumir que foi tratado da pior maneira possível.

• Curtir 2
Postado

Estou aqui com dois monitores LG abertos e parados porque querem muito dinheiro por duas plaquinhas de vídeo deles já usadas quem sabe por anos sem falar que os materiais tendem a se degradar com o passar do tempo sendo a peça muito usada ou não.

Acho que os preços dependem do mercado, se há procura e a inflação está alta os valores tendem a subir.

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, W46n3r disse:

Então... comprar usado é sempre uma caixa preta. Vai ser literalmente o "pagar pra ver". Uma aposta. Por isso que tem que ser mais barato. E teria que ficar exponencialmente mais barato com a idade.

Só como referencia, desktops/notebooks em empresas são depreciados em 5 (as vezes menos) anos. Ou seja... ao final de 5 anos o valor contábil é zero! Ai você vê um cara no ML querendo vender o notebook de 12 anos por 600 reais. Vale? A rigor não, mas tem seu publico. Se pessoa precisa de um notebook e só pode dispor de R$ 600...

Tem itens que tem risco menor pela natureza dele: monitores, módulos de memória, CPU, dissipadores. Outros vão ter um risco maior... Water Coolers, HDs, placas mãe, placas de vídeo, fontes, SSDs. Como comentou, a idade é algo bem importante a se avaliar. Na minha opinião em geral eletrônicos de até 2-3 anos ainda estão numa "idade boa" para aquisição.

Recentemente houve a febre das GTX 1060 6GB usadonas. Apareceu um monte a venda em torno de R$ 900 e era interessante porque era placa de performance relativamente boa, tinha uma boa quantidade de RAM e as alternativas ainda estavam muito caras (as 3060ti estavam em torno de 4-5k). Era uma boa aquisição? A primeira vista era... mas o que o pessoal esquecia, é que se trata de uma placa que foi potencialmente usada por mais de 6 anos. Poderia ser um equipamento já em seus últimos suspiros se não foi "bem tratado".

Essa questão "de como foi tratado" é o que dificulta a avaliação de valor e de quanto tempo o equipamento ainda teria de vida útil. O que resta é presumir que foi tratado da pior maneira possível.

muito esclarecedor @W46n3r , acho que hds mesmo os de 500 gb, não pode ser vendidos por mais de 50 reais, pois são um tipo de peça que sempre dá defeito com os anos, antes tinham hds de 4gb que acho que você não pegou essa época, que duravam anos e ainda hoje em 2023 ainda estão funcionando sem badblocks, era outra época, eram feitos para durar longos anos. agora os hds de hoje, apesar de aumentar em terabyte, não quiseram fazer para durar muito tempo e sim só um determinado periodo de tempo e depois começar a dar defeito e comprar outro novo igual.

ou seja, hds de hoje, por mais potente e espaçoso que seja, não vale nada, nem 1 real, pois se eles tem badblocks, não vai servir de nada, pois a tendencia do HD é se deteriorar, e mesmo com gambiarra, você só usa um pedaço do HD fazendo partição que está limpa, a tendencia é os badblocks aumentar e vai chegar uma hora que vai corromper seus arquivos.

acho estranho vender hds de 500 gb usados, acho como se tivesse vendendo fruta estragada na feira pelo preço um pouco mais barato do que a que está madura e comestível.

sou traumatizado com hds usados, só é bom se você testar e ver que não tem nenhum badblocks.

mas se tratando de placa-mãe e placa de vídeo? algum pessoa mais entusiasta ou gamer, sabe a duração delas? tem como saber se está boa e usada? ou ruim e com defeito, danos de estática, capacitores ruins, etc?

tem placa-mãe e de vídeo até que idade comprar, depois de 5 a 10 anos no máximo?

Postado

Acho que só vale a pena comprar usado memória, processador, gabinete e periféricos.

Meus ultimos 3 kits antes desse que eu tô agora foram com placas mãe e de vídeo usadas. Não tive problemas, mas não cheguei a ficar mais de 18 meses com eles. Sempre me desfazia logo porque sabia que a qualquer momento podia dar problema.

Placa-mãe por ter muitos circuitos é mais fácil de azedar. O mesmo vale para placas de vídeo. Tem que custar 50% do valor de um novo e olhe lá.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!