Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou querendo montar um pc gamer com um Ryzen 7 5700G e uma GTX 1660 super de 6 gb, gostaria de saber qual a melhor placa-mãe que suporte esses componentes na questão de compatibilidade e que não esquente ou danifique eles a config do futuro pc é:

placa-mãe b450M Gaming 
Mémoria DDR4 1 de 16 gb Geil Evo Potenza
Placa de vídeo MSI Nvideo GeForce GTX 1660 Super Gaming X 6 Gb GDDR6
Processador AMD Ryzen 7 5700G 3.8 GHz (4.6 GHz Turbo)

caso essa config estiver com falta de compatibilidade me avisem pois eu não sei muito sobre esse tipo de coisa, mas acredito que esteja tudo certinho, quem puder me ajudar agradeço

Postado

Primeira dica, se vai usar uma placa de vídeo dedicada então não faz sentido gastar mais caro com um processador com vídeo integrado como o 5700G. Pegue o 5700X caso voce realmente precise de 8 núcleos, ou se o objetivo é apenas jogos voce pode pegar um 5600 e economizar uns 400 reais...

Segunda dica, ao invés de pegar 1 pente DDR4 16Gb, pegue 2 pentes 8Gb pois voce terá mais performance devido ao dualchannel que basicamente dobra a velocidade de transmissão das informações pelas memórias.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Gabrielkkj o 5600X é da categoria Ryzen 5. A placa-mãe, qualquer B450 intermediária e B550 já irá dá conta do recado para todos os processadores citados. O modelo Gigabyte B450M Gaming é uma ótima opção pelo preço, mas deve-se atentar com a versão da BIOS, já que antigamente esses modelos de placa-mãe não vinham com suporte de fábrica para processadores Ryzen 5000, mas imagino que atualmente já devem estar. 

Reitero todos os comentários do amigo, talvez você não precise de um Ryzen 7, e o 5700G definitivamente não é uma boa opção com uma placa de vídeo. Também 2 pentes de memória RAM > um pente.

Postado
57 minutos atrás, Gabrielkkj disse:

@Bruno Mendonça Andrade  E como eu faria para atualizar a BIOS?

Comprando em loja que faz a atualização antes de enviar.

P'chau - Compre na opção "APROVEITE E COMRE JUNTO", a atualização acrescenta R$ 17,00 no valor placa-mãe.

T'byte - Compre e pague a placa-mãe, ao mesmo tempo abra um ticket de suporte solicitando a atualização do BIOS, vai receber um código PIX para pagar os R$ 40,00 cobrados pela atualização à parte.

Você pode fazer?

Sim, porém no caso da maioria das B450, como a sugerida Gigabyte B450M Gaming, precisa de um CPU Ryzen antigo para colocar na placa e atualizar antes de usar um Ryzen 5600, 5600X, etc.

Ou pode levar numa assistência técnica da sua cidade que tenha um Ryzen antigo à disposição, com certeza vão cobrar bem mais caro que os valores acima.

Placas A520 ou B550 costumam ter um botão de atualização do BIOS sem CPU e memória - tem um gravador de BIOS embutido, exemplo, Gigabyte A520M DS3H. Basta colocar o arquivo do BIOS num pendrive de qualidade - ex. Sandisk, colocar numa porta USB especifica (RTFM) ligar o cabo da fonte e apertar o botão. Vide no YT Professor Ramos alguns exemplos do procedimento.

• mês depois...
Postado

Boa tarde pessoal, novamente aqui. Gostaria de perguntar a vocês se a placa-mãe Gigabyte B450M Gaming daria conta do meu pc se é boa ou não eu comprar ela para o pc a config dele é 

Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce GTX 1660 Super Gaming X
Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB 3200MHz ( 2 Pentes )
Processador AMD Ryzen 7 5700X 3.4GHz (4.6GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4
Gabinete gamer com 6 fans
Fonte de 750W Gamemax 
Cooler para processador gamemax
SSD 240 Gb
E a placa-mãe que ja citei, a minha pergunta é se seria boa para comprar e suprir minha necessidades para games e estudos. Conto com a ajuda de vocês!

Postado
2 minutos atrás, Gabrielkkj disse:

Fonte de 750W Gamemax

Fonte de baixa qualidade, recomendo que pegue uma XPG Pylon 650w.

5 minutos atrás, Gabrielkkj disse:

Gostaria de perguntar a vocês se a placa-mãe Gigabyte B450M Gaming daria conta do meu pc se é boa ou não eu comprar ela para o pc a config dele é

Sim.

Postado

@Tiberio mas entre uma gigabyte eu comprar uma ASUS prime b450m gaming seria melhor é por que ja ouvi sobre esses negocio de BIOS e tal estou com medo de não suportar e precisar mexer depois, gostaria de saber se a BIOS de ambas suportaria ou estaria ja com atualização para o 5700x

Postado
25 minutos atrás, Gabrielkkj disse:

@Tiberio mas entre uma gigabyte eu comprar uma ASUS prime b450m gaming seria melhor é por que ja ouvi sobre esses negocio de BIOS e tal estou com medo de não suportar e precisar mexer depois, gostaria de saber se a BIOS de ambas suportaria ou estaria ja com atualização para o 5700x

Se estiver comprando na pichau contrate o serviço de atualização de BIOS. É menos de 20 reais e já vai vir com a versão mais recente compatível com o 5700X

Em outras lojas esse serviço não está disponível, então você depende da sorte de vir atualizado ou não

Postado
26 minutos atrás, Gabrielkkj disse:

@Goner Mas tem como atualizar de boa ? Vou comprar na terabyte shop e como eu sei que desatualizada?

Para você mesmo atualizar precisará de um CPU Ryzen antigo, ex. 1600, tem um?

Abra um ticket de suporte na T'byte e pergunte pela atualização de BIOS, até pouco tempo cobravam R$ 40,00 pelo serviço.

Tanto a B450M da Gigabyte como a da ASUS são "de entrada"  tem VRM de 75 amperes, significa que suportam um Ryzen 5700X em stock (clocks no padrão de fabrica), se pretende  "brincar" com overclock, PBO vai faltar VRM, ai só placa mais cara, ex. B550 na faixa dos R$ 1.000,00.

2 horas atrás, Gabrielkkj disse:

Processador AMD Ryzen 7 5700X 3.4GHz (4.6GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4
Cooler para processador gamemax

Qual o modelo desse cooler "gamemax"?

So for o Gama 200 não vai dar conta do 5700X.

Pegue um DeepCool AG400, ou AK400.

Postado

@1lokos Qual dos dois é melhor, e respondendo a questão o pc é para jogo como fortnite, roblox varias outras coisas como estudo e brincadeiras bestas jogos de steam e etc tem alguma recomendação de placa-mãe melhor para isso?

22 horas atrás, 1lokos disse:

Tanto a B450M da Gigabyte como a da ASUS são "de entrada"  tem VRM de 75 amperes, significa que suportam um Ryzen 5700X em stock (clocks no padrão de fabrica), se pretende  "brincar" com overclock, PBO vai faltar VRM, ai só placa mais cara, ex. B550 na faixa dos R$ 1.000,00.

o que significa isso de Clocks e Stock e "brincar com overclock PBO"  o que seria isso por exato?

Postado

Stock - frequência e tensão do CPU no padrão definido pela AMD.

PBO - aumento da frequência e tensão de forma automática controlados pelo BIOS.

0verclock - frequência e tensão ajustados manualmente, para tentar conseguir frequência maior.

Objetivo - obter mais performance do CPU "de graça". Porėm é uma merreca abaixo de 5%, nem vale a pena o trabalho. No TechPowerUp tem extensivos testes com os resultados de um Ryzen 5600.

Efeitos colaterais: aumento do consumo, um 5700X passa de uns 80w para uns 120 com PBO ativo.

E consequentemente aumento da temperatura de uns 20 25 graus, levando a gastar com cooler mais forte ou water cooler.

Ou seja, o "de graça" tem seu custo... Mas o importante é "leve vantagem você também, certo". 😉

Exagerando corre o risco de degradar o CPU, ele funciona bem com um aumento de tensão por um tempo, depois precisa aumentar, e assim vai, até ficar instável de vez. É um caso extremo, raro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!