Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou montando uma config nova e gostaria de saber se a placa-mãe Biostar B450MH vai "sofrer" com um Ryzen 7 5700x ou até um 5600x.

Não me importo muito com OC e outros features de placas melhores, só quero usar esse CPU e placa-mãe tranquilo.

Obrigado.

Postado
2 minutos atrás, V3ct0R disse:

@GuilhermeGB Sabe me dizer quais problemas?

Ouvi falar de problemas de aquecimento no VRM de algumas placas Biostar mesmo com processadores Ryzen 5, que até placas simples de outras marcas rodam sem nenhum problema. Vi isso também do lado da Intel com processadores Core i5 e placa-mãe Biostar, no caso da Intel que coloca o clock base do processsdor num valor bem baixo, o usuário estava tendo problema com o boost que não atingia os valores esperados por limitação técnica da placa-mãe.

No momento eu não consegui achar nenhum tópico aqui do fórum relatando esses problemas, mas se achar algum eu posto aqui. Mas tem esse tópico relatando problema com a Biostar B550M H no fórum Adrenaline, onde o usuário identificou que o desempenho do processador era capado quando o VRM atinge 84ºC, e olha que o processador dele é "só" um 5600X, nem é um 5800X. O cara teve desempenho limitado jogando um simples CS:GO que força pouco o processador.

A maioria das placas-mãe só capam o desempenho com o VRM acima dos 100ºC, mas o problema nem é tanto esse, e sim o VRM ter chegado a 84ºC com pouco estresse, pois eu nunca vi a minha MSI B450M PRO-VDH Max com VRM perto dos 70ºC (quanto mais 80ºC) nos meus testes de estresse com o meu Ryzen 5 3600, que oferece um estresse similar ao 5600 para o VRM. E se tratando de uma B550 isso é vergonhoso, porque a construção das B550 tendem a ser superior à maioria das B450, e minha B450 não passa de uma placa comum, nada especial.

Postado

@GuilhermeGB você acha q esse problema de aquecer os VRMs pode acontecer com o Ryzen 3 3200G também? pois um tempo atrás quando eu jogava gta e bf4 no meu R3 eu comecei a notar uma perda de fps e estabilidade lascada (o pc não roda gta tão bem, mas mesmo assim travava até demais do q o normal, porém o bf4 ficava sempre na casa dos 80fps sem descer ou subir muito). tenho uma B450MH da biostar, não faço overclock nem nada, só uso normalmente pro dia a dia, os jogos mais pesados q eu jogo são esses

Postado
1 minuto atrás, Mayan Matos disse:

@GuilhermeGB você acha q esse problema de aquecer os VRMs pode acontecer com o Ryzen 3 3200G também? pois um tempo atrás quando eu jogava gta e bf4 no meu R3 eu comecei a notar uma perda de fps e estabilidade lascada (o pc não roda gta tão bem, mas mesmo assim travava até demais do q o normal, porém o bf4 ficava sempre na casa dos 80fps sem descer ou subir muito). tenho uma B450MH da biostar, não faço overclock nem nada, só uso normalmente pro dia a dia, os jogos mais pesados q eu jogo são esses

Tenho esse mesmo modelo de placa-mãe, consigo fazer overclock no meu R5 3600 e não tive nenhuma instabilidade, estou usando faz uns 5 ou 6 meses

Postado
8 minutos atrás, Mayan Matos disse:

No seu caso pode ser simplesmente por falta de RAM mesmo, pois verifiquei que você usa 2x4GB, desses 8GB você deve ter 2GB reservado para o vídeo integrado, e os outros 6GB talvez não seja suficiente para rodar o jogo tão bem. Você terá que monitorar os recursos do seu hardware enquanto joga, sugiro monitorar uso de RAM, temperaturas, uso e frequência da CPU/GPU. Se você notar queda brusca na frequência da CPU com a temperatura do processador normal, pode ser indicativo de thermal throttling no VRM.

• Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, Mayan Matos disse:

pode comentar um pouco sobre o histórico de problemas?

Neste site tem alguns testes com placas da Biostar, a B550MH deu thermal throttling com um Ryzen 3600 quando o VRM passou de 84 graus.

b550mh-vrm-temperatura.png

Note que no teste que falhou foi usado um WC de 240mm, já com o Wraith Prism não aconteceu, porque o prism sopra sobre a placa-mãe  o que ajudar a restriar o VRM.

Para usar WC ou AC de torre é preciso colocar um fan soprando sobre o VRM.

Ou no caso de AC usar um "low profile" que seja melhor que o box, pois sopra sobre a placa-mãe. 

Exemplo de cooler "low profile" - Wovibo 6 heatpipes, fan de 120mm, no Tio Alli.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!