Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem galera?

Tenho um Predator Helios 300 com um i7 10750h e uma RTX 2060. 

Ele estava aquecendo muito e dando quedas no clock tanto da cpu como gpu, foi então que decidi fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica.

Agora estou utilizando a CryoFuze da Cooler Master (14 W/m-K), problemas de aquecimento resolvidos, mas quando abri o note para fazer essa manutenção, me deparei com aquele "chiclete laranja" (um tipo de pasta bem espessa que vem originalmente sobre as fases de alimentação e os chips de memória da GPU) bem ressecado em alguns pontos.

Como eu não tinha termal pads, nem essa pasta específica, acabei colocando pasta térmica sobre os chips e fases que tinham a pasta original "empedrada".

OBS: usei uma pasta normal (menos cara kkkkkk, mas ainda cinza). fiz um teste para ver se o dissipador encostava nos chips e esparramava a pasta, e sim dava contato.

Mas depois de fazer isso, me surgiu uma pulga atrás da orelha, será que a pasta térmica poderia ter sido aplicada nestes componentes?

O que vocês sabem sobre isso?

Postado

Particularmente eu, hc09, EU compraria thermal pads novos. rs
Não é caro, não é difícil de encontrar e tal.

Além do mais que você estaria respeitando as especificações de fabricação da peça. 

Postado

Só para exemplificar e também para deixar registrada aqui minha leve indignação.

Quando removi o dissipador, me deparei com essa aberração cometida pela Acer.

A GPU nem estava com pasta térmica no canto, achei uma sacanagem hein.

1680232621292.jpg

7 minutos atrás, Goner disse:

É um thermalpad pastoso, pasta térmica não serve pra essa função.

E tem para vender deste tipo? Pesquisei e só achei os convencionais.

5 minutos atrás, hc09 disse:

Particularmente eu, hc09, EU compraria thermal pads novos. rs
Não é caro, não é difícil de encontrar e tal.

Além do mais que você estaria respeitando as especificações de fabricação da peça. 

Aham, botei a pasta como solução momentânea kkkkkkk.

Vocês saberiam me informar qual a espessura em mm dos termal pads para o Helios 300 PH 315 53

Ou vou ter que medir mesmo?

• Haha 1
Postado
8 minutos atrás, -Tech_Boy- disse:

Vocês saberiam me informar qual a espessura em mm dos termal pads para o Helios 300 PH 315 53

Você precisa de um paquímetro ou precisa pesquisar na internet. Thermalpads comuns são compatíveis e são até melhores por terem contato direto e com o mesmo relevo em toda superfície da memória

Postado
7 minutos atrás, -Tech_Boy- disse:

Só para exemplificar e também para deixar registrada aqui minha leve indignação.

Quando removi o dissipador, me deparei com essa aberração cometida pela Acer.

A GPU nem estava com pasta térmica no canto, achei uma sacanagem hein.

1680232621292.jpg

Existem mil marcas, mil tipos e enfim, eu compro o que pede. Nesse caso Thermal Pad, tá R$15,00 no ML.

Por exemplo pasta térmica, a mais baratinha (aquela branca), uso em tudo o que eu faço. Nunca tive problema, nada, nem com elevação de temperatura nada. Há anos... com certeza se eu tivesse feito ********** estaria aqui te passando um modelo super específico.

Qualquer coisa envia DM.

Postado
1 minuto atrás, hc09 disse:

Existem mil marcas, mil tipos e enfim, eu compro o que pede. Nesse caso Thermal Pad, tá R$15,00 no ML.

Por exemplo pasta térmica, a mais baratinha (aquela branca), uso em tudo o que eu faço. Nunca tive problema, nada, nem com elevação de temperatura nada. Há anos... com certeza se eu tivesse feito ********** estaria aqui te passando um modelo super específico.

Pasta térmica branca tem performance horrível mesmo que "funcione", qualquer pasta decente já tem muito mais condutividade térmica que ajuda pra diminuir ainda mais a temperatura. Thermalpads genéricos não podem ser utilizados se você preza por longevidade, você não sabe se as especificações ditas são reais.

Postado
1 minuto atrás, Goner disse:

Pasta térmica branca tem performance horrível mesmo que "funcione", qualquer pasta decente já tem muito mais condutividade térmica que ajuda pra diminuir ainda mais a temperatura. Thermalpads genéricos não podem ser utilizados se você preza por longevidade, você não sabe se as especificações ditas são reais.

Qual marca de thermalpads você recomenda?

Postado
2 minutos atrás, Goner disse:

Aí você diz por você, aqui tá inabalável. E não posso adquirir isso como verdade pra mim e nem vou. rs

Postado
Em 31/03/2023 às 00:37, hc09 disse:

Aí você diz por você, aqui tá inabalável. E não posso adquirir isso como verdade pra mim e nem vou. rs

Se prefere economizar 5-10 reais e ter uma temperatura muito pior aí por sua conta e risco, induzir os outros ao erro é errado.

• Curtir 1
Postado
Em 31/03/2023 às 00:38, Goner disse:

Se prefere economizar 5-10 reais e ter uma temperatura muito pior aí por sua conta e risco, induzir os outros ao erro é errado.

Estou compartilhando o que eu sei, você saiu do seu lugar para vir me responder.
Você não tem acesso ao meu PC pra saber se tá ruim ou bom a temperatura, e te garanto que você vai ficar bem triste em saber que está tudo no padrão.

Você posta o que você acredita, e eu faço o que eu bem entender, sem precisar xingar ok?

Postado
6 minutos atrás, hc09 disse:

Sobre a pasta de baixa condutividade.

Em notebook não tem como, é muito consumo e pouco espaço para dissipar o calor.

Por exemplo, com a pasta original da Acer a CPU puxava 60 Watts no máximo e batia os 93 graus, mas agora com a CryoFuze a CPU está puxando 97 Watts para bater os 93 graus.

Logo, é notável a diferença que a pasta deu na dissipação do calor gerado pelos componentes.

• Amei 1
Postado

@-Tech_Boy- Tem como sim, eu tenho um notebook. Tá tudo tranquilo, perfeito e lindo. Te garanto.
Mas é o que eu disse, EU compraria os Thermal Pads no seu caso, e faria a manuteção comum. Beleza?

Abraço

• Curtir 1
Postado
agora, -Tech_Boy- disse:

Sobre a pasta de baixa condutividade.

Em notebook não tem como, é muito consumo e pouco espaço para dissipar o calor.

Por exemplo, com a pasta original da Acer a CPU puxava 60 Watts no máximo e batia os 93 graus, mas agora com a CryoFuze a CPU está puxando 97 Watts para bater os 93 graus.

Logo, é notável a diferença que a pasta deu na dissipação do calor gerado pelos componentes.

Pasta branca só serve pra computadores de baixo nível, como i3 de entrada, placas básicas sem conector de energia e por aí vai. Hardware que consome muita energia investir em arrefecimento é obrigatório.

agora, hc09 disse:

@-Tech_Boy- Tem como sim, eu tenho um notebook. Tá tudo tranquilo, perfeito e lindo. Te garanto.

Seu notebook tem um i5 que consome 15W, ele tá usando um notebook que só a CPU consome mais que seu notebook inteiro.

image.thumb.png.13cc8980351db415421c887e470d82e8.png

Essa GD900 ainda é uma pasta das mais baratas e simples que tem, ainda assim a diferença foi de 10C.

• Curtir 2
Postado

Me toca de pegar um paquímetro e medir a distância do dissipador para os mosfets, as bubinas e os chips de memória. É dose viu, alguma marca deveria vender esse thermal pad pastoso, seria bem mais prático

• Solução
Postado
agora, -Tech_Boy- disse:

Me toca de pegar um paquímetro e medir a distância do dissipador para os mosfets, as bubinas e os chips de memória. É dose viu, alguma marca deveria vender esse thermal pad pastoso, seria bem mais prático

No Brasil você realmente não vai encontrar, no aliexpress é revendido o exato mesmo modelo que a Acer usa

https://pt.aliexpress.com/item/1005003711798909.html?spm=a2g0o.productlist.main.65.24575a37aSeZcV&algo_pvid=1a9dd935-28cf-42b0-b603-caea7bf87e5f&algo_exp_id=1a9dd935-28cf-42b0-b603-caea7bf87e5f-32&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000030290908802"}&pdp_npi=3%40dis!BRL!115.16!54.13!!!!!%402122443916802347370797266d06e0!12000030290908802!sea!BR!1866471091&curPageLogUid=VMorpSz8T7PW

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Goner disse:

Muito obrigado, @Goner. É exatamente essa pasta que tem no note.

Vou importar essa. Vai dar menos trabalho, custando menos e mantendo o projeto original da fabricante.

12 minutos atrás, Goner disse:

Pasta branca só serve pra computadores de baixo nível, como i3 de entrada, placas básicas sem conector de energia e por aí vai. Hardware que consome muita energia investir em arrefecimento é obrigatório.

Seu notebook tem um i5 que consome 15W, ele tá usando um notebook que só a CPU consome mais que seu notebook inteiro.

image.thumb.png.13cc8980351db415421c887e470d82e8.png

Essa GD900 ainda é uma pasta das mais baratas e simples que tem, ainda assim a diferença foi de 10C.

Foi essa GD900 que coloquei em cima das fases e chips, por enquanto kkkkkkk, melhor que pedra laranja né kkkkk

• Curtir 1
Postado
Em 31/03/2023 às 00:50, hc09 disse:

@Goner amigo não força. rs

image.png.78698bb8cd477b5c0acd1bd0909e4691.png

😉

Xeon não esquenta. O colega mesmo já disse que conseguiu mais desempenho só de trocar a pasta térmica, inclusive mandei PROVAS de que pasta branca é horrível.

Se pra você provar algo continua sendo forçar a barra pode continuar com sua pasta, só não tenta empurrar pra quem preza por longevidade.

Em 31/03/2023 às 00:55, -Tech_Boy- disse:

Foi essa GD900 que coloquei em cima das fases e chips, por enquanto kkkkkkk, melhor que pedra laranja né kkkkk

A diferença da GD900 pra pastas mais caras é bem baixa, a maior diferença ocorre com a pasta branca.

• Curtir 2
Postado

image.thumb.png.250613c6498c929779e1dff6c256e5b4.png

Já tive um E5 2689, por ter um DIE gigante e tensão baixa ele não esquentava com um cooler genérico, 50-60C jogando em dias quentes. Enquanto que meu R5 3600 consumindo apenas 65W fica na casa dos 60-70C com undervolt utilizando um cooler decente.

Não preciso continuar discutindo sobre algo irrelevante pro tópico.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

Olá

Cai de paraquedas aqui, mas a contexto das pastas térmicas. Pasta térmica branca não é muito recomendada, normalmente ela reseca e tem que trocar por volta de 1 mês +-. E recomendo utilizar os thermal pads em vez de uma pasta térmica nos componentes...Fora no processador claro rs. Boa noite :3

• Curtir 3
Postado
8 horas atrás, Goner disse:

Comprei essa pasta de 20g, tinha um comentário de um BR falando que 20g deu certinho no Helios 300 kkkkkk.

Realmente, vai muita pasta.

Vem de fábrica cobrindo todas as fases, tanto de GPU como de CPU, e também os chips de memória.

Agora a dúvida é outra.

Pena coloquei uma pasta térmica cara na GPU e CPU.

Quando eu for abrir para colocar aquele thermal pad pastoso, consigo reaproveitar essa da GPU e CPU? Sobrou um pouco da cara, acho que vai ser só dar um retoque. O que me dizem?

Postado
agora, -Tech_Boy- disse:

Comprei essa pasta de 20g, tinha um comentário de um BR falando que 20g deu certinho no Helios 300 kkkkkk.

Realmente, vai muita pasta.

Vem de fábrica cobrindo todas as fases, tanto de GPU como de CPU, e também os chips de memória.

Isso não é pasta, é thermalpad. Não vai colocar isso na GPU e CPU

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!