Ir ao conteúdo

memória RAM 3200Mhz x 3600Mhz

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Meu pc tem  2 memórias de 8gb kingston fury beast de 3200 MHz, CL 16. Tô querendo comprar memórias chinesas no alixexpress pois estão muito baratas e estou pensando em comprar 2 memórias de 16 gb, mas eu queria saber se preciso comprar na mesma frequência das memórias que eu possuo ou é melhor eu comprar as de 3600 MHz?

Postado

Você pode comprar as de 3600Mhz... mas pra funcionar junto com os antigos os pentes vão precisar rodar todos a mesma velocidade. Na prática seria um tipo de "underclock" das novas.

Postado
3 horas atrás, W46n3r disse:

Você pode comprar as de 3600Mhz... mas pra funcionar junto com os antigos os pentes vão precisar rodar todos a mesma velocidade. Na prática seria um tipo de "underclock" das novas.

@W46n3r

3 horas atrás, W46n3r disse:

Eu acho que eu deveria especificar minha placa-mãe que é uma msi Mag b660m bazooka, pra haver esse "underclock" minha placa não deveria ser quad Channel? Pois pelo que eu pesquisei a minha placa apesar de ter 4 slots é dual Channel, então como as memórias ram iriam funcionar na minha placa-mãe?

Postado
4 horas atrás, llaranja94 disse:

@HenriqueV5 Então eu pretendo fazer 2 x 8 gb da kingston de 3200 MHz e 2 x 16 gb da netac de 3200 MHz, vai funcionar em dual channel né?

Como eu disse, precisa do mesmo tamanho, então não.

Postado

@HenriqueV5 Mas o dual Channel ele funciona apenas com um par de memórias, se eu tivesse por exemplo 3 memórias, 2 operariam em dual Channel e a outra em single Channel, eu pretendo fazer o dual Channel com as memórias iguais, eu colocaria as memórias de 8 GB no segundo e no quarto slot, assim essas duas memórias do mesmo tamanho operariam em dual Channel, e colocaria duas memórias de 16 GB no primeiro slot e no terceiro slot, assim duas memórias iguais do mesmo tamanho operariam também em dual Channel, eu teria 16 GB operando em dual Channel e teria outros 32 GB operando em dual Channel, então eu não entendo como o dual Channel não funcionaria

• Solução
Postado

@llaranja94 , bom dia.

Quando a placa-mãe tem quatro slots, indica que são dois canais, ou seja, dois pares de slot para cada canal, já que para fazer o dual channel, precisa de dois pentes, dessa forma, se usar duas memórias nos slots corretos, vai ter dual channel, se usar 4 memórias, via continuar tendo o dual channel nos pares de memória.

Deve-se respeitar a preferência que as memórias que forem iguais (mesmo fabricante, velocidade, etc) e do mesmo tamanho em GB, fiquem nos slots correspondentes que foram o par do dual (conferir no manual na parte de memórias e dual channel, mas geralmente são os slots 1/3 e 2/4, algumas placas podem ser os slots 1/2 e 3/4).

O ideal é que você compre mais 2 memórias 8GB DDR4 3200MHz Kingston Fury Beast CL 16, ficando com os 4 pentes de memória iguais.

Desta forma terá 32GB DDR4 3200MHz, com dois pares em dual channel.

Caso você compre as memórias em 3600MHz, essa velocidade não será utilizada, pois você já possui memórias em 3200MHz, e a placa-mãe fará com que todas elas funcionem em 3200MHz.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• 9 meses depois...
Postado

Tive uma questão parecida no meu Pc

Tenho memórias de 3600mhz e minha placa-mãe e processador aguentavam somente 3200mhz então mexi no multiplicador de velocidade de memória na BIOS, tive que colocar o número em 32 então as memórias rodaram à 3200mhz

Em 05/04/2023 às 19:46, HenriqueV5 disse:

Para funcionar em dual channel tem que ser memórias iguais em tamanho.

Não é mais necessário em placas mães mais recentes, você pode colocar 2 pense de memória completamente diferentes, que vai funcionar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!