Ir ao conteúdo

Ligar filtro de piscina remoto

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Preciso de uma forma de ligar e desligar, remotamente, a bomba do filtro da piscina. Nem sempre estou em casa e preciso ligar e desligar o motor, para manutenção. Tenho rede wi-fi próxima ao motor - 1/2cv, 220v. Pensei em usar um Smart Home de 10A, até que vi o disjuntor de.40A. Como leigo, claro, não entendi nada, mas imagino que seja por conta da partida. Por favor, alguém pode me dar uma ideia?  Obrigado

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Washington Demicheli disse:

motor - 1/2cv, 220v

... é baixa potência e baixa corrente...

um Smart Home de 10A

... e um ...

disjuntor de.40A.

...é uma boa opção.

por conta da partida

... a corrente é alta sim mas não chega a detonar de imediato seu interruptor inteligente de 10A

Postado

@Washington Demicheli , não é exatamente o que você quer mas muita gente usa para bombas de piscinas sem problemas. Você já deve conhecer mas em todo caso é um "relógio" de 24 horas com dentinhos em volta. Cada 'hora" tem 4 dentes, cada um correspondente a 15 minutos do dia que, quando puxados, acionam uma chave. Simples e eficiente.

image.png.fe81caa70119aeac806bc76cd67f9422.png

Postado

@Andreas Karl Obrigado pela sugestão! Tenho um desse, mas antigo - para tomada chata tipo americana. Será que suporta a corrente de partida? Seria um bom quebra galho até encontrar uma solução por controle remoto! Muito obrigado!

@.if por favor, tem alguma ideia da durabilidade de um Smart home nesse sistema? O motor do filtro seria ligado uma vez.poe dia e desligado após 3 a 4 horas filtrando. Obrigado pela sugestão!

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Washington Demicheli disse:

ideia da durabilidade de um Smart home nesse sistema?

A mesma do temporizador do @Andreas Karl 😁

De fato não tenho mas se ele suportar 10A tá de bom tamanho. Pra durar 'pra sempre' use um contator duns 40A ou +.

Contator-de-carga-sonoff.jpg

Postado

Vou me meter tá @.if !  Não precisa ser de 40 A. É muito, mesmo no pico de partida. Use o Smart com uma contactora de 25A e está resolvido. Mande uma foto da etiqueta do motor ou informe marca e modelo exatos dele.

@Andreas Karl Esse timer é ruim. Impreciso e costuma dar defeito se tiver muitos acionamentos. Ele perde a sincronia de horário se faltar energia. Não perde a configuração mais vai estar em horários fora do programado. É inútil em casos de acionamentos com hora marcada. O melhor são os digitais que mantem o horário e a  programação na falta de energia.

https://www.exatron.com.br/produtos/interruptor-temporizador-digital-trilho-din-16a-1seg-40prg-bivolt

https://www.coel.com.br/produto/bwt40hr-programador-horario/

• Solução
Postado

RFD-PT_225219_745709747.thumb.jpg.614f74cf8dd234bb2b7ddadc0f545272.jpg

21 horas atrás, Washington Demicheli disse:

usar um Smart Home de 10A, até que vi o disjuntor de.40A

O smart não dá conta se estiver ligado em 127V, onde a corrente é 11,90A. Se for em 220V não precisaria da contactora, pois a corrente é de 4,50A, mas tem a questão da corrente de partida que é alta por um tempo bem curto. Para os 2 casos de tensão, o DSJ está super dimensionado. Vai pegar fogo e só vai cair quando houver um curto circuito direto (fase/neutro ou fase/fase). De qualquer forma, eu usaria com certeza uma contactora, diminuindo para 20A. O DSJ deve proteger o cabo, portanto, deve-se usar cabo 2,5 mm² de diâmetro e DSJ de 20A curva C, pois o cabo suporta até 21A de corrente máxima, independente da tensão. Se você achar que não há problemas do timer Caso deseje usá-lo) perder a sincronia com o horário real em caso de queda de energia, podendo o modelo sugerido pelo colega @Andreas Karl servirá perfeitamente, apesar de ser eletromecânico, coisa que eu não usaria (preferência pessoal). No site da Weg não mais referencias deste motor, provavelmente por se muito antigo. Segue abaixo folha de dados do motor mais próximo que encontrei com as informações para dimensionar corretamente os dispositivos de partida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!