Ir ao conteúdo

Indicação de B450 para Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, to na duvida tem 1 ou 2 meses, to querendo pegar uma b450 mas tem muito modelo diferente, não sei qual pegar, tem tb a questão do vrm que eu n faço ideia do que seja mas vejo o pessoal comentar bastante, vou pegar um Ryzen 5 5600 do aliex, com cooler Gammax 400 v2, não sei se quero fazer overclock (alguém sabe me dizer se tem algum lado ruim em fazer overclock?)

Em relação ao preço, de preferência até 700 reais.

Postado

@Luis Marlon Gigabyte B450 AORUS M, ele possui uma construção bem melhor. A única desvantagem dela é que não tem como fazer a atualização de BIOS através de pendrive, mas pode pedir para loja para mandar a placa-mãe com BIOS atualizado. Lá na Terabyte, você já procura o Serviço de Atualização de BIOS.

30 minutos atrás, Luis Marlon disse:

(alguém sabe me dizer se tem algum lado ruim em fazer overclock?)

Acredito que a temperatura do processador tende a subir depois de um overclock. Mas se você é um usuário avançado e sabe o que você está fazendo, não tem problema nenhuma em fazer o overclock, só que não pode abusar muito.

• Curtir 1
Postado

Vendi uma B450M DS3H da Gigabyte por R$449 semana passada.

Se encontrar ela ou uma da ASUS nessa faixa de preço, será um bom negócio.

PS: se quiser pegar um 5800x ou superior, vai ter que investir em uma placa  x470, b550 ou x570!

• Curtir 1
Postado

"Food for though":

A Gigabyte B450 Aorus M vai sair por R$ 760,00 (com a atualização do BIOS da Terabyte que custa R$ 60,00).

A Gigabyte B550M DS3H esta por 839,00 e permite atualizar o BIOS sem usar CPU e memória, através do botão Q-Flash.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Joao531 disse:

@Luis Marlon Gigabyte B450 AORUS M, ele possui uma construção bem melhor. A única desvantagem dela é que não tem como fazer a atualização de BIOS através de pendrive, mas pode pedir para loja para mandar a placa-mãe com BIOS atualizado. Lá na Terabyte, você já procura o Serviço de Atualização de BIOS.

Acredito que a temperatura do processador tende a subir depois de um overclock. Mas se você é um usuário avançado e sabe o que você está fazendo, não tem problema nenhuma em fazer o overclock, só que não pode abusar muito.

Hmm acho que vou ficar por fora de overclock então, Ryzen já é um forno naturalmente, imagina com overclock, haha.

1 hora atrás, HenriqueV5 disse:

Vendi uma B450M DS3H da Gigabyte por R$449 semana passada.

Se encontrar ela ou uma da ASUS nessa faixa de preço, será um bom negócio.

PS: se quiser pegar um 5800x ou superior, vai ter que investir em uma placa  x470, b550 ou x570!

Hmm, interessante, mas era usada? Aliás, acabou de aparecer a gaming/br na magalu por 519, vale a pena?

1 hora atrás, 1lokos disse:

"Food for though":

A Gigabyte B450 Aorus M vai sair por R$ 760,00 (com a atualização do BIOS da Terabyte que custa R$ 60,00).

A Gigabyte B550M DS3H esta por 839,00 e permite atualizar o BIOS sem usar CPU e memória, através do botão Q-Flash.

valeu pelas sugestões, vou esperar por alguma promoção dessas duas.

Postado
4 horas atrás, Luis Marlon disse:

Hmm acho que vou ficar por fora de overclock então, Ryzen já é um forno naturalmente, imagina com overclock, haha.

Hmm, interessante, mas era usada? Aliás, acabou de aparecer a gaming/br na magalu por 519, vale a pena?

valeu pelas sugestões, vou esperar por alguma promoção dessas duas.

Semi-nova, ganhei de um RMA que fiz.

Esse preço tá bom. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, hm.messias disse:

Tem a Gigabyte B450m Gaming ainda, por 720 na Amazon,

O problema de comprar placa-mãe B450 na Amazon é que o "abacaxi" de atualizar o BIOS ficará na sua mão. Já vi comentários de que assistência técnica local pediu R$ 250,00 pelo serviço.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, 1lokos disse:

O problema de comprar placa-mãe B450 na Amazon é que o "abacaxi" de atualizar o BIOS ficará na sua mão. Já vi comentários de que assistência técnica local pediu R$ 250,00 pelo serviço.

Cruzes

36 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Semi-nova, ganhei de um RMA que fiz.

Esse preço tá bom. 

Descobri que o vendedor é meio suspeito, rip. 

https://beta.pelando.com.br/d/2ca91091-c9d5-4568-aaa0-a92bba34719a/placa-mãe-ASUS-prime-b450m-gamingbr-amd-am4-matx-DDR4?comment=493524e6-7470-4a15-ad3b-d2dc5bff7c91

1 hora atrás, hm.messias disse:

Tem a Gigabyte B450m Gaming ainda, por 720 na Amazon, ela é equivalente a B450 Aorus M, o que muda é que só tem 2 slots de memória RAM. 

Mano eu vi que tem umas b550/b560 por um preço que parece ok tb mas não sei se eu deveria pegar

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14007/placa-mãe-gigabyte-b550m-ds3h-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4-9mb55mdsh-00-10

https://www.magazineluiza.com.br/placa-mãe-gigabyte-b560m-ds3h-v2-intel-lga1200-DDR4/p/ajbc87445g/in/pmae/?&seller_id=logininformaticacomrepltda&utm_campaign=&partner_id=67172
https://www.terabyteshop.com.br/produto/14007/placa-mãe-gigabyte-b550m-ds3h-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4-9mb55mdsh-00-10

Isso aqui presta?

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASRock-a320m-HD-r4-0-DDR4-socket-am4-m-atx-chipset-amd-a320-a320m-HD-r4
https://www.magazineluiza.com.br/placa-mãe-gigabyte-a520m-h-amd-am4-DDR4-micro-atx/p/230418000/in/pepc/?&force=2&seller_id=magazineluiza&utm_campaign=&partner_id=71471

Lembrando que não planejo fazer upgrade (ou overclock) no futuro, vou ficar com o r5 5600 e uma RTX 3060 mesmo, só queria uma placa-mãe resistente/decente, aqui onde eu moro meio que cai a energia umas 2~4x por mes.

• Solução
Postado

Se precisa economizar - e não "comprar overclock", pega a 

ASUS prime A520M-E - R$ 509,90 + 60,00 que a T'byte cobra para atualizar o BIOS, é melhor opção que a ASRock A320M-HD.

A Gigabyte A520M S2H (Amazon)  permite que você mesmo atualize o BIOS, sem usar CPU, memória, pois tem botão "Flash BIOS". Tem frete gratis (para Prime) e pode parcelar em 5x sem acréscimo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Se precisa economizar - e não "comprar overclock", pega a 

ASUS prime A520M-E - R$ 509,90 + 60,00 que a T'byte cobra para atualizar o BIOS, é melhor opção que a ASRock A320M-HD.

A Gigabyte A520M S2H (Amazon)  permite que você mesmo atualize o BIOS, sem usar CPU, memória, pois tem botão "Flash BIOS". Tem frete gratis (para Prime) e pode parcelar em 5x sem acréscimo.

valeu bro.

Postado
15 horas atrás, 1lokos disse:

Qual o problema de atualizar a BIOS na mão?

Postado
8 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Qual o problema de atualizar a BIOS na mão?

Eu moro numa cidade de 20k habitante mano, o melhor tecnico da cidade diz que n atualiza BIOS porque é mt difícil ahsopsjaposhapjs

Eu n tenho processador antigo pra poder atualizar.

Postado
4 minutos atrás, Luis Marlon disse:

Eu moro numa cidade de 20k habitante mano, o melhor tecnico da cidade diz que n atualiza BIOS porque é mt difícil ahsopsjaposhapjs

Eu n tenho processador antigo pra poder atualizar.

Ué, mas não é só baixar o arquivo no site do fabricante, entrar na BIOS e mandar atualizar?

Único risco é faltar luz no meio do processo.

Ou tem algum outro risco que eu não conheço?

Postado
1 hora atrás, Rafael Timbu disse:

Ué, mas não é só baixar o arquivo no site do fabricante, entrar na BIOS e mandar atualizar?

Único risco é faltar luz no meio do processo.

Ou tem algum outro risco que eu não conheço?

Não é a questão do risco - que existe, mas estatisticamente é bem baixo, o problema é:

Para usar um Ryzen 5600 - CPU lançado em Abril de 2022; numa placa B450 ela precisa estar com o BIOS atualizado para versão com data posterior, que incluiu o suporte para esta CPU, ou melhor, para a ultima versão disponível, já que atualização de BIOS sempre corrige instabilidades, bugs.

Ou seja, não da para usar o Ryzen 5600 para fazer a atualização, a placa não liga com ele porque não reconhece.

É preciso usar um CPU mais antigo, que seja compatível com verões anteriores do BIOS, ex. um Ryzen 1600, 3600...

Então, ou você compra a placa numa loja que faça a atualização do BIOS antes de enviar  - que são a Pichau - R$ 17,00 e a Terabyte - R$ 60,00;* ou compra uma placa-mãe com botão "flash BIOS" que atualiza a partir do pendrive apenas ligando a placa na fonte, sem CPU e memória, tem um gravador de BIOS embutido.

* Vendedores do Tio Allii também costuma atualizar, mediante solicitação.

Quando os Ryzen da linha 3000 foram lançados a  AMD tinha um programa que emprestava um Athlon para que o usuário atualizasse o BIOS, mediante apresentação de comprovante legal (N. Fiscal) da compra de uma placa-mãe nova. Não sei se manteve para os Ryzen 5000.

Como o OP mora no interior e o "ténico" local nem tem coragem de fazer atualizações, esta "no mato, sem cachorro", como falei, já vi comentário de pessoa que a assistência local pediu R$ 250,00 para atualizar e casos de usuários que por falta de pesquisa prévia, tiveram que comprar um CPU antigo para atualizar e poder usar o novo.

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Não é a questão do risco - que existe, mas estatisticamente é bem baixo, o problema é:

Para usar um Ryzen 5600 - CPU lançado em Abril de 2022; numa placa B450 ela precisa estar com o BIOS atualizado para versão com data posterior, que incluiu o suporte para esta CPU, ou melhor, para a ultima versão disponível, já que atualização de BIOS sempre corrige instabilidades, bugs.

Ou seja, não da para usar o Ryzen 5600 para fazer a atualização, a placa não liga com ele porque não reconhece.

É preciso usar um CPU mais antigo, que seja compatível com verões anteriores do BIOS, ex. um Ryzen 1600, 3600...

Então, ou você compra a placa numa loja que faça a atualização do BIOS antes de enviar  - que são a Pichau - R$ 17,00 e a Terabyte - R$ 60,00;* ou compra uma placa-mãe com botão "flash BIOS" que atualiza a partir do pendrive apenas ligando a placa na fonte, sem CPU e memória, tem um gravador de BIOS embutido.

Quando os Ryzen da linha 3000 foram lançados a  AMD tinha um programa que emprestava um Athlon para que o usuário atualizasse o BIOS, mediante apresentação de comprovante legal (N. Fiscal) da compra de uma placa-mãe nova. Não sei se manteve para os Ryzen 5000.

Como o OP mora no interior e o "ténico" local nem tem coragem de fazer atualizações, esta "no mato, sem cachorro", como falei, já vi comentário de pessoa que a assistência local pediu R$ 250,00 para atualizar e casos de usuários que por falta de pesquisa prévia, tiveram que comprar um CPU antigo para atualizar e poder usar o novo.

Pior que mandei email pra pichau/terabyte perguntando a versão da BIOS que tava vindo de fabrica de umas placas e eram versões boa, compativeis com o r5 5600, (versões de 2023 inclusive), mas n arrisquei e paguei os 20 a mais pra pichau T_T

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Ahhhh sim. Não tava pensando no caso de você comprar o processador e a placa-mãe juntos, não vai nem ligar mesmo.

Postado
Em 14/03/2023 às 19:25, 1lokos disse:

Pior que vi muita gente nos comentários da Amazon dizendo que a placa já vem com uma atualização recente que suporta a série de Ryzen 5000 e 5000g, com a BIOS F62.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!