Ir ao conteúdo

como apagar HD para envio para RMA?

Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Preciso enviar um HD Seagate que está com bad blocks para RMA e gostaria de saber de vocês qual a melhor maneira de apagar os dados (sem corrigir os erros que ele apresenta) antes de fazer o envio. Pesquisando no Google encontrei diversas opções tais como: usar a BIOS, fazer pelo próprio Windows, usar programas de terceiros... Diante de tantas opções, fiquei em dúvida sobre qual seria a melhor e mais recomendada.

Agradeço a todos que puderem ajudar.

Postado
40 minutos atrás, a.silvas disse:

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Preciso enviar um HD Seagate que está com bad blocks para RMA e gostaria de saber de vocês qual a melhor maneira de apagar os dados (sem corrigir os erros que ele apresenta) antes de fazer o envio. Pesquisando no Google encontrei diversas opções tais como: usar a BIOS, fazer pelo próprio Windows, usar programas de terceiros... Diante de tantas opções, fiquei em dúvida sobre qual seria a melhor e mais recomendada.

Agradeço a todos que puderem ajudar.

qualquer programa q faça zero fill.. 

pesquise no google, q vão aparecer opções

eu uso aqui o DataLife Guard, da WD.. apesar de ser da WD, funciona em qualquer marca

https://www.softdownload.com.br/teste-discos-rigidos-data-lifeguard-diagnostics.html

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, bngomes disse:

Baixa o Seagate tools (se não me engano o nome esse) e faz um format Zero Fill..

@bngomes Obrigada!

No site da Seagate diz que o Zero Fill do SeaTools verifica setores com problema que podem ser detectados e substituídos por setores sobressalentes válidos, ao gravar para os setores...

Fonte: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/how-do-i-low-level-format-a-sata-or-ata-ide-hard-drive-203931en/

Fiquei na dúvida: se eu aplicar o Zero Fill da ferramenta os bad blocks vão "sumir"? Se sim, isso invalidaria a troca do HD, não?

Postado

@a.silvas Se você fizer o zero fill nesse HD ele pode acabar remapeando os setores defeituosos usando os setores de reserva caso ainda existam, assim os setores defeituosos não serão mais visíveis.

Existem algumas algumas ferramentas como essa da Microsoft https://learn.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/sdelete que sobreescrevem os arquivos apagados para impedir a recuperação, mas no caso desse programa, o seu uso é pela linha de comando, então fica mais complicado caso sejam muitos arquivos, e mesmo assim o HD pode substituir os setores defeituosos caso encontre, é difícil evitar esse problema, porque quem controla isso é o próprio HD.

Postado
1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qualquer programa q faça zero fill.. 

pesquise no google, q vão aparecer opções

eu uso aqui o DataLife Guard, da WD.. apesar de ser da WD, funciona em qualquer marca

https://www.softdownload.com.br/teste-discos-rigidos-data-lifeguard-diagnostics.html

@rodrigo.dcvieira Obrigada pela indicação! Contudo, a WD terminou o suporte para o DataLife Guard (https://support-en.wd.com/app/answers/detailweb/a_id/31835/kw/Data LifeGuard Diagnostics/related/1). Ele foi substituído pelo Western Digital Dashboard. Vou verificar se ele tem a opção Zero Fill.

Aproveitando: você sabe me dizer se ao aplicar o Zero Fill em um HD os erros apresentados no SMART somem? Nunca enviei HD para troca e estou com receio de fazer algo que me faça perder a garantia...

OBS: Todos os programas que usei para testar esse HD que vai para a Seagate (HD Sentinel, HD Tune Pro, Crystal Disk Info e SeaTools) indicaram que ele está prestes a falhar e eu não consigo usar o Windows por mais de 2 minutos até tudo travar.

Obrigada novamente!

Postado
4 minutos atrás, a.silvas disse:

Aproveitando: você sabe me dizer se ao aplicar o Zero Fill em um HD os erros apresentados no SMART somem? Nunca enviei HD para troca e estou com receio de fazer algo que me faça perder a garantia...

não.. S.M.A.R.T. é q nem odometro de carro, o q é marcado fica lá.. a não ser q você seja tecnico e perito em armazenamento e trabalhe com programas proprios para se alterar esses parametros, mas o usuario comum não tem acesso ou consegue alterar isso.. nem programas

6 minutos atrás, a.silvas disse:

OBS: Todos os programas que usei para testar esse HD que vai para a Seagate (HD Sentinel, HD Tune Pro, Crystal Disk Info e SeaTools) indicaram que ele está prestes a falhar e eu não consigo usar o Windows por mais de 2 minutos até tudo travar.

poste o S.M.A.R.T. desse HD para verificarmos

6 minutos atrás, a.silvas disse:

Obrigada pela indicação! Contudo, a WD terminou o suporte para o DataLife Guard (https://support-en.wd.com/app/answers/detailweb/a_id/31835/kw/Data LifeGuard Diagnostics/related/1). Ele foi substituído pelo Western Digital Dashboard. Vou verificar se ele tem a opção Zero Fill.

isso é besteira, o programa continua funcionando e exerce a funcao zero fill sem problemas

2023-02-13_13h07_46.png

aparece 2 opções, escolha FULL ERASE e espere concluir.. 

mas se o HD tiver mesmo muito ruim, pode ser q nem conclua.. mas enfim, essa é a forma mais simples de fazer o zero fill e apagar qualquer vestigio de dados q possam ser recuperados

Postado
22 minutos atrás, JorgeGus disse:

@a.silvas Se você fizer o zero fill nesse HD ele pode acabar remapeando os setores defeituosos usando os setores de reserva caso ainda existam, assim os setores defeituosos não serão mais visíveis.

Existem algumas algumas ferramentas como essa da Microsoft https://learn.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/sdelete que sobreescrevem os arquivos apagados para impedir a recuperação, mas no caso desse programa, o seu uso é pela linha de comando, então fica mais complicado caso sejam muitos arquivos, e mesmo assim o HD pode substituir os setores defeituosos caso encontre, é difícil evitar esse problema, porque quem controla isso é o próprio HD.

@JorgeGus Pois é Jorge! Meu receio é fazer algo que invalide a garantia e impeça a troca do HD pela Seagate.

Eu já movi todos os meus arquivos pessoais desse HD para outro. Só restou o Windows e os programas instalados. E, teoricamente quando um arquivo é movido ele não pode ser recuperado mas, vai saber...

Por questão de segurança, gostaria de apagar tudo. De preferência sem correr o risco de perder a garantia junto à Seagate. :tw_smiley:

O disco em questão tem 2TB de capacidade e possui 2 partições: 1 para o SO e programas e outra para os arquivos pessoais. Neste caso, o certo seria escrever nele todo?

Como essa é minha primeira RMA, não sei ao certo como proceder então qualquer ajuda é bem-vinda!

Obrigada

Postado
7 minutos atrás, a.silvas disse:

E, teoricamente quando um arquivo é movido ele não pode ser recuperado mas, vai saber...

Não é bem assim não.. tanto numa copia quando movendo o SO não apaga o fisico da tabela de partição, apenas marca que já pode utilizar... já que é um processo bem mais rápido... isso vale para HD.

No SSD quando voce da uma TRIM no sistema de arquivo ele realmente apaga do SSD não sendo mais possível recuperar...

Postado

isso é besteira, o programa continua funcionando e exerce a funcao zero fill sem problemas

2023-02-13_13h07_46.png

aparece 2 opções, escolha FULL ERASE e espere concluir.. 

mas se o HD tiver mesmo muito ruim, pode ser q nem conclua.. mas enfim, essa é a forma mais simples de fazer o zero fill e apagar qualquer vestigio de dados q possam ser recuperados

@rodrigo.dcvieira O problema é que o DataLife Guard não está mais disponível para download no site da WD... Neste caso eu precisaria fazer download de algum outro site.

não.. S.M.A.R.T. é q nem hodômetro de carro, o q é marcado fica lá.. a não ser q você seja técnico e perito em armazenamento e trabalhe com programas próprios para se alterar esses parâmetros, mas o usuário comum não tem acesso ou consegue alterar isso.. nem programas

Entendi! Obrigada pelo esclarecimento!

poste o S.M.A.R.T. desse HD para verificarmos

Seguem os prints. Eu tentei escanear o disco diversas vezes com o HD Tune mas ele nunca consegue finalizar. Ou ele pára quando está perto do final (Imagem HD_Tune_Error_Scan_1.png), ou recebo uma tela azul, ou o PC reinicia... Além disso, cada hora os bad blocks aparecem num lugar diferente... A imagem HD_Tune_Error_Scan_1.png mostra um bad block, já a imagem Imagem HD_Tune_Error_Scan_2.png mostra 3 (não sei se esse teste chegou perto do final porque o deixei executando e fui dormir. Quando acordei o computador tinha reiniciado). Também já apareceram 2 bad blocks um ao lado do outro logo no início do teste... Enfim...

Menos mal que esses problemas apareceram agora (a garantia termina no dia 1º de março!!!).

Muito obrigada novamente!

HD_Sentinel_Log.png

HD_Sentinel_Overview.png

HD_Sentinel_Smart_1.png

HD_Sentinel_Smart_2.png

HD_Tune_Error_Scan_1.png

HD_Tune_Error_Scan_2.png

HD_Tune_Health.png

SeaTools_1.png

SeaTools_Smart_1.png

SeaTools_Smart_2.png

SeaTools_Smart_3.png

SeaTools_Smart_4.png

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, bngomes disse:

No SSD quando voce da uma TRIM no sistema de arquivo ele realmente apaga do SSD não sendo mais possível recuperar...

Depende do modelo. Alguns SSDs não garantem setores zerados depois de TRIM:

https://github.com/torvalds/linux/commit/e61f7d1c3c07a7e51036b0796749edb00deff845

https://github.com/torvalds/linux/commit/fd6f32f78645db32b6b95a42e45da2ddd6de0e67

Portanto, não é bom confiar. O ideal é fazer um secure erase. Os programas dos fabricantes devem ter esse recurso, não sei. No Linux, dá para fazer. Até criei uma "distribuiçãozinha" caseira com uns scripts para automatizar isso.

Outra opção é sobrescrever o disco inteiro com bits aleatórios. O comando shred do Linux é útil:

https://man.archlinux.org/man/shred.1

"shred -vz /dev/sdx" fará o trabalho (num disco de 2 TB vai demorar, tem que ter paciência).

Postado
41 minutos atrás, bngomes disse:

Não é bem assim não.. tanto numa copia quando movendo o SO não apaga o fisico da tabela de partição, apenas marca que já pode utilizar... já que é um processo bem mais rápido... isso vale para HD.

@bngomes Bom saber! Obrigada!

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Depende do modelo. Alguns SSDs não garantem setores zerados depois de TRIM:

https://github.com/torvalds/linux/commit/e61f7d1c3c07a7e51036b0796749edb00deff845

https://github.com/torvalds/linux/commit/fd6f32f78645db32b6b95a42e45da2ddd6de0e67

Portanto, não é bom confiar. O ideal é fazer um secure erase. Os programas dos fabricantes devem ter esse recurso, não sei. No Linux, dá para fazer. Até criei uma "distribuiçãozinha" caseira com uns scripts para automatizar isso.

Outra opção é sobrescrever o disco inteiro com bits aleatórios. O comando shred do Linux é útil:

https://man.archlinux.org/man/shred.1

"shred -vz /dev/sdx" fará o trabalho (num disco de 2 TB vai demorar, tem que ter paciência).

@Marcos FRM Show essa distribuição que você criou! Muito obrigada por compartilhar!

Acabei de verificar aqui e o SeaTools tem uma aba Apagar. Nela existem as opções "Rápido" (Apagamento Criptográfico de Sanitização e Instant Secure Erase) e "Detalhado" (Sobrescrição de Sanitização, Sobrescrição Simples e Apagamento Gravar o Mesmo).

• Membro VIP
Postado

"Apagamento Criptográfico de Sanitização" deve ser o equivalente da opção --security-erase-enhanced do hdparm. Caso suportado pelo disco, é a melhor opção.

A outra aparenta ser em várias etapas, com possivelmente um secure erase normal no final. Deve demorar mais.

Postado
Em 13/02/2023 às 14:27, Marcos FRM disse:

"Apagamento Criptográfico de Sanitização" deve ser o equivalente da opção --security-erase-enhanced do hdparm. Caso suportado pelo disco, é a melhor opção.

A outra aparenta ser em várias etapas, com possivelmente um secure erase normal no final. Deve demorar mais.

@Marcos FRM Muito obrigada Marcos! Confirmei com a Seagate e realmente é essa opção que você mencionou ("Apagamento Criptográfico de Sanitização"). Contudo, quando seleciono o disco e tento executá-la, recebo a seguinte mensagem: "Essa operação não é aceita por este disco".

Estou executando a ferramenta da Seagate no Windows 11 e o HD que será apagado está particionado. Você saberia me dizer se isso interfere em alguma coisa?

Obrigada novamente.

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, a.silvas disse:

Estou executando a ferramenta da Seagate no Windows 11 e o HD que será apagado está particionado. Você saberia me dizer se isso interfere em alguma coisa?

Não, o conteúdo atual do disco pouco importa.

Já que não suporta, usa a outra opção...

Postado
43 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Não, o conteúdo atual do disco pouco importa.

Já que não suporta, usa a outra opção...

@Marcos FRM Obrigada!

A outra opção a qual você se refere é a "Sobrescrição de Sanitização" ou a "Instant Secure Erase"?

Obrigada novamente.

• Membro VIP
Postado

Se o disco for um Self Encrypting Drive (SED), "Instant Secure Erase" será eficaz e rápido. O firmware vai trocar a chave criptográfica usada internamente e dali para frente os dados ficarão imprestáveis: bits sem nexo.

Tente.

Postado
33 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Se o disco for um Self Encrypting Drive (SED), "Instant Secure Erase" será eficaz e rápido. O firmware vai trocar a chave criptográfica usada internamente e dali para frente os dados ficarão imprestáveis: bits sem nexo.

Tente.

@Marcos FRM Desculpe a ignorância Marcos mas, como eu descubro se o disco é um SED? Trata-se de um Seagate Barracuda de 2TB, modelo ST2000DM008-2FR102. Não encontrei essa informação nas especificações do HD no site da Seagate (https://www.seagate.com/www-content/datasheets/pdfs/3-5-barracudaDS1900-11-1806BR-pt_PT.pdf)

Obrigada

• Membro VIP
Postado

@a.silvas  Pelo datasheet, pode ser que tenha ou não. Se na etiqueta dele tiver um código chamado "PSID", tem o recurso. Você precisará desse código (que pode ser copiado via QR code geralmente) para usar o "Instant Secure Erase" — o SeaTools vai pedir. Isso foi inventado para facilitar descarte/reciclagem de discos, para evitar a trabalheira mencionada no link do @Gabriel Torres .

Procurando no Google acha papers da própria Seagate sobre as vantagens desse método.

• Curtir 1
Postado
Em 14/02/2023 às 18:23, Marcos FRM disse:

@a.silvas  Pelo datasheet, pode ser que tenha ou não. Se na etiqueta dele tiver um código chamado "PSID", tem o recurso. Você precisará desse código (que pode ser copiado via QR code geralmente) para usar o "Instant Secure Erase" — o SeaTools vai pedir. Isso foi inventado para facilitar descarte/reciclagem de discos, para evitar a trabalheira mencionada no link do @Gabriel Torres .

Procurando no Google acha papers da própria Seagate sobre as vantagens desse método.

@Marcos FRM Bom dia Marcos. Muito obrigada pela resposta. Encontrei o código "PSID"  na etiqueta do HD contudo, não consegui executar o "Instant Secure Erase". Aliás, não consegui executar nenhuma das 5 formas de apagamento disponíveis no SeaTools... A única opção que o SeaTools tenta executar (e fracassa) é a "Sobrescrição de Sanitização". Quando tento qualquer uma das outras 4 (Apagamento Criptográfico de Sanitização, Instant Secure Erase, Sobrescrição Simples e Apagamento Gravar o Mesmo) recebo a mensagem "Essa operação não é aceita por este disco".

Fiz download do Seagate DiscWizard que o @Gabriel Torres mencionou no artigo (muito obrigada pelo artigo @Gabriel Torres!). Nas duas primeiras tentativas, o PC reiniciou em algum momento (infelizmente não eu não estava presente quando isso ocorreu). Estou na terceira tentativa mas não tenho certeza de que algo está sendo feito. Ele está parado há 12 horas na etapa 1 dizendo que o tempo estimado de término é de menos de 1 minuto (?!)...

image.png.23a0ce3af08b970c4577f7d9c56de236.png

Não sei o que faço agora. A garantia dele termina no dia 1º de março então preciso enviá-lo logo para a Seagate.

Espero mais algumas horas para ver se ocorre algum avanço? Tento outra ferramenta? Ou simplesmente desisto e o mando para a Seagate sem fazer o apagamento seguro dos dados? :tw_cold_sweat:

Obrigada!

ps: pelo visto os danos são tão extensos que não estão permitindo gravações no disco.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, a.silvas disse:

@Marcos FRM Bom dia Marcos. Muito obrigada pela resposta. Encontrei o código "PSID"  na etiqueta do HD contudo, não consegui executar o "Instant Secure Erase".

O que exatamente aconteceu? Ele pediu o código? Apareceu algum erro? Qual?

Postado
29 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O que exatamente aconteceu? Ele pediu o código? Apareceu algum erro? Qual?

@Marcos FRM Não chegou a pedir o código. Quando tento executar essa opção aparece a mesma mensagem de antes ("Essa operação não é aceita por este disco") - vide imagem abaixo.

image.png.548e1c607adf804a8125881f8c00cc13.png

Recebi essa mensagem quando tentei executar o Apagamento Criptográfico de Sanitização, o Instant Secure Erase, a Sobrescrição de Sanitização e o Apagamento Gravar o Mesmo.

A única opção que o SeaTools tenta executar é a Sobrescrição Simples, porém o processo não passa de 0% e falha...

O DiskWizard está rodando há quase 14 horas [e dizendo que o tempo estimado para o término da etapa 1 é de menos de 1 minuto (?!)...]. Como o HD tem 2TB, estou em dúvida se ele realmente está fazendo alguma coisa ou se empacou em algum ponto...

image.thumb.png.fe152fcc13bd06ec2c5dc87b76a3aa1c.png

Postado

Já tinha perdido as esperanças mas, finalmente, o Seagate DiskWizard conseguiu finalizar a limpeza do disco. O processo todo levou quase 16 horas.

image.png.4d31d15f42d4c3521ce318344b6c6b4c.png

Já o SeaTools continua na mesma: não consegue executar nenhum dos métodos de apagamento disponível na ferramenta...

image.png.6276e65b0de82e29699b59ee3b0672f3.png

• Amei 1
Postado

Gente, faz tempo que deixei de acompanhar as tecnologias novas e os software que fazem mil maravilhas, mas o básico das coisas ainda não mudou, assim entendo...

Os arquivos nos HD estão ou em FAT ou em NTFS... em ambos tem uma área reservada no HD que contém mesmo uma tabela 8x3 com os nomes dos arquivos, trilha/setor de inicio do arquivo, datas, tamanho do arquivo, etc... ao salvarmos arquivos, essa tabela vai sendo construída... quando deletamos, o primeiro caractere do filename é trocado por outro que indica que aquele arquivo foi deletado e não aparece mais no windows explorer, por exemplo... ao mesmo tempo, a tabela que controla os setores em uso naquele HD é alterada, liberando aqueles espaços para outros arquivos... então, ao salvar novos arquivos, alguns setores poderão ser reescritos...

Quando o HD está zerado, a tabela está vazia e os setores estão limpo, em termos... sempre terá alguma informação gravada nele... por exemplo, 20hex... os links entre os setores estão também limpos, sem apontar para o próximo setor a ser lido como ocorre quando estamos lendo um arquivo qualquer...

Para limpar um HD, a formatação em baixo nível, sem ser a formatação rápida, deveria, em princípio, reescrever tudo, o que apagaria os rastros de todos os arquivos e limparia a tabela de alocação dos arquivos... na formatação rápida, você poderá recuperar todos os arquivos que não foram sobrescritos, ou seja, tudo estará lá...

Penso que uma maneira de "zerar" os dados antigos é escrever novos arquivos no HD, repetida vezes, até preenchê-lo totalmente... após isso, qualquer recuperação dos arquivos antigos será impossível, porque todos os setores foram efetivamente reescritos com os novos arquivos... e para fazer isso, qualquer lixo serve... por exemplo, já que você não quer formatar, pois os setores defeituosos serão contornados, delete os arquivos existentes e  crie uma pasta com o nome X1 e salve dentro dela um arquivo qualquer de texto ou imagem copiada da internet... se for grande, melhor... crie uma pasta X2 e copie a pasta X1 para dentro dela... copiar não é mover (transferir)... após, copie a pasta X2 para dentro da X1... após, copie a pasta X1 para dentro da X2... repita isso até não ter mais espaço livre no HD... ao final você terá centenas de vezes aquele texto ou imagem preenchendo todo o HD e apagando todos os dados anteriores... restará apenas alguma informação na tabela de alocação de arquivos contendo os nomes dos arquivos anteriores... mas saber apenas o nome não dá para "ler" o arquivo e eles foram sobrescritos com novos dados...

Creio que dessa maneira você conseguirá apagar o conteúdo dos arquivos, tornando-os irrecuperáveis... diversos software fazem esse trabalho, mas leva tempo e sempre ficará uma dúvida se eles foram realmente deletados... nada impede de você utilizar um software e essa maneira que escrevi acima... o HD vai esquentar um pouco com tanta tarefa...

Boa sorte

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!