Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei as peças de um computador e elas foram montadas por um técnico a aproximadamente um mês. O cooler na qual o utilizo é o cooler box da própria AMD que veio de fábrica, contudo, venho tido alguns problemas em relação a temperatura. Por algum motivo, em jogos ( como Valorant que nem é tão pesado assim ) quando jogo a 165fps para acompanhar meu monitor, a temperatura sobe muito, chegando até mesmo a ficar nos 81 graus. E o mais incrível: o máximo de utilização da CPU é 20%. O gabinete tem um bom airflow ( eu imagino ), tem 4 fans, uma traseira e três frontais, além de que minha placa de vídeo mantém as temperaturas normais.

Fiz um teste de stress através do Aida e CPU-Z, e o máximo de temperatura que chegou foi de 81 graus, mesmo que em menos utilização essa temperatura já foi ultrapassada em jogos algumas vezes. Estou cogitando em trocar o cooler box, mas vou vir aqui antes para ver se vocês tem alguma solução. Pode ser algum erro de montagem do próprio técnico, mas não sei. Ando tendo muitos problemas com isso ultimamente, e essas altas temperaturas já me ocasionaram em duas telas azuis. 

GABINETE GAMER DEEPCOOL CC560, MID-TOWER, LATERAL DE VIDRO, COM 4 FANS, PRETO, R-CC560-BKGAA4-G-1

Este é o gabinete, antes que perguntem. 

• Moderador
Postado

Olá

porventura, verificou se o cooler está bem encaixado sem folgas? 
Outro ponto a comentar, se a frontal do gabinete for mash, o fluxo estará tranquilo, mas caso seja frontal de vidro, haverá um bloqueio no fluxo de ar. <-- Falando isto por não ter encontrado informações sobre a frontal. 

Postado

Com o cooler box da AMD é por ai mesmo.

Coloque mais dois fans no topo do gabinete fazendo exaustão do ar quente, só o do fundo é pouco.

E considere trocar o cooler box por um DeepCool AG400

39 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Outro ponto a comentar, se a frontal do gabinete for mash, o fluxo estará tranquilo, 

O CC560 não é propriamente mesh, mas tem grade em ~ metade da area frontal, com um airflow razoável - com os fans de fábrica. Vide no teste do "Né".

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena Opa! Não verifiquei, sou inseguro e tenho medo de danificar algo, mas como exatamente seria folgado pra eu saber quando for olhar?

@1lokos Acha que por ora apenas o cooler box resolve? Não posso gastar tanto assim no momento, prefiro ir fazendo essas alterações no gabinete com o tempo.

Postado

A air flow tá ok, qualquer modificação vai mudar coisa de 3~5ºC.

Se a base do cooler não tiver firmemente presa ao processador é porquê está folgado. 

No mais, essa temperatura é OK para o Ryzen 5 5600. Salvo engano, a temperatura máxima dele é 95ºC.

Postado
8 horas atrás, Kolt disse:

@1lokos Acha que por ora apenas o cooler box resolve? 

Bom, da para ir usando, 81 graus é alto mas nada grave, basta não ficar olhando a temperatura do CPU. 😉 

Se estiver encucado com a temperatura experimente tirar o painel frontal quando for jogar, ou o vidro lateral - embora mexer nesse corre o risco de quebrar.

Postado

@1lokos KKKKKK faz sentido, se eu não vejo, ele não existe. Brincadeiras a parte, acho que entendeu a pergunta de maneira errada. Ou melhor, me expressei errado. Acha que comprar o cooler box ali da Deepcool na qual me indicou, o problema vai ser resolvido? 

Inclusive, há muita diferente entre o AG400 e o AG500? Fora o preço, claro. Sei que o AG500 é mais caro, mas não sei se a diferença de desempenho de ambas é exorbitante.

Postado

O AG400 é suficiente, veja no teste do Guiga Games, é suficiente até para o Ryzen 5700X.

Não achei um review do AG500. Achei do AK500, do qual o AG400 é uma versão mais barata com menos area no dissipador e um heatpipe a menos - tem 5.

Dos testes do Hardware Sugar, note como o AK400 fica próximo do AK620, que tem o dobro de área do dissipador, dois fans e custa o dobro.

AK400xAK620.jpg.c265af2a6b5e95de9bfbdd97e3f676e7.jpg

O que da para concluir destes 3 graus de diferença é: ter um cooler maior e mais caro não faz muita diferença para um CPU que é bem refrigerado com um cooler mais simples e barato.

• 6 meses depois...
Postado

Adquiri um Ryzen 5600, o gabinete conta com 3 fans de entrada e 3 fans de saída além de um Air Cooler Aigo 100mm com 2 heat pipe e ao estressar via CPU-Z chega a 76 graus.

Cheguei a testar com um air cooler de rotação menor, mas com 4 heat pipes e 120mm, chegou a ficar a 73 graus. Então imagino que 81 graus esteja em uma temperatura normal para o cooler box.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!