Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde meus amigos, finalmente vou conseguir dar upgrade na minha maquina, estou com algumas dúvidas quanto a compatibilidade das peças, já decidi que o cpu vai ser o R5 5600, as outras peças estou um pouco na dúvida para escolher a melhor opção.

SETUP ATUAL

CPU: Intel Pentium G4560
Placa-mãe: ASUS H110M-K
RAM: 8GB DDR4-2400 + 4GB DDR4-2400
GPU: GTX 1060 3gb
FONTE: OCZ 400SXS2

SETUP UPGRADE

CPU: 
Ryzen 5 5600
Placa-mãe: Gigabyte B450 AORUS M 
RAM: Quero colocar 16gb, estou na duvida se é melhor mais um pente de 8gb 2400 ou se coloco somente um de 16gb 3200 

Cooler: Ainda não encontrei o ideal, se puderem me indicar o melhor custo-beneficio serei muito grato
Fonte: A minha fonte suporta esse novo setup? Se não, quantos W eu precisaria?

• Solução
Postado
19 minutos atrás, kleberkbr disse:

RAM: Quero colocar 16gb, estou na duvida se é melhor mais um pente de 8gb 2400 ou se coloco somente um de 16gb 3200 

Você pode comprar mais um pente de 8GB 2400MHz para reaproveitar. Eu encontrei um pente de 8GB 2400MHz na Terabyte. Eu recomendo que eu compre dois pentes de XPG Gammix D10 8GB 3200MHz DDR4, já que é a frequência em padrão desse processador.

22 minutos atrás, kleberkbr disse:

Cooler: Ainda não encontrei o ideal, se puderem me indicar o melhor custo-beneficio serei muito grato

Deepcool Gammaxx AG400, está por R$129,90 na Terabyte.

23 minutos atrás, kleberkbr disse:

Sim, ela suporta. Porque sua configuração consome 263W, sendo que ela recomenda pelo menos 313W de potência, então sua fonte vai dar conta.

• Amei 1
Postado
24 minutos atrás, kleberkbr disse:

2400MHz vai prejudicar o desempenho da sua máquina, a melhor coisa é comprar dois novos pentes de 8GB 3200MHz cada.

25 minutos atrás, kleberkbr disse:

Não é obrigatório comprar um cooler, mas os modelos DeepCool AG400 e AK400 são os melhores custo-benefício para esse processador.

26 minutos atrás, kleberkbr disse:

Encontrei discussão sobre esse modelo da sua fonte aqui no fórum em 2010, suponho que seja uma fonte muito antigo. A melhor coisa é troca-la para garantir que não terá nenhuma surpresa, você já aproveita e pega uma fonte com construção mais moderna e confiável, como a MSI MAG A550BN:

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

• Amei 1
Postado

@Joao531 Muito obrigado irmão 🙏 No caso da memória, o recomendado é eu usar ram 3200mhz pro processador trabalhar 100% ou não vai fazer tanta diferenca?

Edit: o amigo acima respondeu obrigado

Postado
1 minuto atrás, kleberkbr disse:

@Joao531 Muito obrigado irmão 🙏 No caso da memória, o recomendado é eu usar ram 3200mhz pro processador trabalhar 100% ou não vai fazer tanta diferenca?

Sim, é recomendado utilizar a RAM de 3200MHz, pois o processador tira proveito de frequência bem alta da RAM.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB  Obrigado irmão, eu tava mesmo com essas duvidas, sobre frequência da ram diminuir o desempenho do cpu e a minha fonte ser muito antiga, ja deve ta com os dias contados... Mas ja que ela na teoria suporta, eu vou comprar essas peças primeiro e no mes que vem compro a fonte.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde. Alguns pontos a serem mencionados.

A fonte é uma fonte antiga, recomendo uma troca até por segurança, também não consegui encontrar bem as configurações da mesma. 

Uma fonte "necessária" pode ser uma de 350W.

Recomendo uma ONTE COOLER MASTER MWE 500 V2, 500W, pois é uma boa fonte, um pouco barata, e dará espaço para uma futura placa de vídeo (de entrada ou intermediária).

Segue o link: https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-v2-500w-80-plus-bronze-preta-mpe-5001-acaab-wo

memória RAM, recomendo fazer 2x8GB. Compre um pente de maior MHz (por exemplo: 3000MHZ ou 3200MHZ), os dois vão operar de acordo com o seu pente de menor velocidade, porém logo você troca o mesmo para operarem em maiores velocidades, é melhor para o processador e o sistema como um todo. um exemplo de boa memória,

segue o link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/23032/memória-DDR4-xpg-spectrix-d41-8gb-3200mhz-RGB-gray-ax4u32008g16a-st41

Cooler: pode ir com o que o AMD traz na caixa, é um bom cooler, não precisa de melhorias a não ser que queira fazer overclock ou algo do tipo.

• Amei 1
Postado
2 minutos atrás, kleberkbr disse:

@062jose Muito obrigado irmão🙏 Vou fazer isso, comprar primeiro o cpu + placa-mãe + 1 pente 8gb 3200, e proximo mes compro a fonte e mais um pente de 8gb.

Uma dúvida, o processador a comprar será o Ryzen 5 5600G, certo?

Estou perguntando pois o Ryzen 5 5600 (sem o G) não possui gráficos integrados.

Postado

@062jose @GuilhermeGB @Joao531 Familia por ultimo vocês pode me indicar um bom gabinete pra esse setup?

agora, 062jose disse:

Uma dúvida, o processador a comprar será o Ryzen 5 5600G, certo?

Estou perguntando pois o Ryzen 5 5600 (sem o G) não possui gráficos integrados.

Me recomendaram comprar o 5600 pois ja tenho GPU (GTX 1060 3gb)

Postado
3 minutos atrás, kleberkbr disse:

@062jose @GuilhermeGB @Joao531 Familia por ultimo vocês pode me indicar um bom gabinete pra esse setup?

Você tem algum valor específico que pretende pagar num gabinete? Um modelo interessante que também tem um preço legal é o Redragon Skyfire, por R$250:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18763/gabinete-gamer-redragon-skyfire-mid-tower-vidro-temperado-black-sem-fonte-sem-fan-gc-xa211

Mas ele vem sem ventoinhas, teria que comprar a parte.

• Amei 1
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você tem algum valor específico que pretende pagar num gabinete? Um modelo interessante que também tem um preço legal é o Redragon Skyfire, por R$250:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18763/gabinete-gamer-redragon-skyfire-mid-tower-vidro-temperado-black-sem-fonte-sem-fan-gc-xa211

Mas ele vem sem ventoinhas, teria que comprar a parte.

Estava pensando nessa faixa de preço mesmo, ou até um pouco mais se compensar na refrigeração, aqui onde eu moro faz muito calor, as vezes o quarto fica 28-30c. As ventoinhas podem ser aquelas de 10-20 reais ou as mais caras vão fazer muita diferença? O que influencia mesmo é o RPM ne?

Postado

Estava pensando nessa faixa de preço mesmo, ou até um pouco mais se compensar na refrigeração, aqui onde eu moro faz muito calor, as vezes o quarto fica 28-30c. As ventoinhas podem ser aquelas de 10-20 reais ou as mais caras vão fazer muita diferença? O que influencia mesmo é o RPM ne?

Não é bem o RPM, seria mais o CFM, mas também depende de situação para situação. Se você tiver um gabinete que consegue proporcionar boas entradas e saídas de ar, como é o caso desse aí, só de ter as ventoinhas fazendo o ar circular já vai ajudar.

Eu não recomendo você pegar ventoinhas com RPM muito alto porque você vai se incomodar muito com o ruído, ventoinha de gabinete é no máximo 1200 RPM, e a maioria ainda ajusta a velocidade pra menos que isso. Eu tenho 4 ventoinhas que chegam a 1500 RPM aqui, o ruído incomoda com todas elas no máximo e a diferença na temperatura é muito pequena em relação a 1100-1200 RPM. Eu também moro num local quente, e não sofro com problemas de temperatura.

• Amei 1
Postado
31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é bem o RPM, seria mais o CFM, mas também depende de situação para situação. Se você tiver um gabinete que consegue proporcionar boas entradas e saídas de ar, como é o caso desse aí, só de ter as ventoinhas fazendo o ar circular já vai ajudar.

Eu não recomendo você pegar ventoinhas com RPM muito alto porque você vai se incomodar muito com o ruído, ventoinha de gabinete é no máximo 1200 RPM, e a maioria ainda ajusta a velocidade pra menos que isso. Eu tenho 4 ventoinhas que chegam a 1500 RPM aqui, o ruído incomoda com todas elas no máximo e a diferença na temperatura é muito pequena em relação a 1100-1200 RPM. Eu também moro num local quente, e não sofro com problemas de temperatura.

Hummm, boa irmão obrigado, encontrei essa ventoinha aqui por R$15 na promoção. É a mais vendida da terabyteshop, 1100 RPM e 46.5 CFM, o CFM é mais alto que algumas mais caras de 1200 RPM.
https://www.terabyteshop.com.br/produto/22097/cooler-para-gabinete-gamemax-super-cooling-black-120mm-gmx-wfbk-bk

Postado
17 horas atrás, kleberkbr disse:

Hummm, boa irmão obrigado, encontrei essa ventoinha aqui por R$15 na promoção. É a mais vendida da terabyteshop, 1100 RPM e 46.5 CFM, o CFM é mais alto que algumas mais caras de 1200 RPM.
https://www.terabyteshop.com.br/produto/22097/cooler-para-gabinete-gamemax-super-cooling-black-120mm-gmx-wfbk-bk

Desculpe a demora pra responder. A ventoinha parece uma boa opção. O único ponto negativo dela é ter conector de 3 pinos em vez de 4 pinos, o conector de 4 pinos teria um controle de velocidade mais preciso através de PWM, se você quisesse fazer um perfil de curva de velocidade na BIOS. Mas as minhas também são de 3 pinos e eu consigo ajustar a velocidade por meio da tensão em vez do PWM, só que não consigo reduzir tanto quando uma ventoinha com PWM.

• Amei 1
Postado
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Desculpe a demora pra responder. A ventoinha parece uma boa opção. O único ponto negativo dela é ter conector de 3 pinos em vez de 4 pinos, o conector de 4 pinos teria um controle de velocidade mais preciso através de PWM, se você quisesse fazer um perfil de curva de velocidade na BIOS. Mas as minhas também são de 3 pinos e eu consigo ajustar a velocidade por meio da tensão em vez do PWM, só que não consigo reduzir tanto quando uma ventoinha com PWM.

Nada irmão, só tenho a agradecer pela atenção.. Entendi, vou dar mais uma pesquisada e ver se encontro alguma boa opção de 4 pinos.

Sobre as memórias, voce acha que o processador perderia muita performance se eu usasse as memória de 2400 no primeiro mes?
Eu tava pensando em comprar o cpu+plmãe+gabinete no primeiro mes, e no outro a ram e a fonte. Ou seria melhor o cpu+plmae+ram e no outro mes o gabinete e fonte?

Postado
4 horas atrás, kleberkbr disse:

Sobre as memórias, voce acha que o processador perderia muita performance se eu usasse as memória de 2400 no primeiro mes?
Eu tava pensando em comprar o cpu+plmãe+gabinete no primeiro mes, e no outro a ram e a fonte. Ou seria melhor o cpu+plmae+ram e no outro mes o gabinete e fonte?

O impacto vai depender de jogo pra jogo, em alguns será bem significativo, em outros nem tanto. Se for pra usar por pouco tempo não vejo problema.

• Amei 1
Postado

Olha ai, mais um de nikit city.

Sobre o calor, a 2 anos atrás a galera do fórum me ajudou a montar meu pc, eu uso até hoje o gabinete Cougar MX410 Mesh-G RGB é bem parecido com o que te indicaram, ele tem 4 fans de 120mm, só não tem os dois do topo, 3 frontal e um traseiro, nunca tive problema de calor, eu coloquei uma pasta térmica melhor foi a Cooler Master mastergel pro, mas não acho que isso faça tanta diferença, meus desktops anteriores sempre tinham problema de calor no verão de nikit e eu não tenho ar-condicionado e nem ventilador pro pc, então esse gabinete e esse cooler devem segurar de boa.

Da compra eu acho que é melhor seguir como pensou mesmo, deixando a memória pro segundo mês, porque sem ter a memória vai limitar o processamento e com isso não corre risco de esquentar tanto, mas você já vai ter um bom gabinete pra garantir o fluxo de ar quando a memória chegar. E o upgrade vai ser imenso, então já vai sentir muita diferença no uso.

• Amei 1
Postado
16 horas atrás, Levy Py disse:

Olha ai, mais um de nikit city.

Sobre o calor, a 2 anos atrás a galera do fórum me ajudou a montar meu pc, eu uso até hoje o gabinete Cougar MX410 Mesh-G RGB é bem parecido com o que te indicaram, ele tem 4 fans de 120mm, só não tem os dois do topo, 3 frontal e um traseiro, nunca tive problema de calor, eu coloquei uma pasta térmica melhor foi a Cooler Master mastergel pro, mas não acho que isso faça tanta diferença, meus desktops anteriores sempre tinham problema de calor no verão de nikit e eu não tenho ar-condicionado e nem ventilador pro pc, então esse gabinete e esse cooler devem segurar de boa.

Da compra eu acho que é melhor seguir como pensou mesmo, deixando a memória pro segundo mês, porque sem ter a memória vai limitar o processamento e com isso não corre risco de esquentar tanto, mas você já vai ter um bom gabinete pra garantir o fluxo de ar quando a memória chegar. E o upgrade vai ser imenso, então já vai sentir muita diferença no uso.

Coeee nikiti, po so agradeco meu mano, agora fico mais tranquilo quanto essa questão do calor, ta ligado que no verao aqui e um sol pra cada um kkk
Vou fazer isso mesmo então no primeiro mes, vi uns videos comparativos aqui e não tem taaanta diferenca a 2400mhz pra 3200mhz, acho que a diferenca vai ser muito maior trocando o G4560 pro R5600, no primeiro mes eu vou ta rindo à toa, ai depois ja jogo as ram 3200 pra dar mais um up.

Eu to um pouco na duvida agora por causa da placa-mãe, as promocoes de kit que eu tava de olho toda hora esgotam, e agora achei um kit disponivel mais barato ate do que a B450M, vem com a placa ASRock B550M-HDV ou ASUS A520M-K

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20872/upgrade1245
https://www.terabyteshop.com.br/produto/20880/upgrade1251

Postado

@kleberkbr amigo, corre de placa-mãe Biostar, a chance de ter dor de cabeça é bem grande. Fora que alguns modelos de B550 da Biostar tem construção inferior a algumas A320 de marcas conceituadas como ASUS, MSI e Gigabyte, o que é inaceitável. O problema de comprar kit montado é isso aí, melhor você comprar peça por peça que você sabe o que está adquirindo.

• Amei 1
Postado
26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@kleberkbr amigo, corre de placa-mãe Biostar, a chance de ter dor de cabeça é bem grande. Fora que alguns modelos de B550 da Biostar tem construção inferior a algumas A320 de marcas conceituadas como ASUS, MSI e Gigabyte, o que é inaceitável. O problema de comprar kit montado é isso aí, melhor você comprar peça por peça que você sabe o que está adquirindo.

Boto fe mano, eu to na duvida agora em qual placa-mãe pegar, porque eu tava vendo por minha fonte ser antiga não e qualquer placa-mãe que vai encaixar ne?
Essa ASRock B550M-HDV vale a pena pegar? Ta R$639

Boto fe mano, eu to na duvida agora em qual placa-mãe pegar, porque eu tava vendo por minha fonte ser antiga não e qualquer placa-mãe que vai encaixar ne?

Tambem tenho a opcao de pegar a Gigabyte B450 AORUS M por R$679

Postado
9 minutos atrás, kleberkbr disse:

Tambem tenho a opcao de pegar a Gigabyte B450 AORUS M por R$679

Você poderá usar sua fonte que tem apenas 4 pinos para alimentação da CPU numa placa-mãe que suporte até 8 pinos se for usar um Ryzen 5 5600, isso só não seria uma ideia muito boa para CPUs um pouco mais fortes. O preço dessa Aorus M está legal, está difícil achar placas B450 por um preço desses, antigamente era bem comum placas B450 entre R$500-700, agora a maioria está por R$700+, quase o preço das B550.

• Amei 1
Postado
14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você poderá usar sua fonte que tem apenas 4 pinos para alimentação da CPU numa placa-mãe que suporte até 8 pinos se for usar um Ryzen 5 5600, isso só não seria uma ideia muito boa para CPUs um pouco mais fortes. O preço dessa Aorus M está legal, está difícil achar placas B450 por um preço desses, antigamente era bem comum placas B450 entre R$500-700, agora a maioria está por R$700+, quase o preço das B550.

Maravilha obrigado pela ajuda irmão, vou agarrar essa promocao então, vai sair por R$1.569 o kit.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...